Fórmula 1: Russel termina em 4º e Hamilton em 14º no Grande Prêmio de Interlagos pela Mercedes
- Carlos Rossi | Kabé
- 3 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.

Resultados de batalha para George em P4 e Lewis em P10 em Interlagos
George Russell terminou em quarto e Lewis Hamilton em décimo no Grande Prêmio de São Paulo no domingo.
Em um cronograma comprimido de domingo, a qualificação e a corrida foram realizadas no mesmo dia, com a qualificação ocorrendo no horário incomumente cedo, às 07h30, horário local.
George liderou o grid na Curva 1 após uma largada forte na P2, e liderou o grid até que um período de VSC foi encerrado na volta 28.
Aproveitando o período do VSC, que coincidiu com uma forte chuva, a equipe chamou George aos boxes para instalar novos pneus intermediários, seguido por Norris da P2.
George retornou na quarta posição e foi ultrapassado por Norris na quinta posição antes da bandeira vermelha da corrida.
Retomando após a bandeira vermelha, George subiu para P4, mas não conseguiu progredir mais sem a assistência de ultrapassagem da DRS.
Lewis largou em 14º devido a incidentes com outros carros na classificação e fez uma corrida acirrada para garantir o ponto final.
Lutando por aderência e confiança na traseira, Lewis passou o trecho final preso atrás do carro mais lento de Lawson, incapaz de ultrapassar nas condições molhadas.
Motorista | Grade | Resultado | Volta mais rápida | Pneu de partida | Pare um |
George Russel | P2 | P4 | 1:21.645 | Intermediário | Intermediário (volta 28) |
Lewis Hamilton | P14 | P10 | 1:22.041 | Intermediário | Intermediário (bandeira vermelha) |
George Russel
Foi uma corrida intensa e há muito para analisarmos e aprendermos. Comecei bem e fiquei surpreso com o ritmo no trecho inicial – não tínhamos a pressão certa dos pneus no set e esperávamos que caíssem, então isso foi encorajador. Quando o VSC chegou com chuva forte, eu estava a favor de ficar de fora, pois pensei que haveria uma bandeira vermelha – era como dirigir um ponto em pontos, com aquaplanagem nas retas. Parei e Lando também, e terminamos em P4 e P6 na chegada, enquanto os carros que ficaram de fora terminaram na frente. Mas é fácil tomar a decisão depois da corrida, e estamos juntos nisso, tentando tomar as melhores decisões com as informações que temos disponíveis. Acho que teríamos ficado em P4 no início do fim de semana; mas é claro, depois de nos classificarmos em P2 e corrermos na liderança na primeira metade da corrida, é difícil não sentir algum arrependimento pela oportunidade que perdemos hoje.
Lewis Hamilton
Foi uma corrida muito difícil para nós hoje – e provavelmente um dos fins de semana de corrida mais difíceis da temporada, para ser honesto. O carro tem sido muito difícil de dirigir durante todo o fim de semana, e ele não engatou em nenhum momento durante a corrida. Mas mesmo com os resultados de hoje, é difícil sair chateado porque os fãs aqui são incríveis. Foi um dia tão incomum com a sessão de qualificação antecipada, e eles estavam na fila desde as 04:00 desta manhã – e você simplesmente não pode superar esse comprometimento e positividade, não importa qual seja o resultado na pista. Foi muito emocionante dirigir o carro de Senna na frente deles esta manhã, e me conectar com a criança de cinco anos dentro de mim. Foi um momento muito especial para mim, e sou muito grato por termos conseguido fazer isso acontecer hoje, apesar das condições.
Andrew Shovlin, Diretor de Engenharia Trackside
Foi uma tripla sequência difícil para a equipe – e o último dia de competição continuou praticamente da mesma forma. A qualificação e a corrida em si foram agridoces: Lewis lutou pela confiança no carro e não passou do Q1 em uma sessão que viu vários carros terminarem fora de posição; George conseguiu construir maior confiança na traseira em particular e conquistou um forte P2 no grid. A largada abortada levou a algumas circunstâncias incomuns, mas quando a corrida propriamente dita começou, George correu forte na frente do grid até que o VSC saiu ao mesmo tempo que uma forte chuva. Queríamos usar essa oportunidade para trocar seus pneus intermediários desgastados e fomos seguidos até os boxes por Norris do segundo lugar – enquanto Verstappen e os pilotos da Alpine ficaram de fora e arriscaram em um Safety Car ou bandeira vermelha, que veio posteriormente. Quando a corrida foi retomada, com todos com pneus novos, George conseguiu passar Leclerc para P4, mas então – como vimos em todo o grid hoje – ficou preso atrás de um carro mais lento e não conseguiu ultrapassar, sem DRS disponível. Foi a mesma história para Lewis um pouco mais atrás, que subiu para os pontos, mas não conseguiu passar Lawson, apesar de várias tentativas acirradas. P4 e P10 parecem uma recompensa escassa depois de liderar a primeira parte da corrida, mas há muito para escolhermos e aprendermos neste fim de semana e nas últimas três corridas. Vamos nos concentrar nesse trabalho nos próximos dias, para nos dar a base mais forte para a última rodada tripla da temporada.
Assessoria de Imprensa Mercedes-Benz AMG Petronas
Fonte: Mercedes-Benz F1 Press Releases
Editor responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments