Fórmula 1: AMG - Prévia para o Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos
- Carlos Rossi | Kabé
- 1 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.

A etapa final da tríplice rodada acontece em Interlagos, em São Paulo.
Toto Talks Brasil
Fato: Grande Prêmio de São Paulo
Folha de estatísticas: Grande Prêmio de São Paulo
Toto Talks São Paulo
As duas últimas corridas em Austin e na Cidade do México não foram as mais limpas, então estamos buscando um fim de semana mais tranquilo em Interlagos. Apesar dos desafios nos EUA e no México, aprofundamos nosso aprendizado com o W15. Dada a nossa posição no campeonato, conseguimos testar as coisas com pouca penalidade. Embora ainda estejamos focados em maximizar nossos resultados a cada fim de semana, esses testes e aprendizados serão valiosos para nos preparar fortemente para 2025. Continuaremos com essa abordagem neste fim de semana no Brasil.
Interlagos é um circuito de pilotos adequado, com bastante ondulação e uma mistura desafiadora de curvas de baixa, média e alta velocidade. Dado que é o penúltimo formato Sprint do ano, teremos que executar efetivamente desde a primeira sessão para colocar o carro em uma boa janela. Sabemos que será difícil desafiar as Ferraris e as McLarens que têm parecido fortes nas corridas recentes. Ainda estaremos trabalhando duro para fazer isso e veremos onde está nosso desempenho relativo no fim de semana.
Fato: Grande Prêmio de São Paulo
O Autódromo José Carlos Pace é o quarto menor circuito do calendário de F1 de 2024, com apenas 4.309 km de extensão, atrás apenas de Mônaco, Zandvoort e México.
O local do Grande Prêmio de São Paulo está situado a 800 metros acima do nível do mar, a segunda maior altitude no calendário da F1, atrás da Cidade do México (que fica a 2.300 metros acima do nível do mar).
Interlagos é uma pista de dois extremos. O primeiro e o terceiro setores exigem um carro de baixo arrasto para as longas retas, mas o setor do meio é sinuoso, exigindo alta downforce. A segunda zona DRS significa que mais foco está tipicamente em maior downforce para a volta mais rápida, mas um equilíbrio ainda precisa ser encontrado com a competitividade nas retas durante a corrida.
São 1,2 quilômetros de direção em aceleração máxima entre a saída da Curva 12 e a zona de frenagem da Curva Um, com uma mudança de elevação de 33 metros.
A maior diferença de elevação é da reta de largada/chegada até a Curva 4, onde há uma queda de 40 metros na elevação.
A longa reta antes do início da volta também exige uma distribuição inteligente de energia do ERS para maximizar o desempenho no final da volta de saída, quando os pilotos começam sua volta rápida.
A curva 1 é fortemente inclinada para dentro, descarregando a roda dianteira esquerda e causando travamentos frequentes. No entanto, como o pneu está descarregado, pontos planos são menos prováveis e a perda de tempo não é tão alta quanto você esperaria, devido à inclinação acentuada e à variedade de linhas de curva que os motoristas podem pegar. A variedade de linhas também é o que torna esta curva bem adequada para ultrapassagens.
A grade de subida exige que os motoristas encontrem o equilíbrio entre segurar o carro nos freios o mais suavemente possível, sem rolar para trás.
Da curva 10 à curva 6 (cerca de 3,5 km de distância), o pneu dianteiro esquerdo trabalha muito pouco e, portanto, esfria rapidamente, proporcionando um desafio de engenharia complicado para manter o pneu em sua janela de temperatura.
Com longas retas e uma segunda zona de DRS, Interlagos é uma das melhores pistas da temporada para ultrapassagens. No entanto, pode ser difícil para o carro defensor administrar sua bateria, pois não há muitas zonas de frenagem grandes para recuperar energia.
O Grande Prêmio de São Paulo é o quinto Sprint de F1 da temporada de 2024, restando apenas o Catar no calendário Sprint desta temporada.
Este será o quarto ano consecutivo que o circuito sediará um fim de semana de Sprint.
Interlagos é um circuito muito fluido com muitas entradas de curva combinadas (onde você faz curvas e freia ao mesmo tempo), o que significa que boa estabilidade é importante. No entanto, você também precisa de uma boa dianteira para o setor médio de baixa velocidade.
As temperaturas nas pistas podem atingir algumas das mais altas da temporada no Brasil, até 60°C. E tempestades são comuns nessa época do ano, o que pode potencialmente apimentar o fim de semana.
Desde 2021, a corrida ao redor do circuito é conhecida como Grande Prêmio de São Paulo.
Valtteri Bottas venceu a corrida inaugural de F1 Sprint em Interlagos em 2021. Um ano depois, George Russell venceu sua primeira corrida de F1 Sprint no local.
Um dia depois, em 2022, George venceu seu primeiro Grande Prêmio de F1, liderando em W13 por 1-2, com Lewis atrás.
Lewis tem três vitórias no circuito (2016, 2018 e 2021) e em 2022 o heptacampeão mundial foi nomeado cidadão honorário do Brasil em uma cerimônia oficial.
O time tem seis vitórias no total em Interlagos. Além das quatro de Lewis e George, Nico Rosberg também venceu em São Paulo (2014 e 2015).
Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz AMG Petronas
Fonte: Mercedes-Benz F1 Press Releases
Editor responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Commentaires