Em desfecho incrível, Copa Hyundai HB20 coroa Marcus Índio, Pedro Garcia e Uli Dias campeões de 2024
- Carlos Rossi | Kabé
- 9 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2024

Com muito equilíbrio em todas as categorias ao longo do ano, o campeonato foi concluído neste fim de semana com a definição dos títulos em Goiânia. Última prova do ano teve vitórias de Adilson Jr., Pedro Garcia e Silas Passos
Foi concluída com muito sucesso, neste domingo (8), a temporada 2024 da Copa Hyundai HB20. O campeonato teve início em março, em Campo Grande (MS), reuniu mais de 50 pilotos ao longo do ano e teve seu desfecho em um fim de semana quente e de fortes emoções no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Depois de uma oitava etapa repleta de grandes disputas e vários duelos empolgantes, a categoria coroou Marcus Índio (Pro) — por apenas um ponto —, Pedro Garcia (Elite) e Uli Dias (Super) como os campeões de 2024.
A última corrida do ano foi de forte calor em Goiânia, com a temperatura ambiente em 32ºC e quase 50ºC no asfalto. Na pista, também foi uma prova bastante quente e recheada de batalhas por posição nas três categorias em jogo. As vitórias ficaram com Adilson Jr. (pela segunda vez na Pro), Pedro Garcia (sexto triunfo no ano na Elite) e Silas Passos (resultado inédito na Super).
Com dramaticidade até depois da bandeirada final, o título da Pro da Copa Hyundai HB20 ficou, de forma incrível, com Marcus Índio. O piloto do carro #21 travou um grande embate ao longo do ano com Alberto Cattucci, que se posicionou como seu principal adversário em 2024. A luta entre os dois durou até a última corrida e foi definida com uma pontuação apertada após os descartes dos quatro piores resultados de cada competidor durante o ano: com duas vitórias e o decisivo segundo lugar na corrida deste domingo, Índio foi confirmado como o grande campeão da temporada com 195 pontos, contra 194 de Cattucci.Entre lágrimas, Índio vibrou muito: "Para mim, tudo sempre foi muito difícil na vida. Mas é muito mais gostoso quando é assim. Tenho de agradecer a Deus, Nossa Senhora Aparecida, à minha parceira, meu filho, toda nossa equipe técnica da HRacing, todos que estiveram comigo desde o começo. Muito obrigado a todos que torceram, e vamos comemorar", disse. Cattucci falou sobre o que decidiu o campeonato: os descartes: "Foram 36 pontos... Coisas de corrida, mas o campeonato foi muito bom. É do jogo, e muito feliz por ser competitivo. Claro que fica aquele gostinho. Tive problemas hoje, mas vamos pra frente e pensar no ano que vem", comentou.
Pedro Garcia consolidou o título da Elite com vitória neste domingo em Goiânia. Com seis triunfos e duas poles, o jovem comemorou no topo do pódio com a taça de campeão na sua divisão. "Muito feliz! Um ano de muito aprendizado, meu primeiro completo nos autódromos. Trabalhamos muito para isso, lutamos em todas as corridas pela liderança e construímos nosso campeonato. Botei na cabeça que hoje iria largar para me divertir e foi muito bom. Carro incrível, e conseguimos trazer mais uma vitória pra casa".
Uli Dias confirmou a conquista do campeonato da Super com uma campanha muito forte durante a temporada. Ao todo, o piloto faturou cinco vitórias e alcançou duas poles em 2024. "Passa um filme na cabeça, sempre perseguindo um título como esse. É realmente um sonho", comemorou.
Como foi a corrida — Com a inversão do grid em relação à prova de sábado, coube a Beto Cavaleiro puxar a fila na Pro, enquanto Gabriel Moura liderou o pelotão na Elite e Silas Passos largou na frente na Super, no embate que definiu de vez os futuros campeões de 2024.
À frente do safety-car antes da largada, a Hyundai levou à pista as novas versões dos modelos Palisade, Creta e IONIQ 5. A seguir, a bandeira verde representou o início pra valer da última corrida do ano na categoria.
Beto Cavaleiro fez valer a posição de largada e manteve a dianteira na Pro, seguido por Enzo Gianfratti, Enzo Falquete e Alberto Cattucci. Gabriel Moura permaneceu na frente na Elite e Silas Passos comandou a fila na Super, seguido por Marcelo Zebra e Uli Dias.
Cattucci conseguiu encaixar boa manobra para passar Enzo Falquete ao mesmo tempo em que Adilson Jr. superou os dois. Pouco mais adiante, foi a vez de Gianfratti assumir a liderança, enquanto Cavaleiro perdeu performance e caiu de primeiro para quarto. Gabriel Moura seguiu na frente na Elite, com um carro entre ele e Vasco Pedro, segundo colocado, e Pedro Garcia vinha em terceiro. E Silas Passos mostrou bravura para segurar a ponta na Super.
De ‘camarote’, Cattucci escoltava Gianfratti e Adilson Jr., que travaram grande batalha pela vitória na Pro. Mas o próprio Alberto tinha a sua luta, em embate direto pela taça contra um aguerrido Marcus Índio, que deu tudo de si para buscar o título na prova final. Gabriel Moura fazia bela corrida com o sexto lugar no geral, abrindo quatro carros de vantagem para Vasco Pedro na Elite, e Silas Passos continuou na frente na Super.
Pedro Garcia subiu uma posição, segundo, depois do revés com Vasco Pedro, que abandonou a prova. O piloto avançou minutos depois para a liderança da Elite depois que Gabriel Moura teve uma avaria no carro e foi chamado para os boxes. A ponta na Pro era de Adilson Jr. após ultrapassagem em cima de Gianfratti, enquanto Índio partiu para o ‘tudo ou nada’ e deixou Cattucci para trás, em quarto.
Um duelo que roubou a cena nos minutos finais de prova foi entre Felipe Malinowski — vencedor no último sábado — e o xará Felipe Gama. A disputa durou até a bandeirada final. Também chamou a atenção o embate decisivo envolvendo Índio e Gianfratti pelo segundo lugar. Com forte ritmo, o piloto do carro #21 passou o adversário e foi pra cima de Adilson Jr. na última volta.
Ao fim de 15 voltas, Adilson Jr. cruzou a linha de chegada na frente e fechou a temporada com vitória, seguido pelo campeão Marcus Índio, Enzo Gianfratti, Alberto Cattucci e Beto Cavaleiro. Pedro Garcia consolidou o título com o triunfo na Elite, que teve Rodrigo Vieira em segundo na prova, à frente de Leo Martins, Thaline Chicoski e Matheus Biriba. E Silas Passos faturou o primeiro lugar na Super, à frente de Bruno Massa, Leandro Parizotto, Edu Doriguel — vencedor na Super Master —e Daniel Demayo, que salvou um top-5 depois de enfrentar um entrevero na largada.
A Copa Hyundai HB20 volta a acelerar em março para a abertura da temporada 2025.
Imprensa Copa Hyundai HB20
Bruno Vicaria
Opmerkingen