FIA WEC: BMW M Motorsport apresenta pilotos LMGT3 e GTD
- Carlos Rossi | Kabé
- 14 de jan.
- 4 min de leitura

14/01/2025 - Apenas algumas semanas após o anúncio da linha Hypercar, os pilotos de GT que representarão a BMW M Motorsport em 2025 no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar (série IMSA) foram confirmados.
A equipe WRT entra na temporada 2025 da FIA WEC com o objetivo de competir pela vitória na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans (FRA) e pelo título do campeonato mundial. Mais uma vez, o nove vezes campeão mundial de motocicletas Valentino Rossi faz parte da equipe. Ele dividirá o cockpit do BMW M4 GT3 EVO # 46 com Kelvin van der Linde e Ahmad Al Harthy. Enquanto Al Harthy era companheiro de equipe de Rossi em 2024, van der Linde se junta como um novo piloto de fábrica da BMW M.
No # 31 The Bend Team WRT BMW M4 GT3 EVO, há duas mudanças. Augusto Farfus – que terminou em segundo em Le Mans e em quarto na classificação do campeonato em 2024 – permanece a bordo e dividirá o cockpit com os novatos Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin. Boguslavskiy tem uma história impressionante no Fanatec GT World Challenge Europe, com tecnologia AWS, onde competiu ao lado do atual piloto de fábrica da BMW M, Raffaele Marciello (SUI), e foi coroado campeão em 2020 e 2023. Shahin competiu na temporada 2024 do FIA WEC pela Team Manthey EMA, terminando em segundo na classificação do campeonato. Ao longo do caminho, ele triunfou nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL). Em 2021 e 2022, Shahin conquistou o título no GT World Challenge Austrália. Em 2024, ele venceu as 12 Horas de Bathurst (AUS) na classe Pro-Am.
Série IMSA: Dez pilotos de fábrica da BMW M em três BMW M4 GT3 EVOs.
A temporada da série IMSA tradicionalmente começa no final de janeiro com um destaque da temporada, as 24 Horas de Daytona (EUA). Um total de dez pilotos de fábrica da BMW M assumirão o volante de três BMW M4 GT3 EVOs para as equipes Paul Miller Racing e Turner Motorsport, cinco dos quais competirão durante toda a temporada IMSA. A Paul Miller Racing colocará dois carros na classe GTD PRO. No BMW M4 GT3 EVO nº 1, os dois americanos, Madison Snow e Neil Verhagen, competirão durante toda a temporada. Eles serão apoiados por Connor De Phillippi (EUA) e Kelvin van der Linde (RSA) em corridas de resistência. O sul-africano fará sua estreia como piloto de fábrica da BMW M nas 24h de Daytona. No BMW M4 GT3 EVO nº 48, Dan Harper (GBR) e Max Hesse (GER) entrarão em sua primeira temporada IMSA. Outros pilotos em corridas de resistência são Jesse Krohn (FIN) e Augusto Farfus (BRA).
A Turner Motorsport colocará o # 96 BMW M4 GT3 EVO na categoria GTD. O piloto de fábrica da BMW M Robby Foley (EUA) competirá novamente por toda a temporada ao lado de Patrick Gallagher (EUA). Jake Walker (EUA apoiará a equipe em corridas de resistência. O quarto piloto em Daytona é o piloto de fábrica da BMW M Jens Klingmann (ALEMANHA).
Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Assim como em nossos programas de trabalho Hypercar, podemos esperar grandes escalações de pilotos da BMW M Motorsport nos programas de corrida de clientes GT3 das séries FIA WEC e IMSA em 2025. Parabenizo a Equipe WRT por mais uma vez garantir alguns dos melhores pilotos Prata e Bronze para os cockpits de nossos dois novos BMW M4 GT3 EVOs. Eles, espero, criarão muitos grandes momentos ao lado de nossos três pilotos de fábrica. Na série IMSA, a Paul Miller Racing está dando tudo de si com dois BMW M4 GT3 EVOs na classe GTD PRO, apoiados por uma seleção de pilotos de fábrica de alta classe. A reunião da antiga BMW Junior Team com Dan Harper, Max Hesse e Neil Verhagen em um campeonato e equipe é um grande bônus que destaca o extremo sucesso do relançamento do lendário programa de promoção de talentos da BMW M Motorsport.”
Björn Lellmann (Chefe de Corridas de Clientes na BMW M Motorsport): “Na temporada de 2025, o BMW M4 GT3 EVO faz sua estreia, e as séries FIA WEC e IMSA são duas das arenas mais prestigiosas para o carro. Consequentemente, nossa determinação em alcançar sucesso imediato e demonstrar do que o carro é capaz é ótima. As fortes escalações de pilotos das equipes WRT, Paul Miller Racing e Turner Motorsport fornecem as condições ideais para isso. Olhando para a série IMSA, estou emocionado com a forma como a Paul Miller Racing está abordando a nova temporada. Com a experiência da equipe, o novo carro e a escalação de pilotos, o foco só pode ser almejar o título na classe GTD PRO. A Turner Motorsport estava na disputa pelo campeonato GTD por um longo tempo em 2024. Estou convencido de que a experiente equipe de Will Turner desempenhará um grande papel novamente na próxima temporada. Mal posso esperar pelas primeiras corridas.“
Valentino Rossi: “Estou muito feliz em continuar minha experiência no FIA WEC, pois o ano passado foi uma temporada de estreia forte. Tivemos algumas boas corridas, incluindo dois pódios, e queremos tentar ser mais fortes e rápidos. Trabalharemos duro junto com a BMW M Motorsport para melhorar nosso desempenho e ser mais competitivos em todas as corridas. É ótimo correr novamente em algumas pistas fantásticas, que conheço bem das corridas de motocicletas, e isso me faz gostar de correr no FIA WEC. Le Mans é, claro, a mais importante, tivemos azar no ano passado, mas lutaremos pelo pódio em 2025!”
Visão geral das escalações de pilotos:
FIA WEC:
# 31 A equipe Bend WRT BMW M4 GT3 EVO:
Augusto Farfus (Profissional)
Timur Boguslavskiy (Prata)
Yasser Shahin (Bronze)
# 46 BMW M4 GT3 EVO, Equipe WRT:
Kelvin van der Linde (Profissional)
Valentino Rossi (Prata)
Ahmad Al Harthy (Bronze)
Série IMSA:
# 1 BMW M4 GT3 EVO, Paul Miller Racing, GTD PRO:
Madison Neve
Neil Verhagen
Connor De Phillippi (Resistência)
Kelvin van der Linde (Resistência)
# 48 BMW M4 GT3 EVO, Paul Miller Racing, GTD PRO:
Dan Harper
Máximo Hesse
Jesse Krohn (Resistência)
Augusto Farfus (Resistência)
# 96 BMW M4 GT3 EVO, Turner Motorsport, GTD:
Robby Foley
Patrick Gallagher
Jake Walker (Resistência)
Jens Klingmann (24h Daytona)
Andrea Schwab - BMW Group
Comments