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FIA WEC: Ferrari tem dia histórico no Catar conquistando as três primeiras colocações

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 28 de fev.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 2 de mar.

FIA WEC: Ferrari tem dia histórico no Catar, conquistando todo o pódio.
Ferrari fica com as três primierias colocações no Catar - Ferrari Press Releases

Lusail, 28 de fevereiro de 2025 - A rodada de abertura do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 está pronta para entrar para a história do automobilismo e para as memórias dos fãs, graças a uma tripla da Ferrari no circuito de Lusail, lar dos 1812 KM do Catar. A vitória foi garantida por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no número 50 499P, cruzando a linha à frente do carro número 83 da AF Corse, pilotado por Yifei Ye, Robert Kubica e Phil Hanson. O terceiro lugar foi para a outra equipe oficial da Ferrari – AF Corse de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.


O fabricante de Maranello entregou o fim de semana de corrida perfeito, não apenas alcançando um resultado extraordinário na corrida, mas também marcando a volta mais rápida ao longo da competição de 10 horas – registrada por Pier Guidi – e garantindo a pole position graças a Giovinazzi. Para Prancing Horse, isso marcou o melhor começo possível para a terceira temporada com a Ferrari 499P na classe superior de corrida de resistência.


FIA WEC: Ferrari tem dia histórico no Catar, conquistando todo o pódio.
Ferrari fica com as três primierias colocações no Catar - Ferrari Press Releases

A corrida.  O 499P foi o protagonista indiscutível da corrida. Na largada, o carro número 51 manteve a liderança, enquanto seu carro irmão, o número 50, que havia começado em terceiro, imediatamente subiu para o segundo lugar, preparando o cenário para uma corrida que viu a Ferrari dominar na frente do grid por toda a sua duração, com ambos os carros consistentemente no comando.


O potencial do 499P, combinado com o desempenho dos pilotos, o gerenciamento perfeito dos pneus e a estratégia de equipe impecável, permitiu que a Ferrari proporcionasse uma corrida exemplar.


Apesar de duas penalidades de drive-through na seção intermediária do KM 1812, que atrasaram a equipe Pier Guidi-Calado-Giovinazzi, eles encenaram uma recuperação perfeita, garantindo o melhor resultado possível em Lusail. Como observado anteriormente, Pier Guidi também marcou a volta mais rápida da corrida com 1'41''259 na volta 141.


Sob os holofotes de Lusail, Fuoco levou o 499P número 50 até a linha de chegada, completando 318 voltas, à frente de Kubica e Pier Guidi.


FIA WEC: Ferrari tem dia histórico no Catar, conquistando todo o pódio.
Ferrari fica com as três primierias colocações no Catar - Ferrari Press Releases

Os números.  A contagem geral de vitórias da Ferrari no FIA WEC agora é de quatro. O resultado do Catar se soma aos dois triunfos inesquecíveis nas 24 Horas de Le Mans com a equipe oficial (2023 com Pier Guidi-Calado-Giovinazzi e 2024 com Fuoco-Molina-Nielsen) e ao primeiro lugar no COTA no ano passado, onde a AF Corse garantiu a vitória com o número 83 499P pilotado por Ye-Shwartzman-Kubica.


Precedentes históricos.  A Ferrari conclui uma corrida na classe mais alta de corridas de resistência, com três carros nas posições de liderança, pela primeira vez em 53 anos. A última vez na lista de honras remonta a 1972, a penúltima temporada em que o Cavalo Empinado competiu na categoria mais alta, antes de seu retorno em 2023. Naquele ano, a Ferrari garantiu a liderança do grid em uma rodada do Campeonato Mundial de Marcas, garantindo os quatro primeiros lugares.


A conquista ocorreu nos 1000 Quilômetros de Österreichring, na Áustria, com quatro equipes ao volante da Ferrari 312 PB. A corrida, realizada em 25 de junho de 1972 no circuito de Spielberg, viu Jacky Ickx e Brian Redman cruzarem a linha de chegada em primeiro lugar, à frente de Helmut Marko e Carlos Pace, seguidos por Tim Schenken e Ronnie Peterson, com Arturo Merzario e Sandro Munari perdendo por pouco o pódio em quarto.


Também inesquecível foi o desempenho de um-dois-três obtido cinco anos antes nas 24 Horas de Daytona de 1967, a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Carros Esportivos, onde a Ferrari 330 P3/P4 de Lorenzo Bandini e Chris Amon foi a primeira a passar a bandeira quadriculada, terminando à frente da 330P4 de Mike Parkes e Ludovico Scarfiotti, e da 412 P de Pedro Rodriguez e Jean Guichet.


A situação.  Prancing Horse sai de Lusail com 66 pontos na classificação dos fabricantes, graças à pole position, que rendeu um ponto, e aos resultados da corrida das equipes número 50 e número 51, que contribuíram com 38 e 27 pontos, respectivamente.


A partir desta temporada, os regulamentos do FIA WEC permitem que ambos os carros marquem pontos para a classificação do campeonato mundial, enquanto até 2024, apenas o 499P mais bem colocado da equipe Ferrari – AF Corse poderia ganhar pontos.


Além de garantir o segundo lugar geral, o 499P inscrito pela AF Corse comemorou a vitória na Copa do Mundo da FIA para equipes de hipercarros, somando 38 pontos para a classificação das equipes independentes.


O calendário.  O Campeonato Mundial de Endurance da FIA retorna à ação em 20 de abril com as 6 Horas de Imola.


O fabricante de Maranello se despede do Catar com uma dobradinha na rodada de abertura do Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2025. O resultado histórico foi alcançado por Fuoco-Molina-Nielsen, que conquistou a vitória ao volante do 499P número 50 da equipe Ferrari – AF Corse, à frente de Ye-Kubica-Hanson, segundo no carro número 83 da equipe privada AF Corse, e o outro 499P oficial, o número 51, terceiro com Pier Guidi-Calado-Giovinazzi. Aqui estão os comentários coletados em Lusail no final da corrida.


Antonio Fuoco, 499P #50:  "Antes de tudo, quero agradecer a toda a equipe pelo trabalho feito durante o inverno, que nos permitiu chegar aqui no Catar com grande potencial para explorar. Tivemos um ótimo desempenho na corrida, tanto na gestão de pneus quanto na estratégia. O que alcançamos hoje, com três Ferraris nas primeiras posições no final de uma corrida do Campeonato Mundial de Endurance, ficará para a história."


Miguel Molina, 499P #50 "O mais importante é que começamos esta temporada da melhor maneira possível, com uma vitória fantástica. Depois de reivindicar o sucesso em Le Mans no ano passado, estávamos determinados a começar 2025 mostrando nosso potencial, porque temos um objetivo principal: perseguir o título mundial para a Ferrari. Marcar 38 pontos aqui no Catar é, sem dúvida, o ideal para perseguirmos esse sonho."


Nicklas Nielsen, 499P #50:  "Quando a corrida começou, consegui imediatamente o segundo lugar – tive uma excelente largada, o que nos deu um impulso de confiança para uma corrida que acabou sendo complicada. A corrida foi muito difícil, mas acho que fizemos tudo da melhor maneira possível, recuperando o degrau mais alto do pódio após nossa grande vitória em Le Mans em 2024. Tivemos um bom desempenho na gestão de pneus e nas escolhas feitas pela equipe, o que nos permitiu aproveitar ao máximo nosso 499P."


Alessandro Pier Guidi, 499P #51: “ Maximizamos os pontos que poderíamos ganhar como equipe para o campeonato mundial de fabricantes. Não foi a corrida mais limpa para nós e, na metade do caminho, era difícil imaginar terminar no pódio. Mas conseguimos e devemos ficar felizes com este terceiro lugar e com o fato de termos começado a temporada muito melhor do que em 2024. O mais importante é que a Ferrari venceu, e ver três carros nas primeiras posições foi realmente emocionante."

James Calado, 499P #51:  "Não foi uma corrida fácil para nós, mas no final, conseguimos uma ótima recuperação, levando nosso 499P ao pódio em um dia extremamente importante para a Ferrari, que garantiu um histórico um-dois-três. Saímos do Catar com pontos valiosos para o campeonato mundial de fabricantes, bem como para a classificação de pilotos, olhando para a próxima rodada em Imola com confiança."


Antonio Giovinazzi, 499P #51: “ O início da corrida foi difícil e nos forçou a um grande esforço de equipe para recuperar posições. Quero agradecer aos meus companheiros de equipe pelo que fizeram hoje na pista. Saímos do Catar felizes com esta histórica dobradinha para a Ferrari e pelos pontos conquistados para a classificação do campeonato mundial de fabricantes".


Yifei Ye, 499P #83 "Tivemos um dia fantástico no Catar, entregando um ótimo resultado para a equipe. Largando em oitavo no grid, conseguimos recuperar terreno e desempenhar um papel de liderança na corrida, até mesmo assumindo a liderança antes de terminar em segundo lugar. Devemos estar muito satisfeitos com isso, pois fizemos o melhor começo possível para a temporada e podemos olhar para a próxima rodada em Imola com grande confiança."


Antonello Coletta, chefe global da Ferrari Endurance e Corse Clienti:  "No Catar, alcançamos um fantástico um-dois-três para a Ferrari — esta é a melhor recompensa por todo o trabalho que toda a equipe fez durante os meses de inverno para chegar na melhor condição possível para o início da temporada. Nos últimos meses, focamos em cada detalhe relacionado ao nosso carro e à organização da equipe, visando otimizar cada aspecto. Nesse sentido, o retorno da equipe número 51, que conseguiu subir ao pódio apesar de algumas penalidades, é um exemplo perfeito de quão bem definimos a estratégia da equipe e quão habilidosos éramos na gestão de pneus."


Ferdinando Cannizzo, Chefe de Endurance Race Cars:  “Este resultado compensa todo o esforço e o trabalho duro realizado na segunda metade da temporada passada, particularmente durante o inverno, quando nos concentramos na preparação para corridas em circuitos onde não tivemos um bom desempenho em 2024, como o Catar. Hoje, a equipe fez um trabalho excelente: não encontramos problemas em nenhum dos três carros e executamos uma excelente estratégia para recuperar terreno com o número 51 499P. Este é apenas o começo do que será uma temporada longa e complexa, e devemos abordar cada rodada com esta mesma atitude."

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