top of page

Em busca do bicampeonato, Pedro Cardoso avisa: "regularidade é a chave" para título no TCR

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 3 dias
  • 5 min de leitura
Em busca do bicampeonato, Pedro Cardoso avisa: "regularidade é a chave" para título no TCR
O piloto da PMO Motorsport volta a acelerar neste fim de semana, em Oberá (ARG) (Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)

Atual detentor das taças de campeão nos naipes sul-americano e brasileiro da franquia ressalta importância de pontuar bem em todas as etapas para revalidar conquistas neste ano


Pedro Cardoso abriu a temporada 2025 do TCR South America Banco BRB em condição especial. Afinal, o brasiliense de 26 anos completados em 3 de abril abre seu terceiro ciclo no certame continental como atual campeão, além de também ser o dono do título do TCR Brasil Banco BRB. Em meio a um grid tão qualificado e diante de um formato de fim de semana que proporciona equilíbrio e imprevisibilidade, o dono do Peugeot 308 GTI TCR #1 preparado pela equipe argentina PMO Racing sabe: muito mais do que vencer, é fundamental pontuar bem e com frequência para chegar ao topo da ‘Libertadores do Automobilismo’. É o que dizem, sobretudo, os caminhos trilhados por Pedro Cardoso nas campanhas para os títulos alcançados no ano passado e também para o começo da atual temporada.


Cardoso faturou três vitórias cruciais para tornar-se o primeiro brasileiro campeão do TCR South America Banco BRB em 2024. Mas além dos triunfos obtidos duas vezes em El Pinar, no Uruguai, e uma na etapa final do calendário, em Rosário, Pedro também foi ao pódio em outras cinco oportunidades — dois segundos lugares e três terceiros —, além de complementar sua presença em top-5 em mais quatro provas.


A jornada de Pedro Cardoso rumo ao título de campeão do TCR Brasil Banco BRB foi igualmente marcante e provou que cada ponto importa. O brasiliense terminou o calendário sem vitórias, mas terminou entre os cinco primeiros em oito das 11 corridas do campeonato, com destaque para dois segundos lugares e três terceiros. No fim, a regularidade valeu a pena: o placar apontou 274 pontos para Pedro, apenas três a mais que o argentino Juan Ángel Rosso, vice-campeão.



“A chave para os títulos” — O início da defesa do título sul-americano do TCR foi de performance e resiliência para Cardoso, que terminou a primeira corrida em Rosário no terceiro lugar e completou a rodada inicial de 2025 em P2 na segunda prova. Mesmo reconhecendo a performance superior dos Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing, o brasileiro somou pontos importantes e fechou a etapa com 65 tentos, apenas seis a menos que o argentino Leonel Pernía, líder da tabela.


“Os campeonatos são vencidos desta forma, pontuando muito bem e com frequência, em todas as etapas possíveis”, declarou o atual campeão. “E pelo conceito do TCR, o fato de termos o BoP [equilíbrio de performance, em tradução livre] e a performance do carro ir mudando durante a temporada, o importante é sempre chegar entre os primeiros e não se envolver em incidentes. Não precisa ganhar dez corridas para ser campeão. O importante é realmente pontuar, acho que essa é a chave”, destacou.


“Ano passado tivemos três vitórias oficiais, mas o que fez a diferença para o título do TCR South America foi a regularidade, a quantidade de pódios, de presenças entre os cinco primeiros. O segredo para vencer um campeonato tão disputado é não abrir mão de pontos importantes, evitar ao máximo abandonar corridas ou eventuais desclassificações”, acrescentou Cardoso.


Além do foco no seu segundo título do TCR South America Banco BRB, Pedro também mira o bicampeonato do certame brasileiro da franquia. Para a temporada 2025, o calendário de tiro curto reserva quatro etapas e oito corridas, a começar pela grande novidade: a disputa nas ruas de Belo Horizonte, integrando o BH Stock Festival, no entorno do Mineirão, no fim de semana de 15 a 17 de agosto. O evento na capital de Minas Gerais será composto também pela BRB Stock Car e o TCR South America.


“Para ser sincero, a abordagem para o TCR Brasil é a mesma. Serão oito corridas, oito oportunidades para pontuar bem se quiser ser campeão. Espero chegar à fase brasileira do calendário com uma folga na liderança ou lutando por ela. E aí, no TCR Brasil, vamos ter as vantagens em cima dos concorrentes por conhecermos um pouco melhor as pistas daqui”, destacou.


Rumo ao novo — A próxima etapa da temporada 2025 do TCR South America será disputada neste fim de semana (19 e 20 de abril) no Autódromo Ciudad de Oberá, na província de Misiones, na Argentina. Trata-se de um circuito novo para Cardoso, que pretende tirar proveito de cada minuto de pista para entender o traçado e partir para outro fim de semana bem-sucedido no campeonato.


“Temos o roteiro pré-corrida, o que faz toda a diferença. É uma pista em que nunca andei, vai ser uma novidade. Mas vou aproveitar todo o tempo de pista que tiver durante o shakedown e os treinos para entender bem o circuito e aí tentar deixar o carro melhor acertado para conseguir disputar bem a etapa e ter bons resultados”, concluiu.


O TCR South America Banco BRB é transmitido ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura; e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.



As campanhas de Pedro Cardoso rumo aos títulos de 2024


TCR South America Banco BRB


Vitórias: 3 (duas vezes em El Pinar e uma em Rosário)

Segundos lugares: 2

Terceiros lugares: 3

Quartos lugares: 3

Quinto lugar: 1


TCR Brasil Banco BRB

Segundos lugares: 2

Terceiros lugares: 3

Quarto lugar: 1

Quintos lugares: 2


TCR South America Banco BRB, temporada 2025

Classificação do campeonato

Pilotos (top-5)

1º - Leonel Pernía (ARG), 71 pontos

2º - Pedro Cardoso (BRA), 65

3º - Nelson Piquet Jr. (BRA), 55

4º - Juan Ángel Rosso (ARG), 46

5º - Fabricio Pezzini (ARG), 42


Equipes

1º - Honda YPF Racing, 108 pontos

2º - PMO Racing, 107

3º - W2 ProGP, 75


Copa Trophy

1º - Maria Nienkötter (BRA), 23 pontos

2º - Adrián Chiriano (ARG), 17


TCR South America 2025 Banco BRB, calendário da temporada*

1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)

2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)

3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)

4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)

5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)

6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)

7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)

8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*

9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)

10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)

*a confirmar


TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*

1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)

2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*

3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)

4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)

*a confirmar


Imprensa no Brasil

Rodolpho Siqueira / Fernando Silva

Comments


bottom of page