top of page

Fórmula 1: Um início de temporada amargo para a Scuderia Ferrari HP na Austrália

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 18 de mar.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mar.

Fórmula 1: Um início de temporada amargo para a Scuderia Ferrari HP na Austrália
Leclerc e Hamilton no GP da Austrália (2025) - Scuderia Ferrari HP Press Releases


A equipe italiana vai embora da do GP Australiano com apenas 05 pontos, atrás da Sauber


São Paulo, 16 de março de 2025 – Embora tenha sido a primeira corrida do calendário de 2025, e que Hamilton ainda esteja "em fase de adaptação", após mais de um década na Mercedes, o resultado do GP da Austrália ficou extremamente abaixo das expectativas, em razão da P8 de Leclerc, e da P10 de Hamilton.


É indicutível que as condições climáticas foram fatores que dificultaram a corrida, com pista molhada, que secou, depois voltou a chover novamente. Mas essas condições estiveram presentes para todos piotos e equipes, não sendo um problema apenas para a Scuderia.


Relembrando, quando da formação do grid a chuva estava caindo sobre o Circuito de Albert Park, e já na volta de apresentação um descuido de Hadjar da Visa Cash App RB já perdeu o controle e bateu, tenso que ficar fora da largada (e corrida).


Dada a bandeira verde, Leclerc largou bem já assumindo a quinta posição após avançar sobre Tsunoda e Albon, mas Hamilton ficou amarrado no oitavo lugar, de onde largou. Esse cenário da Scuderia não mudou até que Fernando Alonso, na volta 33, batesse provocando a intervenção do safety car, haja vista que todos pilotos aproveitaram isso para trocarem os pneus, Com exeção da Ferrari que colocou pneus duros, os demais pilotos saíram com pneus slick. O safety car se retirou e a prova prosseguiu.

Foi na 45ª volta que novamente uma chuva forte se abate sobre Melbourne, molhando toda a pista, levando Lando Norris e Oscar Piastri, que faziam dobradina na ponta, escapassem da pista - Norris foi direto ao box trocar pneus.


Nessa confusão, Verstappen e ambos pilotos da Ferrari seguiram na prova. Mas como estava difícil do tetracampeão Max Verstappen manter o controle do carro com a pista molhada, logo no final da volta seguinte foi para troca de pneus. Leclerc e Hamilton ficaram mais uma volta na corrida esperançosos de que a chuva diminuiria e com isso conseguissem ir até o final. Mas, não teve jeito, a chuva não parou e as duas SF-25s foram para a troca de pneus e optaram por penus intermediários, e quando voltaram para corrida estavam em nono e décimo lugares.


Perto do final da corrida Leclerc fez a ultrapassagem sobre seu parceiro Hamilton e Pierre Gasly, assumindo o 8º lugar. Hamiton aproveito o bote e também avançou sobre o piloto francês, assumindo a 9ª colocação, mas pouco antes de acabar a prova, na última volta, Piastri fez a ultrapassagem deixando Hamilton em 10º


O que disseram:

Charles Leclerc – # 16: "Foi uma corrida difícil e há coisas que temos que rever e trabalhar. Não fomos os mais rápidos, mas nessas condições climáticas, havia uma chance de marcar alguns pontos importantes, que não conseguimos. Perdi algumas posições após o rodar na curva 11. No final, não foi tão ruim com o Safety Car que saiu mais tarde, mas paramos tarde demais para mudar colocar os pneus intermediários, perdendo posições novamente. Há duas coisas que temos que analisar. A primeira é fácil — foi meu erro. A segunda é algo que resolveremos como uma equipe, analisando nossas decisões e nos certificando de que tomaremos a decisão certa se a situação serepetir. É um processo contínuo de melhoria. Estamos decepcionados, mas é bom saber que estaremos de volta ao carro em apenas alguns dias na China para tentar novamente".


Lewis Hamilton – #44: "Não foi a largada que queríamos, mas há muito o que aprender e trabalhar desta vez. A largada foi boa, mas perdi o ritmo na curva 1 do lado de fora de Charles e fiquei preso atrás de Albon na maior parte da corrida. A chuva sempre mistura as coisas, e a estratégia se resume a tempo e um pouco de sorte. Arriscamos e ganhamos posições, mas depois a troca tardia para pneus intermediários nos custou caro, nos deixando para trás do top 10 e com muito terreno para recuperar. Lutei com a estabilidade, mas foi uma corrida importante para aprender mais sobre o carro em diferentes condições climáticas, bem como ganhar mais experiência trabalhando com uma nova equipe. McLaren e Red Bull tiveram um ritmo sério, então há trabalho a fazer, mas vamos cavar fundo. Estou ansioso para voltar ao carro no próximo fim de semana na China".


Fred Vasseur – Chefe da equipe: "Não podemos ficar felizes com o resultado de hoje, pois ele não corresponde ao potencial do nosso carro, e isso significa que, como equipe, não fizemos um bom trabalho. Charles teve uma boa largada, e Lewis também estava lutando para subir na classificação. Então, quando a chuva voltou, corremos o risco ficando na pista, assim como Max (Verstappen), mas erramos nossa estratégia ao ficar uma volta a mais para trocar os pneus, e pagamos o preço. Quanto aos pontos positivos do fim de semana, tivemos um ritmo forte na sexta-feira, tanto na qualificação quanto na corrida, igualando a Mercedes e a Red Bull, um pouco atrás da McLaren. Também é bom que em alguns dias estaremos de volta à pista, o que significa que muito em breve poderemos avaliar nosso potencial mais uma vez. É uma temporada muito longa, e só temos que continuar trabalhando duro.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996


Comments


bottom of page