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A História das 1000 Milhas

 

Em 1956 foi disputada a primeira “Mil Milhas Brasileiras”, cuja largada aconteceu à meia-noite de 24 de novembro, com 201 voltas no antigo circuito de Interlagos, totalizando os 1.609 quilômetros (Mil Milhas).

Sobre o que teria dado meios para que essa prova endurance fosse originada é interessante conhecermos alguns rápidos dados históricos sobre o surgimento da indústria automotiva no Brasil.

De uma forma bastante resumida e rápida, em 1919 a capital paulista recebeu a Ford como primeira fábrica de carros instalada no Brasil; e pouco depois chegou a General Motors (1925). Até meados do século 20 no Brasil só ocorria a montagem de carros.

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Caminhões GM na linda de montagem – Década de 1930

Alguns anos antes do surgimento das “Mil Milhas”, o governo Getúlio Vargas estava determinado a dar início à indústria automotiva brasileira, o que exigiu a inauguração de duas importantes empresas, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Fábrica Nacional de Motores (FNM).

Entre os anos de 1947 e 1953 o governo impôs algumas medidas que visavam dar concretude a esse projeto para o setor automotivo, como foi o caso da proibição da importação de carros prontos; e posteriormente essa vedação foi estendida às autopeças que já estivessem sendo produzidas em território nacional. Tudo isto pelo fato de que à época o câmbio favorecia muito a indústria europeia, enchendo nossas ruas de carros europeus, principalmente de origem inglesa.

Chegamos assim ao governo de Juscelino Kubitscheck que, em 1956, instituiu o chamado Grupo Executivo da Indústria Automobilística – GEIA. Nesse mesmo ano a fabricante Romi produziu o primeiro carro completamente nacional, o famoso Romi-Isetta. Ainda em 1956 a FNM e a Vemag lançaram carros nacionais que nada mais eram do que cópias – autorizadas – de modelos estrangeiros.

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Galpão com produção do Romi-Isetta

Esse rápido resumo foi feito apenas para mostrar que com todo esse anseio de promover a indústria automotiva, a criação de uma competição de longa duração seria importante para mostrar a qualidade dos carros aqui fabricados e com isto aquecer esse mercado.

Isto não quer dizer que foi a partir disso que começaram as corridas automobilísticas no Brasil, pois até onde se sabe, foi em 1908 que, em São Paulo, foi realizada a primeira prova com carros, no Circuito de Itapecerica – de rua.

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Em 26 de julho de 1.908 acontecia a primeira corrida de carros no Brasil – Circuito de Itapecerica

Diante de todo esse contexto, o piloto Wilson Fittipaldi, juntamente com Eloy Gogliano, piloto de motocicleta e fundador do Centauro Motor Clube, inspirados na já famosa “Mille Miglia Italiana” criaram as “Mil Milhas Brasileiras”, e deram o pontapé inicial para a corrida endurance que se tornaria a mais tradicional do Brasil.

 

Os idealizadores projetaram essa corrida para ter uma duração de 12 horas, com revezamento de pilotos, fazendo com que os carros participantes tivessem sua qualidade e capacidade levadas ao extremo. Foram convidados pilotos gaúchos e paulistas, já que entre eles havia uma certa “rivalidade”. Com o apoio das empresas fabricantes de autopeças, junto com o forte interesse da TV e mídia escrita, os investimentos para a realização do evento estavam certos.

A primeira edição foi disputada no antigo traçado de Interlagos, que apesar de já existir desde 1940 só ganhou relevância com as Mil Milhas Brasileiras.

E nessa primeira corrida a Volkswagen já teve a participação do icônico “Fusca 18”, pilotado por Christian "Bino" Heins e Eugênio Martins, que apesar de terem assumido a ponta no meio da prova, tiveram que abandonar a disputa na volta 138, com a quebra do cabo do acelerador.

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Fusca 18 na primeira corrida de Mil Milhas no Autódromo de Interlagos

E na corrida inaugural, em 1956, os vencedores foram os gaúchos Catarino Andreatta (RS) e Breno Fornari (RS), com a Carretera Ford, seguidos de Christian Heins (SP) e Eugênio ”Toco” Martins (SP) em segundo lugar com um Volkswagen Porsche, e na terceira colocação ficaram Valdir Rebeschini (RS) e Aristides Bertuol (RS) com a Carretera Chevrolet.

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Carretera Ford de Catarino Andreatta e Breno Fornari nas Mil MiIhas

Até a edição de 1959 das Mil Milhas, as carreteras continuaram vencendo as corridas, sendo que em 1960, quebrando essa rotina, a vitória foi dos paulistas Chico Landi e Christian Heins a bordo de um FNM JK 2000.

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Chico Landi no FNM JK 2000

Em 1961 a prova foi vencida pela dupla Italo Bertão e Orlando Menegaz com Chevrolet Corvette.

De 1962 até 1964 não foram realizadas corridas de Mil Milhas, e em 1965 novamente a vitória foi de uma Carretera Chevrolet, desta vez pilotada por Justino de Maio e Victorio Azzalin Filho.

Apesar de em alguns anos o público ficar sem a realização das Mil Milhas, a maior parte dessas ausências aconteceu entre 1974 e 1980

Somente por duas vezes as Mil Milhas não foram disputadas em Interlagos; em 1997 a corrida aconteceu em Brasília no Autódromo Internacional Nelson Piquet, e em 1999 no Autódromo Internacional de Curitiba.

A 51ª prova das Mil Milhas, em 2007, também aconteceu em Interlagos e com o status internacional do Campeonato da Le Mans Series, trazendo novos carros e protótipos com altíssimo desempenho e tecnologia de ponta. Nessa edição a vitória foi de Nicolas Minassian (FRA) e Marc Gené (ESP) com um Peugeot 908 HDi, seguido por outro Peugeot 908 HDi, pilotado por  Pedro Lamy (POR) e Stéphane Sarrazin (FRA).

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Largada das Mil Milhas (Le Mans) em 2007 - Foto: Morio - Own work, CC BY-SA 3.0

Desde então as provas de Mil Milhas continuam ocorrendo em interlagos, com exceção aos anos de 2009 e 2010 em que não foram realizadas, estando a próxima disputa marcada para às 00:00 horas do domingo 26 de janeiro (2025).

Ingressos: LINK

 

Carlos Rossi – Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

 

 

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