Copa Truck: Felipe Giaffone dá novo passo rumo ao tri da Copa Truck com pole em Goiânia
- Carlos Rossi | Kabé
- 7 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Líder do campeonato faturou sua quarta pole do ano e a sétima somente na capital de Goiás e, de quebra, tirou qualquer chance matemática de André Marques chegar ao título
Felipe Giaffone está muito perto de conquistar o tricampeonato da Copa Truck. O paulista da R9 Competições deu mais um passo importante rumo ao seu objetivo nesta temporada ao assegurar a pole position da nona e última etapa de 2024, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Soberano em todo o fim de semana, o líder do campeonato virou 1min51s242 na fase decisiva da classificação para largar na frente pela quarta vez e a sétima somente na capital de Goiás.
A pole de Giaffone nesta tarde quente — com temperatura ambiente em 32ºC — representou também a queda de um finalista. André Marques chegou ao Planalto Central com chances matemáticas de ser campeão, mas a conquista de Felipe o levou a somar um ponto extra e tirou qualquer possibilidade do companheiro de equipe, que vai largar em segundo lugar neste domingo, completando uma primeira fila toda de Volkswagen.
Danilo Dirani continua no páreo. O piloto da Usual Racing vai largar em terceiro lugar, lado a lado com o companheiro de Iveco, Wellington Cirino. O paulista do ‘bruto’ #28 parte neste domingo com uma missão muito complicada, uma vez que Giaffone precisa somente de um quarto lugar na primeira corrida para confirmar o tricampeonato.
Ao comemorar mais um passo rumo ao título e receber o Troféu Pole Position Maxon Oil, Felipe Giaffone revelou uma surpresa. Seu filho, Nic Giaffone, será um dos seus companheiros de equipe e correrá ao seu lado na Copa Truck em 2025. “Foi muito legal. O caminhão estava muito bom e só posso agradecer ao nosso time, aos patrocinadores e à engenharia da Volkswagen. Certamente, vários pilotos fariam a pole hoje com esse caminhão. E gostaria de anunciar esse cara aqui [Nic], que será meu companheiro de equipe”, afirmou Felipe, bastante emocionado.
Domínio em Goiânia — Giaffone vem pautando o fim de semana decisivo da Copa Truck em Goiânia desde o início. Primeiro, com a liderança dos três treinos livres, e na sequência com o forte desempenho na classificação. Na primeira parte, o piloto do Volkswagen Meteor #4 foi o mais rápido e virou 1min52s410, sem dar chances a ninguém.
O Top Qualifying foi completado por André Marques, Danilo Dirani, Leandro Totti, Roberval Andrade, Wellington Cirino, Raphael Abbate e Jaidson Zini, que compuseram o grupo dos oito pilotos que decidiram a pole position. Os primeiros minutos da fase decisiva entregaram uma cena que retratou o trabalho em equipe na R9 Competições. Felipe puxou a fila e André Marques veio no vácuo.
Giaffone cravou 1min51s242 para assumir novamente o topo da tabela de tempos. Marques se posicionou em quarto depois de ter sido superado pelos Iveco de Dirani e Leandro Totti, muito rápidos em todo o fim de semana. Wellington Cirino, também de Iveco, fechava o top-5.
Dirani ainda viu André Marques registrar 1min51s545, tempo que colocou o então finalista em segundo para formar uma primeira fila toda de Volkswagen em Goiânia, palco até agora de uma performance soberana de Giaffone, pole pela segunda vez no ano levando em conta as etapas disputadas na tradicional pista de 3.835 metros.
O dia da consagração — Além da Copa Truck, a Copa Hyundai HB20 também fechará sua temporada e definirá os campeões de 2024. Será um dia com três corridas, além de desfiles de motos, caminhões, pilotos e a tradicional visitação aos boxes para conhecer de perto competidores e suas máquinas.
As corridas da Copa Truck serão exibidas ao vivo pelas telas da Band, SporTV e canais da categoria, High Speed e Parc Fermé no YouTube; já as provas da Copa HB20 são transmitidas nos canais do Acelerados, Hyundai, High Speed e Parc Fermé no YouTube, com o SporTV e a Rede TV exibindo as disputas em horários alternativos.
A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.
Comunicação Copa Truck
Bruno Vicaria
Comments