top of page

Chuva desafia pilotos no regresso da Copa Truck a Curvelo

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 15 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura
Chuva desafia pilotos no regresso da Copa Truck a Curvelo    Maior parte das atividades de pista desta sexta-feira aconteceu com o asfalto molhado. Com pista seca, os mais rápidos foram Wellington Cirino (Pro) e Pedro Paulo Fernandes (Elite)
Sábado traz possibilidade de mais chuva no Circuito dos Cristais (Magnus Torquato)

Maior parte das atividades de pista desta sexta-feira aconteceu com o asfalto molhado. Com pista seca, os mais rápidos foram Wellington Cirino (Pro) e Pedro Paulo Fernandes (Elite)


Depois de cinco anos, a Copa Truck está de volta a Curvelo. Localizado na região central de Minas Gerais e distante 170 km da capital, Belo Horizonte, o Circuito dos Cristais recebe neste fim de semana (15 a 17 de novembro) a sétima, penúltima e decisiva etapa da temporada 2024, com a perspectiva de apontar os candidatos ao título.


Entretanto, a chuva, que deu as caras durante boa parte desta sexta-feira, não permitiu ver a real performance dos brutos, o que torna imprevisível a luta pela pole position e pelas vitórias nas classes Pro e Elite, sobretudo porque há chance de chuva também para o sábado.


Com a pista seca, os melhores tempos foram registrados pela manhã. Na Pro, o mais rápido foi Wellington Cirino. Quarto colocado no campeonato, o piloto da Usual Racing marcou 1min50s804 no traçado de 3.300 metros a bordo do seu Iveco S-Way #6. Na Elite, a melhor volta do dia ficou com Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz da PP Motorsport), que marcou 1min50s021.


Como foi a sexta-feira — O regresso da Copa Truck a Curvelo começou com um mix de pista seca e chuva pela manhã, quando foi realizado o primeiro treino livre. A abertura dos trabalhos na Pro teve Danilo Dirani, vice-líder da temporada, como o mais rápido na pista (1min50s020), já com o asfalto mais seco. Entretanto, a marca do piloto e de tantos outros foi anulada em razão do radar e excesso de emissões. Oficialmente, a atividade teve liderança de outro piloto da Usual Racing: na luta pelo título, Wellington Cirino cravou 1min50s804.


Com mais chuva na pista, houve muita cautela por parte dos competidores no segundo treino. Cirino e Dirani, por exemplo, optaram por não se arriscar e sequer deixaram os boxes. As voltas mais rápidas foram aferidas nos minutos finais da sessão, e coube a Regis Boéssio o melhor tempo da tarde em Curvelo.


Com Volvo, o experiente piloto anotou 2min04s627 e superou o líder do campeonato e atual campeão, Felipe Giaffone (Volkswagen da R9 Competições), por meros 0s065. No mesmo segundo dos dois primeiros colocados, Roberval Andrade concluiu a relação do top-3 com Mercedes-Benz da ASG Motorsport, seguido por Débora Rodrigues, com Volkswagen.


Já na Elite, o fim de semana teve um início complicado para a líder do campeonato. Bia Figueiredo praticamente não conseguiu andar pela manhã e ficou sem tempo cronometrado. No seco, a melhor marca ficou com Pedro Paulo Fernandes, pouco mais de 0s6 à frente do segundo colocado, Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli), mostrando novamente a boa performance dos brutos da Iveco. Terceiro na tabela do campeonato, Pedro Perdoncini (ASG Motorsport) foi o terceiro da sessão, ficando a apenas 0s008 do tempo de Moscato.


Na parte da tarde, com a chuva mais intensa na região do autódromo, os tempos naturalmente foram bem mais altos, de modo que muitos pilotos optaram por preservar equipamento e não foram à pista. Bia Figueiredo buscou quilometragem, teve pela frente um segundo treino sem problemas e virou 2min12s245 em sua volta mais rápida, o que lhe valeu a liderança da sessão.


Nos minutos finais, o Mercedes-Benz #111 da competidora da ASG Motorsport chegou a ser superado por um velho conhecido da Copa Truck que está de volta ao grid em Curvelo. Com Volkswagen da R9 Competições, Vinícius Palma foi o mais rápido da tarde na Elite e terminou a atividade com tempo 0s347 melhor que o de Bia. Mas a volta foi deletada por excesso de emissões de poluentes. Desta forma, o aniversariante do dia, Jô Augusto Dias (Volkswagen da R9 Competições), foi alçado à segunda posição, seguido por Pedro Perdoncini, repetindo o top-3 da manhã.


Programação — A agenda tem sequência neste sábado em Curvelo, que vive um grande fim de semana de automobilismo com a presença, além do maior campeonato de caminhões do Brasil, também da NASCAR Brasil (que vai estrear o primeiro circuito genuinamente oval do Brasil) e da Copa Hyundai HB20, que fará sua segunda visita ao circuito mineiro. Pela manhã, a partir de 9h35, a Copa Truck acelera com o Treino Livre 3. E a sessão classificatória terá início às 13h20, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube.

As corridas da sétima e penúltima etapa da temporada serão realizadas no domingo, a partir das 12h10 com transmissão ao vivo de Band, SporTV, CATVE e em diversos streamings, como os canais da Copa Truck, Esporte na Band, High Speed e Parc Fermé no YouTube, Band Play, SporTV Play e CATVE.com.


 

A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.

Comunicação Copa Truck


Contato: Bruno Vicaria

Comments


bottom of page