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Fórmula 1: Às vésperas dos testes de pré-temporada Yuki Tsunoda e Isack Hadjar falam sobre expectativas na Visa Cash App RB para 2025

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 24 de fev.
  • 3 min de leitura
Fórmula 1: Às vésperas dos testes de pré-temporada Yuki Tsunoda e Isack Hadjar falam sobre expectativas na Visa Cash App RB para 2025
Lançamento da temporada em fevereiro de 2025 em Londres - Visa Cash App RB / Red Bull Conteúdo Pool AAPC8K2G6A1H1DTUJ851

Em 2024 a Racing Bulls terminou a temporada com 46 pontos no Campeonato de Construtores, e chega para iniciar a jornada de 2025 com grandes expectativas de continuidade no crescimento.


Yuki Tsunoda, que já teve quatro temporadas ne Fórmula 1 espera que 2025 seja uma fase de continuidade  na evolução de sua carreira. Está determinado a entregar mais em todos aspectos que esteja relacionados à formação de um piloto completo pela Visa Cash App RB.


No mínimo, espero começar esta temporada de onde terminei a última. No final do ano passado, eu tinha uma mentalidade mais forte e tinha mais controle do que no começo da temporada”, disse Tsunoda, e completa “Espero que minha quinta temporada na Fórmula 1 seja uma extensão dos últimos anos, sempre fazendo progresso. Eu pretendo acertar ainda mais, para ser um piloto mais completo

 

Sobre o carro, Tsunoda acredita que o rendimento não era constante. Disse que “o carro poderia ser bom em uma pista, mas não o mesmo na seguinte”, mas também reconhece que ele mesmo poderia ter feito um pouco mais, afirmando “Claro, houve corridas em que senti que poderia ter feito melhor, mas no geral também faltou um pouco quando se trata de desenvolvimento durante a temporada, em comparação com o nosso rivais mais próximos. Nos alcançamos logo no final, mas não foi suficiente”. E já pensando no resultado esperado deste ano, o piloto já declara “necessitamos de um bom início de temporada, pois foi assim no ano passado, e precisamos  garantir que avançamos desenvolvendo melhor o carro ao longo do ano. Eu acredito essa será a chave para fazer progresso.



(Isack Hadjar, Yuki Tsunoda - Visa Cash App RB / Red Bull Conteúdo Pool AAPC8K2G6A1H1DTUJ851)
(Isack Hadjar, Yuki Tsunoda - Visa Cash App RB / Red Bull Conteúdo Pool AAPC8K2G6A1H1DTUJ851)

Como terá ao seu lado o estreante Isack Hadjar, adiantou que apesar de já tê-lo conhecido em 2018, somente agora isso está se aprofundando; mas diz saber do bom trabalho que ele – Isack – realizou nas categorias anteriores, em especial na Fórmula 2. Tsunoda lembra: “Acho que o conheci pela primeira vez em 2018, quando houve uma colaboração entre os franceses no Programa Honda Junior. Isack chegou para Suzuka para um processo seletivo da Honda, e eu já era piloto da Honda e meu trabalho era ser uma espécie de treinador para os outros. É engraçado que alguns anos depois seremos companheiros de equipe!


Já Isack Hadjar, o novo piloto da Racing Bulls, reconhece humildemente que serão muitos os desafios nesta nova etapa de sua carreira, afirmando ter muito a aprender.

 

Perguntado sobre qual poderia ser o desafio mais difícil a ser enfrentado por ele, Isack não hesita em dizer “Naturalmente, me falta experiência em todas as áreas da Fórmula 1, por isso não espero seja fácil em geral. Por exemplo, nunca corri por uma hora e meia, e essa estratégia está em um nível muito mais complexo, assim como o gerenciamento de pneus”; e completa sobre o ineditismo de alguns circuitos “além disso, existem alguns dos circuitos em que nunca corri antes e terei essa experiência pela primeira vez somente nos treinos livres. Além disso, o todo o formato do fim de semana é diferente, como ter três sessões de treinos antes da qualificação. Como novato, há muito o que aprender.


Ainda sobre os circuitos nos quais Hadjar nunca teve a oportunidade de correr, questionado sobre sua capacidade de adaptação a esses novos traçados, ele acredita que a partir do momento que se tem o domínio do carro, adaptar-se a novos circuitos é de menor relevância. Disse o piloto “O que aprendi até agora na minha carreira é que uma vez que você tenha uma boa compreensão do seu carro e como ele está se comportando, conhecer o circuito é um fator secundário, e a adaptação a isso deve acontecer muito rapidamente”, e complementa “Então, para mim não estou preocupado com esse aspecto da minha temporada”.

 

Entre 26 e 28 de fevereiro serão realizados os testes de pré-temporada, e entre 14 e 16 de março, na Austrália, é dada a largada no Campeonato Mundial, com muitas novidades na prova inaugural do calendário 2025.

 

Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 97.123/SP

Contato: +55 (11) 98265-9996

 

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