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Equilíbrio à vista: a competitividade da Turismo Nacional às vésperas da decisão Sprint

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 21 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura
Equilíbrio à vista: a competitividade da Turismo Nacional às vésperas da decisão Sprint    Placares quase iguais em número de vitórias e empate quíntuplo em poles revelam as facetas de um campeonato equilibrado e imprevisível na trilha das etapas que vão decretar os futuros campeões de 2024
O campeonato entregou muitas grandes disputas nas pistas do Brasil em 2024 (Rafael Gagliano/Vicar)

Placares quase iguais em número de vitórias e empate quíntuplo em poles revelam as facetas de um campeonato equilibrado e imprevisível na trilha das etapas que vão decretar os futuros campeões de 2024


A Turismo Nacional está na reta final da oitava temporada da sua história. Ao longo deste calendário, a categoria dos carros que você dirige já realizou seis etapas e 31 corridas, sendo 30 Sprint e uma Endurance.  Agora, a caminho das decisões do campeonato de 2024, restam duas rodadas: entre 22 e 24 de novembro com a final Sprint, em Goiânia; e a última prova do ano com a decisão Endurance e Overall, em Interlagos, no mês de dezembro.


A chegada de novos nomes à Turismo Nacional, muitos atraídos pela escala evolutiva promovida pela Vicar e pelo sonho de fazer da categoria um trampolim para chegar um dia à Stock Car elevou ainda mais o nível técnico do grid, tanto na categoria A como também na classe B. E esse patamar crescente é refletido nas estatísticas aferidas que evidenciam um incrível equilíbrio de forças.


Disputa parelha — Com 14 pilotos em condições matemáticas de buscar o título Sprint neste fim de semana, a categoria A registrou números impressionantes durante a temporada. Em cinco etapas das provas de curta duração, foram cinco poles diferentes: Rafa Reis, Arthur Scherer, Juninho Berlanda, Enzo Gianfratti e Ernani Kuhn. E nove competidores distintos saíram com vitórias até agora.Há quase um empate no quesito de triunfos nesta reta final do campeonato. Tricampeão, Juninho Berlanda venceu oito corridas Sprint, contra sete do líder da temporada, Rafa Reis, e de Ernani Kuhn, terceiro colocado. Também viram a bandeira quadriculada na frente, em duas oportunidades, Pedro Bürger e Gui Sirtoli — que protagonizou incrível chegada no desfecho da etapa de Cascavel. Luti Soares, Fabiano Cardoso, Marcus Índio e Arthur Scherer também visitaram o topo do pódio.


Outra faceta deste equilíbrio está na quantidade de presenças entre os cinco primeiros que cada piloto ou dupla aferiu na temporada. Rafa Reis e o experiente Pablo Alves estão empatados na liderança desta estatística, com 20 top-5 para cada, seguidos por outros dois concorrentes diretos aos títulos Sprint e Overall, Juninho Berlanda (19) e Ernani Kuhn (18). Arthur Scherer (14) e a dupla formada por Enzo Gianfratti e Marcus Índio (10) vêm na sequência.


Decisiva, a etapa de Goiânia terá distribuição em dobro de pontos, de modo que 255 tentos estarão em jogo na rodada final do campeonato Sprint. A diferença do primeiro colocado na tabela, Rafa Reis, para o quinto, Arthur Scherer, é de 85 pontos, o que deflagra cenário bastante apertado na luta pelo título. Vice-líder, Juninho Berlanda está somente 15 pontos atrás de Reis. Ernani Kuhn também está bem próximo da ponta da tabela (39 pontos), tal qual Pablo Alves (68).


Duelo de protagonistas — Se a competição na categoria A trouxe novos players, a divisão B tem dois pilotos que, desde o início, se destacaram na batalha pelo título. Em grande duelo de gerações, o experiente carioca — porém estreante na TN — Daniel Nino e o jovem gaúcho João Cardoso se alternaram na liderança do campeonato Sprint e Overall e chegam à decisão das corridas de curta duração praticamente empatados.


A única estatística em que há disparidade de forças é em poles: João Cardoso largou quatro vezes na frente na B. Revelação do campeonato, Augusto Sangalli, de apenas 17 anos, conquistou a posição de honra do grid em uma oportunidade.


Cardoso foi quem mais venceu na B até agora, com 13 triunfos, um a mais que Daniel Nino. Sangalli chegou na frente em cinco oportunidades, sendo uma delas na classificação geral, feito alcançado no Velopark, em setembro. Mas Nino terminou quase todas as provas do campeonato Sprint no top-5, 29. Por sua vez, o Chevrolet New Onix #109 pilotado por João Cardoso terminou entre os cinco primeiros em 27 corridas, levando em conta que nas duas primeiras etapas o piloto formou dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro.


Com números tão parelhos, a disputa pelo campeonato não poderia ser diferente. Daniel Nino chega à decisão Sprint com 458 pontos somados, apenas quatro de frente para o adversário. Sangalli, José Neto e Victor Manzini são os concorrentes que vão acelerar em Goiânia com chances matemáticas de buscar a taça de campeão na categoria B.A seguir, confira os números atualizados das principais estatísticas de performance da temporada 2024 da Turismo Nacional.



Domingo, 24 de novembro


08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

10:20 – Visitação aos Boxes

12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria



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