Carregamento rápido com 600 kW: pit stops na estreia da Fórmula E em Jeddah
- Carlos Rossi | Kabé
- 13 de fev.
- 4 min de leitura

Novo local e novo elemento de estratégia de corrida
Thomas Preining completará teste de novato para Porsche
Equipe de trabalho busca décimo pódio consecutivo
11/02/2025 - Stuttgart. Na primeira rodada dupla da temporada, a TAG Heuer Porsche Formula E Team experimentará duas estreias: a Fórmula E fará sua primeira aparição na cidade portuária de Jeddah, na Arábia Saudita. Além disso, o reforço nos boxes verá um novo elemento estratégico fazer sua estreia na corrida de sexta-feira no E-Prix de Jeddah. Após o pódio duplo no E-Prix da Cidade do México, o líder do campeonato António Félix da Costa e o atual campeão mundial Pascal Wehrlein também têm a oportunidade de levar para casa um top 3 para a equipe de fábrica pela 10ªcorridaconsecutiva.
Thomas Preining fará uma breve aparição na sessão de treinos
Thomas Preining também assumirá o volante do altamente eficiente Porsche 99X Electric. O piloto de fábrica austríaco da Porsche e campeão do DTM de 2023 participará do teste oficial de novatos da Fórmula E na noite de quinta-feira, uma sessão de treinos adicional de 40 minutos para pilotos que ainda não disputaram uma corrida de Fórmula E. Preining teve a oportunidade de testar o 99X Electric na pré-temporada – no teste de um dia para novatos em Berlim.
O recorde atual da Porsche na Arábia Saudita
Um Porsche 99X Electric conquistou três vitórias na Arábia Saudita até o momento. Duas delas foram na Temporada 9, quando Wehrlein venceu as duas corridas do E-Prix de Diriyah. Na temporada passada, Jake Dennis triunfou com a equipe cliente Andretti Formula E, também em Diriyah. Que é o mesmo lugar em que a Porsche fez sua estreia na série de corridas totalmente elétricas: André Lotterer terminou em segundo lugar na abertura da Temporada 6 em 2019, dando à Porsche um pódio na primeira corrida da equipe.
Variante modificada da pista de Fórmula 1
Jeddah está pronta para sediar uma corrida de Fórmula E pela primeira vez. Os pilotos correrão em uma variante de 3.001 quilômetros do Circuito Corniche de Jeddah. O circuito de rua fica próximo ao Mar Vermelho. A Fórmula 1 também é realizada aqui desde 2021. Em comparação com o layout do Grande Prêmio, os pilotos terão que dominar quatro chicanes adicionais. Isso permite que os carros GEN3 Evo recuperem energia com mais frequência.
Pit Boost: Carregamento rápido com 600 kW
A corrida de sexta-feira verá os carros de Fórmula E recarregarem durante uma corrida pela primeira vez: no pit stop Pit Boost de 34 segundos, 3,85 kWh de energia fluirão para as baterias - carregamento rápido inovador com 600 kW de energia. A título de comparação: o safety car da Fórmula E, o carro esportivo para a estrada - o Porsche Taycan Turbo GT, carrega com até 320 kW. O sistema de carregamento CCS (Combined Charging System) simboliza a transferência de tecnologia para a produção em série: os soquetes e plugues do carro de corrida 99X e do carro esportivo elétrico Porsche para a estrada são semelhantes. O CCS combina a opção de carregamento em corrente alternada com a opção de carregamento em corrente contínua, permitindo assim um carregamento mais suave em casa, por exemplo, com um carregamento rápido e potente na estrada.
Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA – classificação após 2 de 16 corridas
Classificação dos pilotos
1. António Félix da Costa (POR), 37 pontos
2. Oliver Rowland (GBR), 25 pontos
3. Mitch Evans (NZL), 25 pontos
4. Pascal Wehrlein (GER), 21 pontos
6. Jake Dennis (GBR), 13 pontos
14. Dan Ticktum (GBR), 4 pontos
15. Nico Müller (SUI), 2 pontos
22. David Beckmann (GER), 0 pontos
Classificação das equipes
1. TAG Heuer Porsche Formula E Team (GER), 58 pontos
2. NEOM McLaren Formula E Team (GBR), 27 pontos
3. Jaguar TCS Racing (GBR), 25 pontos
7. Andretti Formula E (EUA), 15 pontos
10. CUPRA KIRO (EUA), 4 pontos
Classificação dos fabricantes
1. Porsche, 55 pontos
2. Nissan, 54 pontos
3. Jaguar, 41 pontos
Fórmula E Ao vivo na TV e online
As corridas 3 e 4 da temporada começam às 20:05 hora local (18:05 CET) em 14 e 15 de fevereiro, respectivamente, a qualificação começa às 15:20 hora local (13:20 CET) em ambos os dias.
A programação mundial de transmissão dos eventos da Fórmula E está disponível emfiaformulae.com/en/ways-to-watch.
Comentários sobre o E-Prix de Jeddah
Florian Modlinger, Diretor de Automobilismo de Fábrica da Fórmula E:“Uma corrida com Pit Boost e outra sem significa que estratégias de corrida diferentes são esperadas. Isso deve tornar as coisas muito interessantes. Em termos de gerenciamento de energia, a corrida de sexta-feira pode ser semelhante à corrida no México. Então o grid pode se aproximar novamente no sábado. O layout da pista é uma mistura de México e São Paulo, o que nos deixa confiantes de que nosso pacote será uma boa opção mais uma vez. Um fator importante será como o asfalto impacta os pneus. Este foi um foco fundamental dos nossos preparativos.”
Pascal Wehrlein, piloto de fábrica da Porsche (#1):“Consegui fazer um forte retorno no México depois de São Paulo, o que foi importante para mim. A pole position também foi um destaque. Em Jeddah, nós, como equipe, temos a oportunidade de terminar no pódio pela décima vez consecutiva. Já estabelecemos um recorde com nove pódios consecutivos. Todos nós faremos o nosso melhor para manter nossa boa sequência.”
António Félix da Costa, piloto de fábrica da Porsche (#13):“Estou ansioso para voltar à pista. Tivemos um bom começo de temporada como equipe – todos estão altamente motivados para continuar da mesma forma. No simulador, pelo menos, a nova pista tem um bom fluxo, o que pode resultar em boas corridas. Estou particularmente animado para o Pit Boost.”
Porsche na Fórmula E
2024/2025 vê a Porsche disputar sua sexta temporada de Fórmula E. Além da equipe de fábrica TAG Heuer Porsche Formula E, a equipe cliente americana Andretti Formula E está inscrevendo o Porsche 99X Electric da última geração GEN3 Evo. Com a adição da Cupra Kiro, esta temporada será a primeira vez que uma segunda equipe cliente Porsche entrará na série; eles usarão a tecnologia 99X da geração GEN3 anterior. A Fórmula E dá à marca insights valiosos para seus carros esportivos de produção.
Yannick Bitzer
Comunicação, Sustentabilidade e Política
Porta-voz da Fórmula E e Esports
Comentarios