Fórmula 1: Scuderia Ferrari HP empolgada e ansiosa para a estreia da temporada de 2025 no Circuito de Albert Park na Austrália com os SF-25s
- Carlos Rossi | Kabé
- 12 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de mar.

A equipe está muito ansiosa para a estreia em Albert Park diante dos dados coletados nos testes do SF-25 em Bahrein
São Paulo, 12/03/2025 – Faltam poucos dias para o início da temporada de 2025 da Fórmula 1, que promete muitas emoções diante das várias novidades até o momento já conhecidas, com um total de 24 GPs, 20 pilotos e 10 equipes. O palco de abertura desta temporada será o Circuito de Albert Park, em Melbourne, na Australia. Desde 2019 a Austrália não sedia um GP de abertura do calendário da F1.
Para a Ferrari a estreia da temporada nesse local tem um significado importante, que deixa os pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton ansiosos, pois além de ser um local em que a Scuderia Ferrari HP sempre teve forte apoio e calorosa recepção pelos fãs, no ano passado a equipe saiu vitoriosa do GP conquistando as duas primeiras posições, com Carlos Sainz em primeiro e Charles Leclerc em segundo. Nesse autódromo o recorde de volta mais rápida pertence à Ferrari, com Charles Leclerc cravando 1:19.813 seg. no ano passado (2024).
É natural, portanto, que nesta etapa inaugural Leclerc e Hamilton fiquem animados e ansiosos ao mesmo tempo, principalmente considerando as mais variadas expectativas no que se refere aos novos SF-25s que estarão pilotando. Na história da Scuderia Ferrari, Lewis Hamilton e Charles Leclerc formam a 140ª dupla de pilotos da equipe, sendo a oitava a fazer uma estreia na Australia. Ao iniciar o GP em Melbourne, Lewis Hamilton será o 98º que disputou uma corrida de Fórmula 1 numa Ferrari, e será também o 78º como piloto "de fábrica" da Scuderia.Foi no ano de 1996 que, pela primeira vez, o Circuito de Albert Park (Melbourne / Austrália) sediou um GP de Fórmula 1. Seu traçado de 5,278km, com 14 curvas, oferece uma mesclagem de seções técnicas e de alta velocidade, trazendo algumas semelhanças com circuitos de ruas.
Com relação às suas 14 curvas, a 1 pode ser considerada um ponto crítico, principalmente no que se refere à volta de abertura, com uma chicane exigente e cascalho do lado de fora. Por outro lado, a curva 3 representa uma das melhores oportunidades de ultrapassagem, pois os pilotos freiam forte no final de uma reta DRS. Nas curvas 9 e 10 os pilotos devem ser muito precisos, pois essas curvas são de desaceleração de uma seção muito rápida; e o ponto de frenagem da curva 11 pode ser considerado outro local com oportunidades de ultrapassagens.
O cronograma prevê duas sessões de treinos livres, sendo a primeira às 22h30 de quinta feira e a segunda às 02:00 de sexta-feira (horário de Brasília, GMT-3). A classificação está programada para as 02h00 da madrugada de sábado (15/03), e a corrida terá sua largada à 01h00 do domingo (16/03).
Sobre as espera e as expectativas da Ferrari pelo GP da Australia, Frédéric Vasseur disse: “A espera finalmente acabou e estamos prontos para entrar na pista para a primeira corrida da temporada. Pode-se dizer que estamos voltando no tempo, já que faz alguns anos desde que a Austrália sediou a rodada de abertura. O circuito de Albert Park não é particularmente representativo do que o resto do ano nos reserva, mas nos saímos bem lá no ano passado. Todos, incluindo os pilotos, trabalharam duro durante todo o inverno na fábrica em Maranello. Charles também se esforçou mais do que nunca na academia, e Lewis fez um grande esforço para se adaptar à equipe o mais rápido possível. Acredito que temos tudo pronto para nos sairmos bem. Como sempre, vamos nos concentrar em nós mesmos esta semana, cientes de que este é apenas o início de uma temporada muito longa. Há uma semana, fomos recebidos maravilhosamente por uma enorme multidão de nossos ‘tifosi’ em Milão; e agora, em Melbourne, tentaremos dar a todos os nossos fãs mais motivos para se orgulharem de nós”.
ESTATÍSTICAS DA FERRARI
1098 GP disputados
76 temporadas na F1
Mônaco 1950 Estreia (A: Ascari 2º; R. Sommer 4º; L. Villoresi ret.)
248 (22,59%) Vitórias
253 (23,04%) Pole positions
263 (23,95%) Voltas mais rápidas
829 (25,17%) Pódios
ESTATÍSTICAS DA FERRARI GP DA AUSTRÁLIA
38 GP disputados
1985 Estreia (S. Johansson 5º; M. Alboreto ret.)
11 (28,95%) Vitórias
7 (18,42%) Pole positions
11 (28,95%) Voltas mais rápidas
28 (24,56%) Pódios
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996
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