Fórmula 1: Ferrari revela o SF-25
- Carlos Rossi | Kabé
- 19 de fev.
- 6 min de leitura

Maranello, 18 de fevereiro de 2025 – O grande evento de lançamento do F1 75 desta noite na O2 Arena de Londres pode ser visto como o início da temporada de Fórmula 1 de 2025 e a Scuderia Ferrari HP apresentou a pintura do novo carro, assistida pelo CEO Benedetto Vigna, o chefe de equipe Fred Vasseur e os pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton, bem como representantes dos parceiros da equipe. Amanhã, o SF-25 deve fazer sua estreia na pista a portas fechadas em Fiorano, correndo até 200 quilômetros em seu primeiro shakedown, pouco antes de seguir para o Bahrein para a única sessão de testes de pré-temporada, de 26 a 28 de fevereiro.
Continuidade e mudanças. O nome do carro, SF-25, segue o padrão dos últimos dois anos e destaca a estabilidade dos regulamentos. É o 71º carro de Fórmula 1 construído pela Ferrari, o quarto da segunda geração de carros de efeito solo introduzidos em 2022. No entanto, é um carro completamente novo, utilizando soluções técnicas diferentes das adotadas no passado. A mudança mais visível iniciada pela equipe liderada por Loic Serra é, sem dúvida, a feita na suspensão dianteira que muda de um design de pushrod para um pull rod. O pensamento por trás dessa mudança na arquitetura era limpar o fluxo de ar ao redor do carro, ao mesmo tempo em que dava maior espaço para desenvolvimento aerodinâmico adicional, que havia sido praticamente esgotado com a iteração anterior. O carro é uma evolução em todos os aspectos quando comparado ao do ano passado, o que forneceu um bom ponto de partida. Ele foi projetado com o objetivo de maximizar o potencial de desenvolvimento do carro, em uma temporada em que, graças à longa estabilidade dos regulamentos, agora em seu último ano, pode-se esperar que o grid seja extremamente equilibrado, com apenas milésimos de segundo no tempo de volta fazendo a diferença.
Otimização. Com os regulamentos relacionados à sua arquitetura congelados desde 2022, a Unidade de Potência não apresenta inovações técnicas. No entanto, isso não significa que não havia margem para melhorias adicionais. A estabilidade dos regulamentos também significou que o foco mudou para uma otimização adicional da estratégia de uso da unidade de potência em um esforço para adaptá-la para se adequar a cada situação de fim de semana de corrida e extrair o máximo potencial de seu desempenho. Garantir a confiabilidade é um trabalho sem fim e, durante o inverno, apesar de uma redução adicional nas horas permitidas de funcionamento do banco de testes, o trabalho foi realizado para analisar e revisar cada processo e as lições aprendidas na temporada de 2024, para garantir a confiabilidade em todas as áreas.
Cores e detalhes. Como ficou evidente em Londres esta noite, a pintura também mudou significativamente, apresentando uma mistura perfeita de passado, presente e futuro, com uma declaração de estilo, poder e tradição. O tom mais escuro do 2025 Racing Red com seu acabamento fosco evoca décadas de corrida, inspirando-se nos tons intensos dos primeiros dias da Scuderia, com uma faixa branca angular e ousada se destacando como uma característica distintiva do carro, simbolizando dinamismo e uma visão que olha para o futuro. Entre as áreas principais estão detalhes que equilibram a tradição com a modernidade, com listras finas e brilhantes vermelhas e brancas que lembram o cuidado com a alfaiataria aplicado às roupas e carros que a Ferrari produz todos os dias. O contraste entre branco e vermelho é uma homenagem à história e identidade da marca e à evolução contínua do estilo Ferrari, um manifesto de esportividade refinada e estética atemporal. O detalhe brilhante na carroceria contrasta com o detalhe fosco no acabamento brilhante do 499 Hypercar, que compete no Campeonato Mundial de Endurance, destacando o DNA Maranello compartilhado por esses dois carros, competindo nos dois campeonatos de automobilismo mais importantes. Os aros das rodas também são inteiramente vermelhos, enquanto os números nos carros de Charles e Lewis são brancos, na fonte oficial da Ferrari, Ferrari Sans.
Shakedown e depois teste. Como já mencionado, após o shakedown de Fiorano, o SF-25 seguirá para o Bahrein e o único teste oficial de pré-temporada, antes da corrida começar na Austrália em 16 de março.
Fred Vasseur, Diretor da Equipe
“O lançamento deste novo carro é um momento muito emocionante e orgulhoso para todos na equipe. Meses de trabalho duro foram investidos neste SF-25 graças aos esforços dedicados de todos na equipe em Maranello e estamos animados para ver o fruto do nosso trabalho tomar forma e nos preparar para ir para a pista. Na temporada passada, lutamos pelo título de Construtores até a última curva e agora estamos determinados a construir sobre isso, começando dessa base sólida com o objetivo de ganhar os dois títulos. Temos uma nova formação de pilotos com Lewis se juntando a Charles e nos sentimos prontos como uma equipe para dar o passo extra necessário para sermos os melhores. Estamos cientes dos desafios que nos aguardam, mas estamos prontos para dar tudo de nós, para sermos competitivos no mais alto nível, sabendo que também podemos contar com o apoio e entusiasmo de nossos fãs, que sempre nos inspiram. Agora é hora de nos concentrarmos no trabalho em mãos e deixar a pista falar. Mal posso esperar para esta temporada começar.”
Loic Serra, Diretor Técnico de Chassis
“O SF-25 é uma evolução do SF-24, o que nos deu um excelente ponto de partida para trabalhar. Dito isso, trabalhamos duro, mudando 99% do carro, evoluindo sua arquitetura para maximizar o desempenho. A suspensão dianteira pull rod é apenas a mais óbvia de muitas mudanças significativas. Podemos esperar que a próxima temporada seja muito disputada, com resultados decididos por milésimos de segundo. Estamos todos prontos para dar o nosso melhor para encontrar esses ganhos, mesmo os marginais, que podem fazer a diferença. Estamos ansiosos para ser competitivos desde a primeira corrida.”
Enrico Gualtieri, Diretor Técnico PU
“Este momento é o ápice de semanas de trabalho duro e determinação e estamos muito entusiasmados com a próxima temporada. A unidade de potência de 2025 foi desenvolvida no contexto de regulamentações que foram congeladas desde 2022, mas continuamos totalmente comprometidos como sempre em extrair o máximo de cada um de seus componentes. Trabalhamos duro em todas as estratégias e procedimentos de controle para garantir que cada componente possa funcionar em todas as pistas e eventos. A confiabilidade continua sendo uma prioridade máxima e continuamos a nos concentrar na preparação, qualidade e consistência para que possamos ter o desempenho no mais alto nível na pista. A temporada de 2025 apresenta alguns desafios únicos, mas estamos prontos para enfrentá-los, tendo prestado atenção obsessiva a cada detalhe. Estamos confiantes de que o SF-25 nos permitirá atingir nossos objetivos.”
Charles Leclerc #16
“Estou realmente animado com o lançamento do SF-25. Todos os anos nos esforçamos muito para melhorar e toda a equipe tem trabalhado arduamente há meses. A temporada passada foi uma luta muito acirrada e chegamos muito perto de levar o título. Este ano, nossa meta é clara: queremos ganhar o Campeonato Mundial de Construtores e minha meta pessoal é ganhar o Título de Pilotos. Desde que Lewis se juntou à equipe, já estamos trabalhando muito próximos e acredito que sua experiência e abordagem serão uma fonte de inspiração para mim. Estou física e mentalmente mais do que pronto para enfrentar esta nova temporada e mal posso esperar para entrar na pista e fazer tudo o que puder para colocar a Scuderia Ferrari HP de volta ao topo.”
Lewis Hamilton #44
“Minhas primeiras semanas foram absolutamente incríveis e eu vi em primeira mão a paixão e dedicação de toda a equipe, então a revelação hoje do meu primeiro carro Scuderia Ferrari HP é realmente emocionante. Tanto trabalho duro foi feito para nos preparar para a temporada que está por vir e não poderíamos estar mais famintos ou determinados a ter sucesso. Entrei no ano com tanta expectativa para este novo capítulo, e estou ainda mais energizado agora pelo espírito e crença de todos que conheci no mês passado. Eu não poderia estar mais orgulhoso de estar nesta jornada com eles. Mal posso esperar para entrar na pista com Charles, empurrar uns aos outros para frente e fazer tudo o que pudermos para levar a equipe ao topo.”
Fonte: Fórmula Scuderia Ferrari - Press Releases
Editor responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments