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FIA-WEC: BMW encara altos e baixos em Ímola e garante dois pódios no WEC

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura
FIA-WEC: BMW encara altos e baixos em Ímola e garante dois pódios no WEC
BMW M Hybrid V8 #15, Kevin Magnussen, Raffaele Marciello, Dries Vanthoor.

Equipe supera adversidades e coloca seus protótipos e GT3 no top-3; destaque para a recuperação espetacular do carro # 20 na Hypercar e do M4 # 46 na LMGT3


São Paulo, 20 de abril de 2025 – A segunda etapa do FIA WEC 2025 em Ímola foi uma verdadeira montanha-russa de emoções para a BMW M Motorsport. Apesar de um começo difícil e incidentes estratégicos ao longo das 6 Horas de corrida, a fabricante bávara conquistou dois pódios importantes: um na categoria Hypercar com o BMW M Hybrid V8 # 20, e outro na LMGT3 com o BMW M4 GT3 EVO # 46.


Na classe principal, o # 20 largou da 13ª posição, mas escalou o pelotão com ritmo consistente até que René Rast se envolveu em um toque com um adversário em uma tentativa de ultrapassagem. A colisão – sem culpa atribuída ao piloto da BMW – comprometeu a asa traseira, exigindo a substituição completa da seção traseira. A resposta rápida da equipe BMW M Team WRT nos boxes foi fundamental para manter o carro na briga.


Com uma estratégia ousada de encurtamento do penúltimo pit stop e um ritmo agressivo nas voltas seguintes, Sheldon van der Linde assumiu a liderança em determinado momento da prova, imprimindo ritmo de classificação para abrir vantagem suficiente. A manobra funcionou, e o carro # 20 cruzou a linha de chegada na segunda colocação, em uma recuperação impressionante.


Já o BMW M Hybrid V8 # 15, conduzido por Kevin Magnussen, Raffaele Marciello e Dries Vanthoor, teve uma jornada menos positiva. Após largar da terceira posição e manter-se entre os primeiros durante boa parte da prova, a performance caiu nas horas finais. A equipe perdeu ritmo e posições, terminando a corrida apenas em sexto lugar.


Na LMGT3, o BMW M4 GT3 EVO # 46 também viveu um drama competitivo. Após largar da pole position com Ahmad Al Harthy, o carro manteve a liderança nas primeiras horas. Na sequência, Valentino Rossi assumiu o volante e protagonizou uma disputa direta pela vitória com uma Ferrari. Durante uma tentativa de ultrapassagem, houve um toque traseiro que resultou em uma penalidade de stop-and-go para o # 46.


Mesmo assim, o último turno foi digno de aplausos. Sheldon van der Linde – como o último stint driver – protagonizou uma recuperação de tirar o fôlego, escalando o grid e se aproximando perigosamente do Porsche líder. No duelo final, tentou o bote pela vitória, mas cruzou a linha em segundo lugar, garantindo o segundo pódio consecutivo da equipe na temporada.


Já o BMW M4 GT3 EVO # 31, que havia subido ao pódio na abertura do campeonato, não teve a mesma sorte. Após diversos incidentes e penalidades, o trio formado por Augusto Farfus, Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin terminou apenas em 12º lugar na classe.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico



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