FIA WEC: Porsche Penske Motorsport vivencia qualificação desafiadora no Catar
- Carlos Rossi | Kabé
- 27 de fev.
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de fev.

27/02/2025 - A Porsche Penske Motorsport começa a abertura da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC na sexta e sétima filas. Na qualificação, Julien Andlauer fez a décima primeira volta mais rápida no Circuito Internacional de Lusail, no Catar. O francês divide o Porsche 963 com Michael Christensen, da Dinamarca, e seu compatriota Mathieu Jaminet.
No segundo protótipo híbrido da equipe de fábrica, Kévin Estre marcou o 13º tempo mais rápido. O francês enfrentará a próxima corrida de 10 horas com o belga Laurens Vanthoor e Matt Campbell da Austrália. Na qualificação LMGT3, o 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm e Iron Dames terminaram em décimo primeiro e 15º, respectivamente. O "Qatar 1812km" começará na sexta-feira às 14h00, horário local (12h00 CET).
O circuito nublado de Fórmula 1 no Catar estava surpreendentemente frio na quinta-feira: a temperatura do ar mal chegou a 16 graus Celsius durante a qualificação, enquanto a faixa de asfalto de 5,419 quilômetros ao norte da capital do país, Doha, aqueceu apenas até 17,5 graus. A perseguição de tempo ocorreu em duas rodadas em ambas as classes. Todos os veículos nas categorias Hypercar e LMGT3 foram para a pista na primeira seção. Nessas duas sessões, os pilotos tiveram doze minutos para completar uma volta rápida. Os dez carros mais bem colocados de ambas as categorias então lutaram pela pole position nas chamadas sessões Hyperpole.
Dois franceses assumiram o volante do Porsche 963 para a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport: Julien Andlauer no protótipo híbrido de 508 kW (691 PS) com número inicial 5, enquanto o atual campeão mundial de pilotos Kévin Estre dirigiu o carro irmão. Ambos foram negados um lugar na próxima rodada. Andlauer completou sua volta mais rápida em 1:39.426 minutos. Ele perdeu o décimo lugar por dois décimos de segundo. Estre terminou a sessão de qualificação na 13ª posição. Seu tempo: 1:40.363 minutos. O Porsche 963 da equipe cliente Proton Competition com Neel Jani ao volante terminou em 16º, o suíço dividindo o cockpit com Nico Pinto do Chile e Nico Varrone da Argentina.
‟Não estamos surpresos com o resultado da qualificação. Ele reflete os resultados que mostramos aqui no Prólogo e nas sessões de treinos livres”, explica Urs Kuratle, chefe da Factory Motorsport LMDh. ‟Temos uma corrida muito acirrada pela frente. Parecemos melhores na distância, então ainda podemos conseguir muito. O equilíbrio do nosso Porsche 963 ainda está certo, mas a competição obteve ganhos significativos durante o inverno.”
‟As posições de grid 11 e 13 aqui no Catar são obviamente decepcionantes, saindo do nosso resultado aqui no ano passado, quando conquistamos a pole e tínhamos um carro extremamente competitivo‟, disse Jonathan Diuguid, Diretor Executivo da Porsche Penske Motorsport. ‟Julien Andlauer e Kévin Estre confirmaram após a qualificação que nosso Porsche 963 é muito bom de dirigir. Agora o foco está na corrida de amanhã. Tivemos um bom ritmo de corrida longa durante o Prólogo e na sessão de treinos de hoje e tentaremos maximizar o resultado.”
Classe LMGT3: Porsche 911 GT3 R no meio do pelotão
No FIA WEC, o segmento de qualificação dos carros de corrida GT3 é reservado exclusivamente para os pilotos de bronze de cada equipe – como é o caso do 911 GT3 R com até 416 kW (565 PS) inscrito pela Manthey. Célia Martin assumiu o volante para as Iron Dames. Ryan Hardwick saiu na pista para a Manthey 1st Phorm. Enquanto a francesa marcou o 15º tempo mais rápido com um tempo de volta de 1:57.156 minutos, o americano perdeu por pouco uma vaga na sessão Hyperpole: com um tempo de 1:56.434 minutos, ele ficou a apenas 66 milésimos do décimo lugar.
A abertura da temporada, intitulada "Qatar 1812km", acontecerá amanhã, sexta-feira, a partir das 14:00, horário local (12:00 CET). A corrida está programada para cobrir 1.812 quilômetros em um máximo de dez horas. Devido à extensão acima da média da primeira corrida da temporada, a alocação normal de pontos do campeonato será multiplicada por um fator de 1,5 e arredondada para cima. O vencedor receberá, portanto, 38 pontos em vez dos 25 habituais.
Comentários dos pilotos após a qualificação
Julien Andlauer (Porsche 963 #5): ‟Nosso Porsche 963 realmente se sentiu muito bem. Um ou dois décimos de segundo podem ser por minha conta, um ou dois por conta do carro – mas é isso, na verdade. Tirando isso, fomos bem e perdemos por pouco a sessão Hyperpole, que é o máximo a ser alcançado no momento. Devemos ser mais competitivos na corrida e marcar o máximo de pontos possível.”
Kévin Estre (Porsche 963 #6): ‟13º lugar é uma decepção – não estávamos tão atrás no grid há anos. Nosso Porsche 963 realmente correu muito bem. Minha volta talvez não tenha sido perfeita, mas sem grandes erros. Temos perdido um pouco de desempenho aqui durante toda a semana, especialmente na volta única, então o resultado não é nenhuma grande surpresa. No entanto, a diferença para a competição é um pouco maior do que o esperado. Agora temos a noite toda para analisar os dados e melhorar o carro de corrida. Ao longo da distância, parecemos muito melhores.”
Neel Jani (Porsche 963 #99): ‟O Catar já foi nossa corrida mais difícil no ano passado. Isso continuou nos últimos dias até a qualificação. Mudamos completamente a configuração do carro mais uma vez e nos concentramos mais na corrida. Ao fazer isso, conseguimos melhorar um pouco o desempenho. O lema para nós agora é: olhos fechados e vá em frente. Queremos tirar o máximo possível daqui para aprender para as próximas corridas do WEC.”
Célia Martin (Porsche 911 GT3 R #85): ‟Qualificar-se para a Hyperpole foi um pouco irreal para nós hoje. Mas consegui melhorar ainda mais e atingir meu objetivo: uma nova melhor volta pessoal nesta pista. Vamos almejar um resultado melhor na próxima vez.”
Ryan Hardwick (Porsche 911 GT3 R #92): ‟Estou um pouco decepcionado. Queríamos entrar no top 10 e, portanto, na sessão Hyperpole. Mas perdemos por pouco com o décimo primeiro lugar. Embora tenhamos conseguido quase realizar o potencial atual do carro, temos ficado sem velocidade máxima nas retas durante toda a semana em comparação com a concorrência. No entanto, estou orgulhoso porque minha volta foi boa - mesmo que sempre haja espaço para melhorias, é claro. A corrida é longa e agora estamos começando no meio do pelotão. Tenho grande confiança em meus companheiros de equipe e em nossos engenheiros. Uma chegada no top 10 no final da distância de 10 horas está fora de questão para mim.”
Resultados Qualificação
Classe hipercarro:
1. Giovinazzi/Calado/Pier Guidi (ITA/GBR/ITA), Ferrari #51, 1:38.359 minutos
2. Vanthoor/Marciello/Magnussen (BEL/SUI/DNK), BMW #15, 1:38.495 minutos
3. Fuoco/Molina/Nielsen (ITA/ESP/DNK), Ferrari #50, 1:38.692 minutos
11. Andlauer/Christensen/Jaminet (FRA/DNK/FRA), Porsche 963 #5, 1:39.946 minutos
13. Estre/Vanthoor/Campbell (FRA/BEL/AUS), Porsche 963 #6, 1:40.363 minutos
15. Jani/Pino/Varrone (SUI/CHI/ARG), Porsche 963 #99, 1:41,421 minutos
Classe LMGT3:
1. Leung/Gelael/Sato (GBR/INA/JPN), McLaren #95, 1:54.239 minutos
2. Cottingham/Baud/Saucy (GBR/FRA/SUI), McLaren #59, 1:54.478 minutos
3. Robin/Gehrsitz/Barnicoat (FRA/GER/GBR), Lexus #78, 1:54,484 minutos
11. Hardwick/Pera/Lietz (EUA/ITA/AUT), Porsche 911 GT3 R #92, 1:56,434 minutos
15. Martin/Frey/Gatting (FRA/SUI/DNK), Porsche 911 GT3 R #85, 1:57,156 minutos
Holger Eckhardt
Porta-voz Motorsports LMDh, GT, Customer Racing
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