FIA WEC: BMW M Hybrid V8 e BMW M4 GT3 EVO vão para pista e realizam testes antes da prova no Catar
- Carlos Rossi | Kabé
- 24 de fev.
- 4 min de leitura

No fim de semana antes da abertura da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) no Catar, quatro carros da BMW M Motorsport completaram inúmeras voltas de teste durante o Prólogo no Circuito de Lusail. O BMW M Hybrid V8 deixou uma excelente impressão e cravou o melhor tempo. Os dois hipercarros e os dois BMW M4 GT3 EVOs foram apresentados pela primeira vez em seus novos designs.
Na sexta-feira e no sábado, os dois hipercarros BMW M Team WRT completaram mais de 700 voltas. Robin Frijns (NED) foi o mais rápido no #20 Shell BMW M Hybrid V8, alcançando o melhor tempo geral na quarta e última sessão de testes em 1:38.971 minutos. O carro irmão #15 ficou em quarto lugar. Na classe LMGT3, os #31 e #46 BMW M4 GT3 EVOs completaram mais de 650 voltas. Na classificação geral das quatro sessões, os dois carros terminaram em décimo e décimo primeiro.

Ambos os hipercarros entrarão em sua segunda temporada do FIA WEC em 2025 no novo design Inception da BMW M Motorsport. O carro nº 15 ostentará as cores tradicionais da BMW M, enquanto o carro nº 20 apresentará as cores da Premium Technology Partner Shell.
Comentários antes do Qatar 1812 KM:
Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Nossas metas para nossa segunda temporada do FIA WEC são ambiciosas. Nosso objetivo é aproveitar a clara tendência ascendente da segunda metade da temporada de 2024 e estar em posição de competir consistentemente por lugares no pódio com nosso BMW M Hybrid V8. Isso se aplica a toda a temporada, mas especialmente ao grande destaque em Le Mans. Aqui no Catar, queremos começar o ano com bons resultados. Durante o prólogo, nos concentramos em executar nosso programa intensivo de testes e reunir informações importantes. Terminar com o tempo mais rápido é sempre bom, e estamos indo para a semana da corrida com uma mentalidade positiva. Na classe LMGT3, estamos ansiosos pela estreia do novo BMW M4 GT3 EVO. O carro venceu suas duas primeiras corridas, demonstrando seu grande potencial. A meta clara da temporada é disputar o título do Campeonato Mundial e uma vitória em Le Mans.”

Vincent Vosse (Chefe da Equipe BMW M Team WRT): “Até agora, acho que temos uma boa base de trabalho. Reunimos informações boas e importantes. Estou muito feliz. Não tivemos grandes problemas com os carros. Claro, ainda há algum trabalho a ser feito, mas, no geral, estamos muito satisfeitos.”
Kevin Magnussen (BMW M Team WRT, #15 BMW M Hybrid V8): “Estávamos seguindo o plano. Dei muitas voltas, mas é claro que é um teste e você nunca sabe o quão competitivo você é, então estávamos apenas focando no programa. As coisas estão indo de acordo com o plano e continuamos trabalhando. Agora estou ansioso pela corrida.”
Robin Frijns (BMW M Team WRT, #20 Shell BMW M Hybrid V8): “Acho que correu tudo bem. Tínhamos um programa de testes antes de chegar ao Qatar, seguimos praticamente tudo e parece que está tudo bem. Agora precisamos montar o quebra-cabeça e nos preparar para a corrida, que é um pouco diferente. Como não pilotamos à noite durante o FP1 e o FP2, sábado foi nossa única oportunidade, então isso foi muito importante para nós. Agora é tudo sobre discussões e ver como podemos melhorar o pacote que temos para a corrida.”

Augusto Farfus (The Bend Team WRT, #31 BMW M4 GT3 EVO): “A pista aqui tem uma grande evolução ao longo do fim de semana, com muita areia no primeiro dia, então é nosso trabalho entender a evolução da pista e dos pneus. Este ano, estamos correndo com um carro EVO totalmente novo, então também temos muito a aprender nesse aspecto. No geral, é bom estar de volta ao paddock do FIA WEC e também conhecer meus novos companheiros de equipe. Foi a primeira vez que os conheci e temos um bom espírito. Então, vamos deixar tudo pronto para o grande.”
Valentino Rossi (Team WRT, #46 BMW M4 GT3 EVO): “Primeiramente, foi bom ter dois dias de testes antes do início da temporada porque você tem um pouco de tempo para trabalhar no carro, além da corrida. Acho que melhoramos muito de sexta para sábado e a sensação não é tão ruim. O consumo de pneus faz uma grande diferença aqui, então tentamos muitas coisas para melhorar esse aspecto que foi um pouco difícil para nós às vezes no passado. No geral, é difícil entender onde estamos no momento. Precisamos esperar pela corrida. Mas no sábado me senti confortável com o carro, consegui fazer um turno duplo e meu ritmo estava bom, então é positivo e a equipe sempre trabalha duro. Ainda não somos os mais rápidos, precisamos melhorar, mas estamos no bom caminho.”
As escalações da BMW M Motorsport em resumo:
Classe Hypercar, BMW M Team WRT
Classe LMGT3 , The Bend Team WRT, Equipe WRT
Andrea Schwab - BMW Group
Editore responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments