top of page

Com Verstappen punido Oscar Piastri vence o GP de Fórmula 1 da Arábia Saudita e assume a liderança

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 6 horas
  • 4 min de leitura
Com Verstappen punido Oscar Piastri vence o GP de Fórmula 1 da Arábia Saudita e assume a liderança
Max Verstappen lidera com Piastri atrás, GP da Arábia Saudita, 2025 Rudy Carezzevoli/Getty Images)

Corrida é marcada por confusão na largada, colisão entre Tsunoda e Gasly, punição polêmica ao líder e recuperação brilhante de Lando Norris. McLaren comemora vitória e liderança do campeonato com Oscar Piastri


São Paulo, 20 de abril de 2025 – O GP da Arábia Saudita terminou com uma reviravolta digna de roteiro de cinema: Oscar Piastri vence após Max Verstappen, que partiu da pole, ser penalizado por "pegar atalho" e levar vantagem logo após a largada. O australiano da McLaren soube capitalizar a vantagem com precisão milimétrica e garantiu a vitória em Jeddah, assumindo também a liderança do campeonato de pilotos.


A largada do GP da Arábia Saudita já deixou claro que seria uma corrida de tirar o fôlego. Max Verstappen e Oscar Piastri dividiram curva como dois gladiadores da era turbo-híbrida logo na primeira chicane, com o tetracampeão cortando caminho fora da pista para manter a liderança


Antes mesmo que o público pudesse respirar, a bandeira amarela surgiu após uma colisão entre Yuki Tsunoda (RB) e Pierre Gasly (Alpine). Com isso, poucos segundos após a largada já estava acionado o Safety Car. Esse acidente entre Tsunoda e Gasly acabou favorecendo Lando Norris, que ganhou essas duas posições. O piloto japonês conseguiu voltar para a corrida e levou o carro até os boxes, e teve de abandonar após parar no box e a equipe detectar danos no seu RB21.


O top 10 nesse momento, ainda na volta 1 e logo após a largada, era formado por Max Verstappen, Oscar Piastri, George Russell, Charles Leclerc, Kimi Antonelli, Lewis Hamilton, Carlos Sainz, Lando Norris, Alexander Albon e Fernando Alonso. Estratégias começaram a se desenhar cedo, com alguns pilotos aproveitando a janela do Safety Car para antecipar paradas, como foi o caso de Bortoleto.


Antes da relargada - que se deu na volta nº 4 - veio a informação de que Verstappen recebeu uma punição de cinco segundos por ter ganhado vantagem ao cortar a pista na curva 1. Esse lance envolvendo O autraloiando da McLaren e Pistri e Verstappen dividiu opiniões.


Após a relargada, não houve grandes acontecimentos até que entre as voltas 13 e 15 o público teve a oportunidade de ver belas batalha ser travada entre a Ferrari # 44 de Hamilton e a McLaren de Norris. O carro vermelho chegou a ser ultrapassado duas vezes por Norris, mas recuperou a posição com autoridade nas duas investidas. Contudo, percebendo a estratégia de Hamilton aguardou o memento oportuno para, utilizando a abertuda da asa móvel, cravar uma manobra definitiva e assumir o sexto lugar. Não demorou para sua Lando Norris ultrapassar também Antonelli, subindo assim para quinto lugar.


Na volta de número 20 o carro número 81 da McLaren, sob o comando de Piastri, entra para os boxes, e sai com pneus duros. Nesse momento outros carros também aproveitam para fazerem suas paradas, e dentre eles está a Mercedes do jovem Antonelli.

Na volta 22 Verstappen é chamado para o box e já cumpre a penalidade, retornando para a prova em 5º lugar, com Piastri em terceiro. No entanto os dois carros à sua frente, que eram a Ferrari de Leclerc, e a McLaren de Norris ainda não tinham feito suas paradas, o que assim que viesse a acontecer deixaria o piloto australiano do carro # 81 na liderança.


Nesse momento o piloto brasileiro Gabriel Bortoletto está em 14º lugar lembrando que ele fez sua primeira parada no box bem no início da prova, durante a intervenção do safety car, saindo com pneus duros. Contudo, nas voltas seguintes vemos Bortoletto perdendo posições, até cair para o último lugar.


A volta 30 marcou a parada de Leclerc, que retornou em quinto, atrás de George Russell. Pouco depois, Norris fez sua parada e voltou em quinto, enquanto Piastri reassumia a ponta, seguido por Verstappen.


Leclerc ainda protagonizou uma ultrapassagem segura sobre Russell, garantindo o terceiro lugar da prova. No fim, a tentativa de Verstappen de descontar o prejuízo não foi suficiente para tirar a vitória de Piastri, que se consagrou como líder do campeonato com uma performance impecável.


Norris ainda vem a ultrapassar a Mercedes de Russell, e termina a corrida nessa mesma quarta posição.


A corrida acaba com vitória de Piastri, que assume a lidrança do campeonato, que até então pertencia a seu companheiro Lando Norris. Em segundo ficou Max Verstappen, seguido de Leclerc, Norris, Russell, Antonelli, Hamilton, Sainz, Albon e Hadjar, completando o Topo-10


“Muito feliz por ter vencido. Foi uma corrida difícil! A largada foi crucial e a equipe acertou tudo na estratégia. Ainda temos trabalho pela frente, mas é um ótimo momento para focar nas próximas etapas”, declarou Piastri, que também marcou a terceira volta mais rápida da prova.

Norris foi o dono da volta mais rápida com 1m31.778s, reforçando o bom desempenho coletivo da McLaren. “Foi um bom dia. Pena não ter subido ao pódio, mas mostramos força e estou feliz com minha performance”, disse o britânico.


Max Verstappen, apesar do segundo lugar, deixou claro seu descontentamento com a penalidade, mas reconheceu os avanços da Red Bull: “O carro estava forte. Tivemos ritmo e o resultado mostra que estamos no caminho certo.


Yuki Tsunoda, que teve sua corrida encerrada ainda na primeira volta após colisão com Pierre Gasly, disse: “Foi doloroso. Não havia para onde ir. Mas fico feliz com o progresso durante o fim de semana”, disse o japonês, que largou em 8º.


O chefe da Red Bull, Christian Horner, lamentou a punição e reconheceu o bom ritmo da McLaren:

“Sem a penalidade, teríamos vencido. Mas foi nosso fim de semana mais competitivo até aqui. Saímos com bons pontos e seguimos firmes na briga pelo campeonato.”

Com o resultado, Piastri assume a liderança do campeonato, seguido de perto por Verstappen. A Fórmula 1 agora faz uma pausa antes de seguir para Miami, onde a terceira etapa promete mais duelos diretos entre Red Bull e McLaren.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico


Comentarios


bottom of page