top of page

Fórmula 1: Após elogios a Max Verstappen, Aston Martin entra em negociação para a contratação do tetracampeão, podendo ser a maior na história da F-1

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 30 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de abr.


Fórmula 1: Após elogios a Max Verstappen Aston Martin entra em negociação para a contratação do tetracampeão podendo ser a maior na história da F-1. Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport
Red Bull Content Pool - AACJS4L2ESBG8Z9F45HX - Press Releases

30/01/2025 - Embora tenha deixado o cargo de engenheiro-chefe de pista da Aston Martin no início deste ano, em entrevista ao RacingNews365, Mike Krack não economizou elogios ao piloto holandês Max Verstappen. Declarou que a conquista do tetracampeão  “foi uma obra-prima”, ressaltando que apesar de 2024 não ter sido um ano bom para a Red Bull, foi possível que a “excelência” de Verstappen ficasse evidente.


Referindo-se especificamente ao GP do Brasil, em Interlagos, no ano passado, onde Verstappen venceu a prova mesmo tendo largado em P17, Mike Krack ressaltou sua grande admiração por ele. Disse que “o [título] deste ano foi provavelmente o melhor que vimos dele, com um carro que estava trazendo dificuldades”. E como essa corrida foi marcada pela fortíssima chuva, Krack ainda disse “E você viu essa excelência surgir. Você vê o verdadeiro campeão quando as coisas ficam realmente difíceis.” 

 

Não é segredo que a Aston Martin planeja ser uma equipe de ponta da Fórmula 1, tendo construído uma nova fábrica de última geração em Silverstone, e fechado parceria com a Honda para fornecimento de motores a partir de 2026. Além disso, a equipe britânica tem contratado nome de peso, dentre os quais está o renomado Adrian Newey, que é justamente o responsável pelos projetos vencedores da Red Bull. Obviamente, a contratação de Verstappen é o ponto principal dessa estratégia.


O contrato do tetracampeão Max Verstappen com a Red Bull tem vigência até o final da temporada de 2028, mas tem havido rumores de que a Aston Martin está disposta a uma abordagem agressiva de negociação com a finalidade de contratar o piloto holandês.


Há relatos de que esse acordo pode ir além de £ 1 bilhão (um bilhão de liras esterlinas). A possível troca de equipe tem sido amplamente discutida nos bastidores, considerando aspectos técnicos, estruturais e históricos do esporte.


Após o jornalista Mark Hughes – especialista em Fórmula 1 – ter dito que as tratativas entre Verstappen e a Aston Martin já estão em andamento, as especulações ganharam ainda mais força. Por enquanto, Verstappen e a Red Bull rejeitam qualquer narrativa que fale nessa possibilidade, apesar de haver fatores internos que podem efetivamente aumentar o desejo de Max mudar para a Aston Martin. Entre elas, já faz um tempo que há tensão entre o pai do piloto, Jos Verstappen, e Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull; e isto tudo somado a algumas alterações estruturais na equipe, podem forçar a decisão do tetracampeão em sair da Red Bul

 

  1. Fatores que podem ser decisivos para ida de Verstappen para a Aston MartinParceria com a Honda – O forte relacionamento de Verstappen com a fabricante japonesa pode ser um fator-chave em sua decisão.

  2. Contratação de Adrian Newey – O engenheiro que ajudou a Red Bull a dominar a Fórmula 1 pode desempenhar um papel crucial na atração de Verstappen.

  3. Forte investimento na equipe – A Aston Martin fortaleceu sua infraestrutura e investiu em novas tecnologias e profissionais renomados.

  4. Ambição de Lawrence Stroll – O dono da equipe quer estabelecer a Aston Martin como uma das principais forças do esporte.

  5. Oportunidade de se tornar o primeiro campeão da Aston Martin – Verstappen pode fazer história ao vencer o primeiro título de F1 da era moderna da equipe.


Apesar de não estar divulgado, apesar do contrato entre Verstappen e Red Bull ter validade até o final da temporada de 2028, há boatos de que existem cláusulas permitindo a saída antecipada do piloto em situações específicas; e uma dessas cláusulas estaria atrelada à presença de Helmut Marko, um dos conselheiros mais influentes da equipe. E ultimamente rumores surgiram no sentido de que essa previsão contratual teria sido modificada ou extinta, o que em tese viabilizaria uma possível negociação com outra equipe.

 

O quanto disso é verdade ou boato só o tempo dirá, e a nós só resta esperar.

 


Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 97.123/SP

Contato: +55 (11) 98265-9996

 

Comments


bottom of page