FIA WEC: O BMW M Hybrid V8 – BMW M4 GT3 EVO abre a temporada subindo ao pódio.
- Carlos Rossi | Kabé
- 1 de mar.
- 4 min de leitura

01/03/2025, São Paulo. Na abertura da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) no Catar, o BMW M Hybrid V8 e o BMW M4 GT3 EVO mostrama forete desempenho, provocando impacto significativo na competição contra os principais fabricantes do mundo.
No início de sua segunda temporada no FIA WEC, o BMW M Hybrid V8 mostrou excelente desempenho mantendo um ritmo forte durante a prova. Na qualificação, Dries Vanthoor (BEL) garantiu uma vaga na primeira fila P2 mrcando em 1:38.495 minutos – uma primeira vez para o hipercarro, perdendo a pole position por apenas 0,136 segundos. Robin Frijns (HOL) também chegou ao top-10 Hyperpole com o carro irmão.
Durante a corrida, o BMW M Hybrid V8 #15 começou peredndo posições, mas a equipe trabalhou bem para retomar as primeiras posições, marcando bons tempos de volta ao longo da corrida que teve dez horas de duração. No final, as três Ferraris batalharam entre si pela vitória, e foram mais rápidas. O Shell BMW M Hybrid V8 #20, pilotado por Frijns, René Rast (GER) e Sheldon van der Linde (RSA), chegou a ficar em terceiro lugar, mas terminou em sétimo devido a estratégias variadas.
Na classe LMGT3, uma equipe da BMW M Motorsport comemorou um pódio. Augusto Farfus (BRA), Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin (AUS) levaram o #31 The Bend Team WRT BMW M4 GT3 EVO para o terceiro lugar, com uma recuperação notável do 14º lugar no grid após um revés na qualificação. O #46 BMW M4 GT3 EVO, pilotado por Kelvin van der Linde (RSA), Valentino Rossi (ITA) e Ahmad Al Harthy (OMA), enfrentou terminou em décimo primeiro na classe LMGT3.
Comentários após a corrida:
Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Este foi um começo muito bom para nossa segunda temporada no FIA WEC. Nossos dois BMW M Hybrid V8s mostraram um ritmo forte no Prólogo e, com um segundo lugar na qualificação, ressaltamos nossa ambição de competir pelo pódio. Infelizmente, as Ferraris foram um pouco fortes demais na corrida, mas estamos satisfeitos com o quarto e o sétimo lugares. Estamos felizes com os pontos importantes para a classificação do Campeonato Mundial e a continuação de nossa tendência positiva desde o final da temporada de 2024 e a abertura do Daytona IWSC algumas semanas atrás. Podemos definitivamente desenvolver esse desempenho. Parabéns a Augusto Farfus, Timur Boguslavskiy e Yasser Shahin por seu pódio na classe LMGT3. Nosso novo BMW M4 GT3 EVO provou mais uma vez que pode ser uma garantia de sucesso. Obrigado a todos que trabalharam duro durante o inverno para nos colocar nesta boa posição inicial para a temporada.”
Vincent Vosse (Chefe de Equipe, BMW M Team WRT): “Olhando para onde estávamos no Catar há um ano, melhoramos significativamente. Não chegar ao pódio com nosso hipercarro é difícil, mas as Ferraris foram difíceis de vencer. Os caras fizeram um trabalho incrível e estamos felizes em levar o resultado para casa. Claro, queremos mais, mas conquistamos pontos importantes aqui. Na categoria LMGT3, tivemos um fim de semana desafiador e não o carro mais rápido. Ainda assim, chegar ao pódio com o #31 é muito positivo. O #46 pareceu perder um pouco de ritmo durante a corrida. Precisamos analisar as razões para isso.”
Dries Vanthoor (BMW M Team WRT, #15 BMW M Hybrid V8, 4º lugar): “Depois de começar em segundo, o quarto lugar pode não ser o resultado que esperávamos, mas não tivemos uma corrida impecável – inclusive do meu lado. Sem esses erros, provavelmente poderíamos ter lutado pelo terceiro lugar, embora não houvesse como passar as Ferraris neste fim de semana. Eles foram incrivelmente rápidos em todas as sessões, tornando muito difícil vencê-los. Isso ficou claro desde o início. Acho que podemos ficar satisfeitos. Acredito que podemos nos orgulhar do progresso que fizemos em comparação ao ano passado. No entanto, ainda não chegamos lá. Está claro que ainda não somos os mais rápidos – então precisamos continuar trabalhando duro.”
Sheldon van der Linde (BMW M Team WRT, #20 Shell BMW M Hybrid V8, 7º lugar): “Não foi ruim. Podemos realmente ficar satisfeitos com o progresso que fizemos em um ano. Olhando para onde estávamos no ano passado – ambos os carros fora do top-ten – demos um grande passo à frente. Acho que podemos realmente nos orgulhar da BMW M Motorsport por nos dar um carro com o qual podemos realmente correr. A dirigibilidade melhorou tremendamente, e isso agora nos permite competir com outros carros. Como piloto, é uma ótima sensação porque você sente que também está fazendo um trabalho melhor.”
Augusto Farfus (The Bend Team WRT, #31 BMW M4 GT3 EVO, 3º lugar na classe LMGT3): “Considerando de onde partimos e e onde terminamos a corrida, ninguém teria previsto isso. Isso mostra que ótima equipe temos por trás de nós e que há forte alinhamento entre os pilotos. Levar um pódio para casa parece uma vitória. Depois da qualificação, não esperaríamos esse resultado. O terceiro lugar nos dá grande esperança de que podemos manter o ritmo.”
Kelvin van der Linde (Equipe WRT, #46 BMW M4 GT3 EVO, 11º lugar na classe LMGT3): “É frustrante termos terminado a corrida fora do top-ten. Temos muito potencial dentro da equipe e na formação dos pilotos. Por algum motivo, não tivemos o mesmo ritmo do nosso carro irmão. A equipe vai investigar isso. Também precisamos deixar as penalidades para trás. Precisamos lidar com isso, assimilar o resultado e olhar para frente.”
Andrea Schwab - BMW Group
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