Fórmula 1: Largando a partir da 4ª fila a Ferrari HP se frustra com a qualificação para o GP da Austrália
- Carlos Rossi | Kabé
- 15 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mar.

São Paulo, 15 de março de 2025. Contrariando as expectitivas da Ferrari após os treinos livres, Leclerc e Hamilton largarão atrás de Yuki Tsunoda (Visa Cash App RB) e Alexander Albon (Williams)
Do Qualy 1 ao Qualy 3.
Para a primeira sesão de qualificação Leclerc e Hamilton foram para a pista com pneus macios novos, e inicialmente viraram suas melhores voltas em 1:16,463 e 1:16,764, o que melhoraram em seguida para 1:16,029 e 1:16,402, mas Hamilton ainda conseguiu evoluir e melhorar para 1:16,029, tal como seu companheiro.

Foram para a segunda fase e em suas SF-25s novamente estavam montados os pneus macios, só que desta vez usados. Nessa configuração Leclerc e Hamilton registraram suas melhores voltas em 1:15,838 e 1:16,073. Fizeram a substituição dos pneus por outros macios, porém jogos novos desta vez; e conseguem ser mais rápidos cravando respectivamente 1:15,827 e 1:15,929. Assim, seguiram para a próxima sessão classificatóra.
Na parte da qualificação a Scuderia Ferrari HP teve ambos os pilotos com pneus macios, mas enquanto Leclerc saiu com pneus novos, Hamilton preferiu os usados. Deram as primeiras voltas e Leclerc marcou 1:15,755 como seu melhor tempo, ficando provisoriamente em P3; e Hamilton, mais lento, viu o cronômetro parar em 1:16,327, ficando por hora em P7. Trocados os pneus de ambas SF-25s para jogos novos macios, Leclerc não conseguiu melhorar seu tempo e caiu para P7, enquanto Hamilton teve ganhos de tempo cravando 1:15,973, ficando em P8 no grid.

Desta forma, muito diferentemente do que todos esperavam, principalmente os tifosis, a Scuderia Ferrari HP dará inicio à temporada de 2025 largando na quarta fila do Grande Prêmio da Austrália, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton nas sétima e oitava posições.
Claro que isto está longe de significar que o Grande Prémio australiano já está definido para a Scuderia Ferrari HP, pois as SF-25s são muito boas, e os pilotos experientes. Some-se a isso o fato de que numa corrida de Fórmula 1 tudo pode acontecer. No caso da corrida deste domingo, que terá 56 voltas (306 km) há ainda mais incertezas, principalmente diante da previsão de chuva forte em Melbourne, com grande possibilidade de cair sobre o Circuito Albert Park durante a prova.
O que disseram
"No geral, simplesmente não tivemos bom ritmo hoje. Espera-se chuva e condições complicadas para a corrida, então daremos tudo de nós e veremos o que é possível", Charles Leclerc #16.
"Não é bem onde queríamos estar, mas no geral, estou satisfeito com o progresso que fizemos nos últimos dois dias. Não esperávamos estar oito ou nove décimos atrás da pole, mas dado que este é um fim de semana de estreias para mim, não subestimei o quão íngreme seria a curva de aprendizado. Charles tem mais experiência com os carros da Ferrari; é claro, mas estou construindo essa confiança e aprendendo a desbloquear seu potencial. Agora vamos abaixar a cabeça e tentar descobrir como podemos diminuir a diferença. Amanhã vai ser um desafio, especialmente porque não dirigi este carro no molhado, mas vamos dar tudo de nós para ter uma primeira corrida positiva e estar lá no topo", Lewis Hamilton #44.
"Obviamente, não podemos ficar satisfeitos com o resultado da qualificação de hoje. Não parecemos tão ruins no Q1 e Q2, pois estávamos um a dois décimos atrás dos McLarens. No entanto, no Q3, não fizemos um bom trabalho porque não conseguimos correr no mesmo ritmo que nossos oponentes e, como resultado, nos encontramos em posições que não refletem nosso verdadeiro potencial. A corrida de amanhã pode ser um cenário completamente diferente, pois nosso ritmo foi bom ontem e a previsão é de chuva. Os pontos serão entregues amanhã, e devemos fazer um bom trabalho agora, preparando cada detalhe. Eu realmente acredito que temos potencial para levar muitos pontos para casa", Fred Vasseur – Chefe da equipe.
Grid do GP da Austrália de 2025
Lando Norris (ING/McLaren) - 1min15s096
Oscar Piastri (AUS/McLaren) - 1min15s180
Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min15s481
George Russell (ING/Mercedes) – 1min15s546
Yuki Tsunoda (JAP/RB) – 1min15s670
Alexander Albon (TAI/Williams) – 1min15s737
Charles Leclerc (MON/Ferrari) – 1min15s755
Lewis Hamilton (ING/Ferrari) – 1min15s973
Pierre Gasly (FRA/Alpine) – 1min15s980
Carlos Sainz (ESP/Williams) – 1min16s062
Isack Hadjar (ALG/RB) – 1min16s175
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) – 1min16s453
Lance Stroll (CAN/Aston Martin) – 1min16s483
Jack Doohan (AUS/Alpine)– 1min16s863
Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber)– 1min17s520
Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) – 1min16s525
Nico Hülkenberg (ALE/Sauber)– 1min16s579
Liam Lawson (NZL/Red Bull)– 1min17s094
Esteban Ocon (FRA/Hass)– 1min17s147
Oliver Bearman (ING/Hass) – Sem tempo registrado.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996
Comments