top of page

Felipe Giaffone abre na frente fim de semana de olho no tri; campeã, Bia lidera treinos na Elite em Goiânia

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 6 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura
Felipe Giaffone abre na frente fim de semana de olho no tri; campeã, Bia lidera treinos na Elite em Goiânia    Programação da Grande Final da temporada foi aberta em uma sexta-feira quente. Os ponteiros dos dois campeonatos em curso protagonizaram o início dos trabalhos. Foto Carlos Rossi Kabé - Red Line
Felipe Giajjone #4 Foto: Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport


Programação da Grande Final da temporada foi aberta em uma sexta-feira quente. Os ponteiros dos dois campeonatos em curso protagonizaram o início dos trabalhos


A Copa Truck abriu oficialmente nesta sexta-feira (06/12) as atividades de pista para a nona e última etapa da temporada 2024. O palco da Grande Final é o tradicional Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, dotado de seletiva pista de 3.835 metros de extensão e a maior reta do automobilismo brasileiro. Com muito calor, o dia trouxe perspectiva bastante positiva para o líder do campeonato e principal candidato ao título da Super Truck Pro, Felipe Giaffone, que comandou os dois treinos livres com o Volkswagen da R9 Competições. Na Elite, o domínio ficou com Bia Figueiredo, que confirmou o título há três semanas, em Cascavel (PR).


Depois da forte chuva que desabou na última quinta-feira, o calor voltou a dar as caras em Goiânia. Os pilotos foram bastante exigidos, como é comum no Planalto Central, e encararam temperatura ambiente superior aos 30ºC durante praticamente toda a sexta-feira. 38 caminhões aceleraram ao longo do dia, sendo 19 inscritos na Pro e outros 19 na Elite.


Dono de retrospecto amplamente favorável, com quatro vitórias e seis poles em Goiânia, o bicampeão registrou sua melhor volta no período da tarde e cravou 1min51s038, muito perto do tempo estabelecido no treino da manhã: 1min51s073.


Finalista, Danilo Dirani é o principal concorrente de Giaffone na luta pelo título da temporada. O piloto da Usual Racing colocou seu Iveco S-Way em segundo lugar no treino da tarde depois de ter cravado 1min51s992 em sua melhor passagem. Ainda com chances matemáticas de ser campeão, André Marques, companheiro de equipe de Giaffone, foi o quinto colocado na segunda sessão do dia e registrou 1min52s596 para se colocar entre os mais rápidos do dia.


Campeã na frente — Três semanas depois de faturar por antecipação o título da Elite, Bia Figueiredo voltou a acelerar seu ‘bruto’ Mercedes-Benz #111e se impôs para liderar os dois treinos do dia. Na sessão da tarde, a mais rápida do dia, a paulista da ASG Motorsport virou 1min52s121 para completar a sexta-feira como a melhor da sua categoria em Goiânia.


José Augusto Dias (R9 Competições) foi o segundo mais rápido nos dois treinos do dia, abrindo de forma positiva o fim de semana em Goiânia. O top-3 teve dois postulantes ao vice-campeonato: pela manhã, o terceiro melhor colocado foi Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport), enquanto Djalma Pivetta (Usual Racing) ocupou a colocação no treino da tarde.

A novidade do dia foi a presença do gaúcho Bernardo Cardoso no segundo caminhão da Scuderia Chiarelli. Acostumado aos carros de tração dianteira, como na Copa Hyundai HB20, o piloto faz sua estreia na Copa Truck com o Iveco #777, formando dupla com Diogo Moscato.

Sábado decisivo — As atividades de pista serão retomadas neste sábado, quando os ‘brutos’ voltam a acelerar a partir de 9h50 com a terceira sessão de treinos livres. E a classificação que definirá o grid de largada das categorias Elite e Pro terá início às 14h, com transmissão ao vivo do canal da Copa Truck no YouTube.


O fã de esporte terá um dia repleto de atrações neste domingo: além da Copa Truck, a Copa Hyundai HB20 também definirá seus campeões com duas corridas, além de desfiles de motos, caminhões, pilotos e a tradicional visitação aos boxes para conhecer de perto competidores e suas máquinas.


As corridas da Copa Truck serão exibidas ao vivo pelas telas da Band, SporTV e canais da categoria, High Speed e Parc Fermé no YouTube; já as provas da Copa HB20 são transmitidas nos canais do Acelerados, Hyundai, High Speed e Parc Fermé no YouTube, com o SporTV e a Rede TV exibindo as disputas em horários alternativos.


A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.

Comunicação Copa Truck


Bruno Vicaria

Commentaires


bottom of page