top of page

Entrevista coletiva abre programação da Rolex 6 Horas de São Paulo

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 11 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura
Fim de semana em Interlagos terá um grid recorde de 37 carros FIA WEC
Fim de semana em Interlagos terá um grid recorde de 37 carros (Julien Delfosse/DPPI/FIA WEC)

Evento marcou o início oficial do cronograma da prova de retorno do Campeonato Mundial de Endurance ao Brasil depois de dez anos


O “espírito de Le Mans” finalmente está de volta ao Brasil. Depois de dez anos, o FIA WEC, Campeonato Mundial de Endurance da FIA, acelera novamente em Interlagos neste fim de semana (12 a 14 de julho) com a Rolex 6 Horas de São Paulo, prova válida pela quinta etapa da temporada 2024, um ano muito especial para a história da competição pelo registro recorde de 14 montadoras no grid e 37 carros, sendo 19 superprotótipos, os hypercars, e 18 bólidos da categoria LMGT3.

São dois os pilotos que representam o Brasil no grid da temporada do FIA WEC em 2024: o experiente curitibano Augusto Farfus, que corre pela equipe belga Team WRT com a BMW M4 LMGT3 #31, enquanto o carioca Nicolas Costa disputa o campeonato com a McLaren 720S Evo LMGT3 da escuderia norte-americana United Autosports. O Mundial de Endurance tem no seu grid grandes estrelas do esporte a motor como a lenda Valentino Rossi — nove vezes campeão mundial de motovelocidade —, Jenson Button — campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 —, e ícones das corridas de longa duração como Kamui Kobayashi, Brandon Hartley, André Lotterer, Mike Conway e José María ‘Pechito’ López, todos vencedores das 24 Horas de Le Mans e campeões do FIA WEC.

O evento que abriu oficialmente a programação da Rolex 6 Horas de São Paulo aconteceu nesta quinta-feira (11 de julho), no Autódromo de Interlagos. Pouco mais de um ano da assinatura do contrato que consolidou o regresso do FIA WEC ao Brasil depois de uma década, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou da entrevista coletiva diante da imprensa credenciada para o evento. Além do mandatário, estiveram presentes Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest, Fréderic Lequien, CEO do FIA WEC; e Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris.

A recepção para os jornalistas precedeu a abertura oficial do evento, quando foi destacado o empenho para trazer de volta o Mundial de Endurance para a capital paulista, bem como a paixão do brasileiro pelo esporte a motor, com a chance de novamente o público nacional ver os carros mais incríveis e tecnológicos do planeta.

Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo: “A cidade de São Paulo é a única do mundo que tem os três grandes eventos da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo: a Fórmula 1, a Fórmula E e agora a WEC, com a Rolex 6 Horas de São Paulo. Estamos felizes por ter o retorno do FIA WEC à nossa cidade. É a concretização de um sonho iniciado lá atrás, quando assinamos o contrato em Le Mans no ano passado. Um sonho que se torna realidade, e muitos sonharam para que tudo isso acontecesse. É muito importante para São Paulo ter o retorno do Campeonato Mundial de Endurance, um evento que é transmitido para mais de 150 países, proporciona uma movimentação financeira de R$ 250 milhões e gera cerca de 5 mil empregos. O FIA WEC está no seu melhor momento da história e vai correr novamente na cidade mais dinâmica do mundo.”

Pierre Fillon, Presidente do Automobile Club de l’Ouest (promotora oficial do FIA WEC): “Estou muito feliz que o FIA WEC esteja de volta a São Paulo, de regresso ao Brasil. Interlagos é um circuito mágico, e estamos exultantes que ele esteja de volta ao nosso calendário depois de dez anos em um momento muito especial do campeonato, com recorde de 14 montadoras e 37 carros no total. Estamos muito orgulhosos.”

Fréderic Lequien, CEO do FIA WEC: “Foi um sonho para nós voltar ao Brasil e a São Paulo. Temos como um dos grandes propósitos exportar o espírito de Le Mans e sua magia para o mundo, e é por essa razão que estamos aqui hoje. Quero agradecer ao Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris, e a todas as pessoas que fizeram ser possível a volta do Campeonato Mundial de Endurance ao Brasil. Estamos ansiosos em encontrar todos no domingo para uma corrida formidável, com dois brasileiros no grid, Augusto Farfus e Nicolas Costa. Domingo será a concretização de muitos meses de trabalho para todos nós.”

Gustavo Pires, Diretor-Presidente da SPTuris: “Com o retorno do FIA WEC, São Paulo definitivamente se consolida como a capital mundial do automobilismo. E além disso, São Paulo está na rota dos principais eventos globais. Não existe cidade no mundo acima de São Paulo no que diz respeito a eventos. Temos o orgulho de trazer de volta à nossa cidade um dos maiores eventos do automobilismo no planeta.”

Comments


bottom of page