FIA WEC: TOYOTA GAZOO Racing conquista dois pontos com muito esforço em Ímola
- Carlos Rossi | Kabé
- há 4 horas
- 3 min de leitura

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou importantes pontos no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA após uma emocionante batalha na frente das 6 Horas de Ímola, a segunda etapa da temporada de 2025.
Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa se beneficiaram de uma estratégia ousada e de uma pilotagem impecável para terminar em quinto com seu GR010 HÍBRIDO nº 8. Um esforço igualmente determinado de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries garantiu o sétimo lugar com o GR010 HÍBRIDO nº 7.
Diferentes estratégias de pneus e a ameaça de chuva fizeram com que pilotos e engenheiros confiassem em toda a sua experiência para executar um plano de corrida eficaz. Uma disputa acirrada na pista fez com que cada segundo contasse nos boxes, e ambas as equipes tiveram um desempenho impecável em um total de 13 paradas para dar aos seus pilotos a melhor chance possível.
Esse esforço conjunto da equipe em circunstâncias desafiadoras ajuda a TOYOTA GAZOO Racing a contribuir para sua busca por ambos os títulos. A equipe ocupa o terceiro lugar na classificação de fabricantes, 39 pontos atrás da líder Ferrari. A equipe número 8 está em sexto lugar no campeonato de pilotos, com seus colegas da equipe número 7 em sétimo, a 25 e 32 pontos, respectivamente, dos líderes.
A corrida começou com os carros #7 e #8 em quinto e quarto, respectivamente. Mike e Brendon trocaram de posição duas vezes na primeira volta, disputando as posições do pódio. Logo no início da primeira volta, eles já estavam ultrapassando os carros LMGT3, o que exigiu uma direção atenta e disciplinada na pista estreita, sem perder o ritmo.
No final da segunda hora, a corrida da equipe tomou um rumo dramático quando o BMW #20 saltou sobre a chicane da Variante Alta e atingiu o #7. Uma bandeira amarela em toda a pista para limpar os detritos fez com que os dois GR010 HYBRIDs parassem para trocar de piloto. Nyck retomou com um #7 levemente danificado e Ryo assumiu o #8, que então recebeu uma penalidade de drive-through por excesso de velocidade durante a bandeira amarela em toda a pista.
Quando as próximas paradas para abastecimento foram concluídas na metade da distância, Nyck estava entre os seis primeiros, enquanto Ryo agora lutava para entrar no top 10. Os oito fabricantes de Hypercar adotaram estratégias de pneus diferentes, o que significa que engenheiros e pilotos precisaram atualizar sua abordagem volta a volta para reagir às condições.
Um safety car no final da quarta hora permitiu que Kamui e Sébastien assumissem o volante de seus respectivos carros, agora com dois novos pneus médios no lado direito, mas macios bem mais antigos no lado esquerdo. Ele colocou o carro #8 de volta na pista em nono, embora estivesse a menos de 10 segundos do líder da corrida.
Isso deu início a uma disputa de duas horas pelo título de Hipercarro, com uma chuva leve criando ainda mais tensão. Sébastien parou para reabastecer apenas 20 minutos depois, em uma manobra estratégica ousada para liberar a pista e permitir voltas mais rápidas do que as possíveis em uma disputa acirrada de Hipercarro.
Kamui perseguiu o Porsche #6, que ocupava o segundo lugar, durante todo o seu turno, antes de uma ultrapassagem corajosa pouco antes do seu penúltimo pit stop. Enquanto isso, a estratégia alternativa de Sébastien ajudou o #8 a manter a liderança na última hora, enquanto os rivais à frente paravam nos boxes, embora ele precisasse se defender heroicamente da Ferrari #50 para manter a posição.
Após suas últimas paradas para abastecimento, Sébastien manteve a vantagem sobre o #50 e a batalha finalmente terminou quando a Ferrari atingiu o #8 e sofreu um furo. Tanto Sébastien quanto Kamui cuidaram cuidadosamente de seus pneus velhos durante o último trecho, com Sébastien chegando a ultrapassar o BMW #15 faltando menos de 10 minutos para o fim.
O desafio da TOYOTA GAZOO Racing pelos Campeonatos Mundiais e seus preparativos para as 24 Horas de Le Mans agora ganham força para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, no sábado, 10 de maio, a corrida final antes da equipe entrar na batalha pela sexta vitória em La Sarthe.
Comments