top of page

Fórmula 1: Lewis Hamilton não estreou como o mundo da Ferrari esperava, e Lando Norris vence para McLaren no Circuito de Albert Park

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 16 de mar.
  • 5 min de leitura

Lando Norris no Grande Prêmio de F1 da Austrália - 2025 (Foto de Clive Mason/Getty Images
Lando Norris no Grande Prêmio de F1 da Austrália - 2025 (Foto de Clive Mason/Getty Images)

A chuva que se abateu sobre a pista durante a corrida fez com que a inauguração do calendário fosse cheia de surpresas no Circuito de Albert Park, na Austrália

 

São Paulo, 16 de março de 2025. Como previa a meteorologia, a corrida aconteceu embaixo de chuva, que por alguns instantes dava curtas tréguas. Durante as 57 voltas no circuito de 5,278 km de Albert Park – em Melbourne/Austrália, a chuva que alternava entre forte, moderada e breves estiagens fez com que pilotos e equipes dedicassem boa parte do tempo pensando sobre o que fazer com relação às trocas de pneus.

 

Frustrante foi a estreia de Isack Hadjar, que nem chegou a largar. Ainda na volta de apresentação e aquecimento de pneus, o novato da Visa Cash App RB jogou com o volante para sentir a aderência do carro, perdeu o controle e acabou colidindo contra o muro. Fim de prova que para ele nem começou. Assim que possível Hadjar se desculpou e tentou explicar o ocorrido. “Sinto-me envergonhado hoje, e só posso aprender com meu erro e pedir desculpas à equipe. Havia condições complicadas lá fora, e na volta de apresentação, tentei preparar os pneus o máximo que pude, mas infelizmente, rodei e o carro ficou descontrolado; eu me senti apenas um passageiro antes de bater no muro. Agora olho para frente para estar pronto para correr na China na próxima semana”, disse ele.


Charles Leclerc e Lewis Hamilton no GP da Austrália – Scuderia Ferrari Press Releases
Charles Leclerc e Lewis Hamilton no GP da Austrália – Scuderia Ferrari Press Release

 

De uma forma rápida e resumida, com chuva foi dada a largada e antes de completar a primeira volta Verstappen fez a ultrapassagem sobre Oscar Piastri assumindo da segunda posição, e poucos segundo depois disso já é dada a bandeira amarela com entrada de safety car pelo fato do estreante da Alpine, Jack Doohan, bater com força contra o muro.


Doohan tentou falar sobre o assunto, mas sem comentar o erro que cometeu; “foi um final infeliz para um fim de semana positivo no geral. Foi o resultado de uma combinação de fatores que analisaremos juntos como uma equipe para aprender e garantir que isso não aconteça novamente. (...). No geral, o fim de semana foi ótimo, os fãs foram incríveis, a atmosfera foi incrível e ter a oportunidade de dirigir na frente de uma multidão em casa para minha estreia na temporada foi especial”, declarou o novo piloto da Alpine.

 

Não demorou quase nada para que o experiente Carlos Sainz também perdesse o controle e batesse sua Williams, tendo que abandoar a disputa. Nesse momento o brasileiro Gabriel Bortoleto tinha avançado para P14, atrás do também estreante da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli.

 

Quando da saída do safety car, as seis primeiras posições eram ocupadas por Lando Norris na ponta, seguido de Max Verstappen, Oscar Piastri, George Russell, e Charles Leclerc.

Mercedes Press Releases - Jiri Krenek
Mercedes Press Releases - Jiri Krenek

 Rapidamente Lando Norris abriu mais de um segundo de vantagem sobre Verstappen, o que liberaria o uso das asas móveis [DRS], mas isto não estava autorizado por causa da pista molhada. Foi apenas depois de 12 voltas completadas, com o asfalto um pouco mais seco, porém ainda úmido, que a direção de provas liberou o uso da DRS.

Na entrada da 18ª volta, Piastri conseguiu superar Verstappen e retomar a segunda colocação; e na 34ª volta Fernando Alonso também perde o controle de sua Aston Martin e bate no muro, saindo da corrida. Até que esse carro seja retirado da pista o  safety car conduziu a corrida, e pelo fato de o asfalto estar mais seco Hamilton aproveitou para trocar seus pneus.

Logo em seguida muitos outros pilotos fizeram o mesmo, e diante das incertezas climáticas, alguns optaram por pneus médios, outros por duros, cada um conforme o modo que acreditava ser o mais plausível diante daquele cenário.

Com a saída do safety car na volta 41, a corrida foi retomada com Lando Norris na ponta, seguido de seu companheiro de equipe Oscar Piastri, Max Verstappen, George Russell, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda , Alexander Albon, Lewis Hamilton, Pierre Garsly, e Kimi Antonelli nas 10 primeiras posições.


Yuki Tsunoda durante o Grande Prêmio de F1 da Austrália - 2025 (Foto de Clive Mason/Getty Images)]
Yuki Tsunoda durante o Grande Prêmio de F1 da Austrália - 2025 (Foto de Clive Mason/Getty Images)

Durante a volta 43 chegou a informação de que o brasileiro, Gabriel Bortoletto, foi penalizado com 5 segundos por uma falha de sua equipe que o liberou da saída do serviço de box em momento errado, quase provocando um acidente. O piloto não teve culpa, já que seguiu a orientação de sua equipe, a Sauber.

 

Foi durante a volta 43 que voltou a chover em Melbourne, e numa intensidade capaz de fazer alguns pilotos terem que repensar suas estratégias e mudarem os pneus novamente. Entretanto, antes que isso fosse começasse acontecer – na volta 44 – as duas Mclarens acabaram escapando da pista, com Norris caindo para terceira posição – atrás de Verstappen e Tsunoda - e Oscar Piastri parando na grama.

 

Diante desse revés, Norris já se dirigiu paro o box e trocou os pneus, retornando para corrida em sexto lugar; Verstappen seguia liderando com Tsunoda em segundo.

Com a chuva ficando mais forte Max Verstappen preferiu não arriscar e foi para a troca de pneus.


Outra bandeira amarela com safety car na volta 47, pois Liam Lawson e Bortoleto perderam o controle dos seus carros e bateram no muro, em locais diferentes da pista; não foi choque entre eles. Neste momento Norris está na frente, seguido por Verstappen, Russell, Albon, Antonelli nas cinco primeiras posições.


A prova é retomada apenas há cinco voltas para o final, e Norris acelera forte. Mas seguido de perto por Verstappen que faz o máximo para se aproximar e tentar a ultrapassagem, mas não consegue.


A corrida termina com vitória de Lando Norris para a McLaren, e o tetracampeão Verstappen em segundo lugar. Kimi Antonelli que terminou a prova em quarto lugar sofre punição de 5 segundo e volta para P5, atrás de Albon.

 

Feliz com sua vitória, Lando Noris disse: "É um começo de ano incrível e a equipe me deu um carro incrível desde o começo. Embora tenha sido uma corrida difícil devido às condições imprevisíveis e à pressão de Oscar e Max, me senti confortável e confiante. Foi um ótimo final de semana. Agora precisamos ir para a China, fazer tudo de novo e continuar de lá. Há uma longa temporada pela frente, e temos que manter a cabeça baixa e continuar pressionando”.

 

Já no próximo final de semana, nos dias 21 a 23 de março, acontece o Grande Prêmio da China, que a depender do que vimos na rodadada inaugural, promete um verdadeiro espetáculo do automobilismo.

 

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996


Kommentare


bottom of page