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Fórmula 1: AMG - Prévia para o Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 1 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de fev.

Foto: Sebastian Kawka
Foto: Sebastian Kawka

A etapa final da tríplice rodada acontece em Interlagos, em São Paulo.


  • Toto Talks Brasil

  • Fato: Grande Prêmio de São Paulo

  • Folha de estatísticas: Grande Prêmio de São Paulo


Toto Talks São Paulo


As duas últimas corridas em Austin e na Cidade do México não foram as mais limpas, então estamos buscando um fim de semana mais tranquilo em Interlagos. Apesar dos desafios nos EUA e no México, aprofundamos nosso aprendizado com o W15. Dada a nossa posição no campeonato, conseguimos testar as coisas com pouca penalidade. Embora ainda estejamos focados em maximizar nossos resultados a cada fim de semana, esses testes e aprendizados serão valiosos para nos preparar fortemente para 2025. Continuaremos com essa abordagem neste fim de semana no Brasil.


Interlagos é um circuito de pilotos adequado, com bastante ondulação e uma mistura desafiadora de curvas de baixa, média e alta velocidade. Dado que é o penúltimo formato Sprint do ano, teremos que executar efetivamente desde a primeira sessão para colocar o carro em uma boa janela. Sabemos que será difícil desafiar as Ferraris e as McLarens que têm parecido fortes nas corridas recentes. Ainda estaremos trabalhando duro para fazer isso e veremos onde está nosso desempenho relativo no fim de semana.


Fato: Grande Prêmio de São Paulo


  • O Autódromo José Carlos Pace é o quarto menor circuito do calendário de F1 de 2024, com apenas 4.309 km de extensão, atrás apenas de Mônaco, Zandvoort e México.

  • O local do Grande Prêmio de São Paulo está situado a 800 metros acima do nível do mar, a segunda maior altitude no calendário da F1, atrás da Cidade do México (que fica a 2.300 metros acima do nível do mar).

  • Interlagos é uma pista de dois extremos. O primeiro e o terceiro setores exigem um carro de baixo arrasto para as longas retas, mas o setor do meio é sinuoso, exigindo alta downforce. A segunda zona DRS significa que mais foco está tipicamente em maior downforce para a volta mais rápida, mas um equilíbrio ainda precisa ser encontrado com a competitividade nas retas durante a corrida.

  • São 1,2 quilômetros de direção em aceleração máxima entre a saída da Curva 12 e a zona de frenagem da Curva Um, com uma mudança de elevação de 33 metros.

  • A maior diferença de elevação é da reta de largada/chegada até a Curva 4, onde há uma queda de 40 metros na elevação.

  • A longa reta antes do início da volta também exige uma distribuição inteligente de energia do ERS para maximizar o desempenho no final da volta de saída, quando os pilotos começam sua volta rápida.

  • A curva 1 é fortemente inclinada para dentro, descarregando a roda dianteira esquerda e causando travamentos frequentes. No entanto, como o pneu está descarregado, pontos planos são menos prováveis ​​e a perda de tempo não é tão alta quanto você esperaria, devido à inclinação acentuada e à variedade de linhas de curva que os motoristas podem pegar. A variedade de linhas também é o que torna esta curva bem adequada para ultrapassagens.

  • A grade de subida exige que os motoristas encontrem o equilíbrio entre segurar o carro nos freios o mais suavemente possível, sem rolar para trás.

  • Da curva 10 à curva 6 (cerca de 3,5 km de distância), o pneu dianteiro esquerdo trabalha muito pouco e, portanto, esfria rapidamente, proporcionando um desafio de engenharia complicado para manter o pneu em sua janela de temperatura.

  • Com longas retas e uma segunda zona de DRS, Interlagos é uma das melhores pistas da temporada para ultrapassagens. No entanto, pode ser difícil para o carro defensor administrar sua bateria, pois não há muitas zonas de frenagem grandes para recuperar energia.

  • O Grande Prêmio de São Paulo é o quinto Sprint de F1 da temporada de 2024, restando apenas o Catar no calendário Sprint desta temporada.

  • Este será o quarto ano consecutivo que o circuito sediará um fim de semana de Sprint.

  • Interlagos é um circuito muito fluido com muitas entradas de curva combinadas (onde você faz curvas e freia ao mesmo tempo), o que significa que boa estabilidade é importante. No entanto, você também precisa de uma boa dianteira para o setor médio de baixa velocidade.

  • As temperaturas nas pistas podem atingir algumas das mais altas da temporada no Brasil, até 60°C. E tempestades são comuns nessa época do ano, o que pode potencialmente apimentar o fim de semana.

  • Desde 2021, a corrida ao redor do circuito é conhecida como Grande Prêmio de São Paulo.

  • Valtteri Bottas venceu a corrida inaugural de F1 Sprint em Interlagos em 2021. Um ano depois, George Russell venceu sua primeira corrida de F1 Sprint no local.

  • Um dia depois, em 2022, George venceu seu primeiro Grande Prêmio de F1, liderando em W13 por 1-2, com Lewis atrás.

  • Lewis tem três vitórias no circuito (2016, 2018 e 2021) e em 2022 o heptacampeão mundial foi nomeado cidadão honorário do Brasil em uma cerimônia oficial.

  • O time tem seis vitórias no total em Interlagos. Além das quatro de Lewis e George, Nico Rosberg também venceu em São Paulo (2014 e 2015).


Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz AMG Petronas

Fonte: Mercedes-Benz F1 Press Releases


Editor responsável pela seleção:

Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 97.123/SP

Contato: +55 (11) 98265-9996

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