Felipe Giaffone faz volta arrasadora no molhado e conquista pole position em Curvelo
- Carlos Rossi | Kabé
- 16 de nov. de 2024
- 3 min de leitura

Líder da temporada sobrou nas condições traiçoeiras do asfalto no Circuito dos Cristais, foi quase 2s mais rápido que o segundo colocado, marcou mais um ponto e vai largar na frente neste domingo, às 12h10
É de Felipe Giaffone a pole position da etapa de Curvelo, a oitava e penúltima da temporada 2024 da Copa Truck. No comando do campeonato, o atual detentor do título viveu um sábado (16) desafiador por conta da chuva que apareceu na sessão classificatória no Circuito dos Cristais, localizado na região central de Minas Gerais. Com desempenho muito forte no molhado, Giaffone foi quase 2s mais rápido no Top Qualifying na comparação com o segundo colocado a bordo do Volkswagen Meteor #4 da R9 Competições e garantiu o Troféu Maxon Oil Pole Position pela terceira vez no ano graças a uma volta voadora.
Correndo em casa neste fim de semana, a Iveco conquistou as duas posições seguintes do top-3 do grid: Wellington Cirino e Danilo Dirani, companheiros de equipe na Usual Racing, vão largar em segundo e terceiro, respectivamente. Logo em seguida sairá Fabio Fogaça com o Mercedes-Benz da FF Motorsport. André Marques, com Volkswagen da R9 Competições, partirá do quinto lugar. Raphael Abbate (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) é o sexto, à frente dos Iveco de Leandro Totti (Vannucci Racing) e Felipe Tozzo (Dakar Motorsport).
Em Curvelo, Giaffone tem possibilidades matemáticas de conquistar o título por antecipação. Entretanto, o paulista precisaria abrir 45 pontos de vantagem para o vice-líder. Atualmente, a vantagem de Felipe para o segundo colocado da tabela, Danilo Dirani, é de 33 tentos. Ao término da penúltima etapa, serão aplicados os descartes dos dois piores resultados. Neste momento, Giaffone tem quatro pontos para descartar.
O pole position da tarde destacou o acerto do seu caminhão como fator que determinou a grande performance no molhado. “A grande diferença é que a gente acreditou que iria chover hoje, na classificação, e nos preparamos muito para isso ontem. Fez toda a diferença. Deixamos o acerto meio para o seco e meio para chuva, e o caminhão está perfeito. Estou numa posição muito boa e ruim ao mesmo tempo. Sou eu que tem que tomar cuidado com quem vem atrás, mas também preciso olhar pra frente porque o principal objetivo é pontuar. Vamos com o olho aberto para pensar no campeonato”, disse o dono de duas vitórias em Curvelo, em 2018.
Protagonismo dos céus — A chuva deu as caras justamente no início da sessão classificatória da Pro. Porém, a pista apresentou condições mistas, já que os pilotos tiveram de lidar com o asfalto molhado em setores como na reta dos boxes e no miolo do traçado, mas seco em outros trechos.
Em meio a tanta ação, destaque para o fim de semana de estreia de Alberto Cattucci, que corre em Curvelo como substituto de Victor Franzoni no caminhão Mercedes-Benz da Tiger Team. Líder do Treino Livre 3, Leandro Totti chegou a assumir a ponta da tabela de tempos, mas foi superado segundos depois por Roberval Andrade, enquanto Giaffone vinha em terceiro no momento em que a chuva havia cessado de vez.
Com a pista seca, a classificação mudou totalmente sua dinâmica, já que vários pilotos melhoraram seus tempos. O ‘Marvado’ Totti retomou a ponta e avançou para o Top Qualifying em primeiro com volta em 1min50s307. Também passaram para a fase final Abbate, Danilo Dirani, Giaffone, Fabio Fogaça, Wellington Cirino, André Marques e Felipe Tozzo.
Só que a chuva voltou com força total para a definição da pole position e deu trabalho muito às equipes, que tiveram de fazer a troca dos pneus slicks para os de pista molhada. Na pista, os pilotos precisaram aliar velocidade e cautela em meio às condições traiçoeiras do asfalto. Giaffone foi quem conseguiu o melhor equilíbrio e fez um grande tempo levando em conta a situação ao cravar 2min10s817. Voador, o líder do campeonato melhorou na sequência para anotar 2min09s842 e garantiu a pole pela terceira vez na temporada.
Como assistir — As corridas da oitava e penúltima etapa da temporada serão realizadas no domingo, a partir das 12h10 com transmissão ao vivo de Band, SporTV, CATVE e em diversos streamings, como os canais da Copa Truck, Esporte na Band, High Speed e Parc Fermé no YouTube, Band Play, SporTV Play e CATVE.com.
Veja abaixo os tempos da sessão classificatória e a programação do desfecho do fim de semana no Circuito dos Cristais.
A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.
Comunicação Copa TruckContato: Bruno Vicaria (11) 981963069
Mais notícias: www.copatruck.com.br
Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: www.twitter.com/copatruck
Comments