Fórmula 1: Verstappen arrebenta no grid para emocionante vitória no Grande Prêmio do Brasil em Interlagos
- Carlos Rossi | Kabé
- 4 de nov. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.

Cotações da corrida e qualificação de domingo da Oracle Red Bull Racing e Visa Cash App RB em São Paulo.
Max Verstappen teve uma performance sensacional para vencer o Grande Prêmio do Brasil de domingo, largando em 17º no grid e ficando um passo mais perto de vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA pela quarta vez.
O holandês começou bem atrás após uma exibição decepcionante na classificação e uma penalidade no grid, mas dominou as condições molhadas para avançar rapidamente pelo grid e triunfar em uma corrida de bilheteria que envolveu uma bandeira vermelha, dois períodos de safety car e uma série de batidas e incidentes.
O piloto da Oracle Red Bull Racing garantirá seu quarto título consecutivo se tiver uma vantagem de pelo menos 60 pontos após a próxima corrida desta temporada: o Grande Prêmio de Las Vegas, em 23 de novembro.
O companheiro de equipe Sergio Pérez terminou em 11º lugar, enquanto a dupla de RBs do Visa Cash App, Yuki Tsunoda e Liam Lawson, converteram ótimas posições no grid de terceiro e quinto lugares em sétimo e nono lugares, respectivamente.
O que disseram
Oracle Red Bull Racing
MAX VERSTAPPEN - 1º
"Hoje foi honestamente incrível. Estou super orgulhoso de vencer aqui no Brasil, pois é um lugar especial para mim, mas também porque começamos em P17. Primeiramente, quero agradecer muito à equipe: eles fizeram um trabalho incrível, tomaram todas as decisões certas e estavam incrivelmente calmos. Tivemos uma largada muito boa, fizemos algumas boas ultrapassagens e tomamos a decisão certa de ficar na pista antes da bandeira vermelha. Sempre me sinto confiante no molhado e dirigindo nesse tipo de condição, mas hoje o carro me deu confiança para ir em frente. Foi muito bom dirigir e foi rápido, então me senti imparável hoje. Foi definitivamente uma vitória emocionante; eu estava realmente motivado e coloquei tudo nesta corrida e me surpreendi hoje, pois não esperava terminar em P1. Este foi um resultado muito forte para nós hoje e estou muito orgulhoso. Simplesmente adorável."
SERGIO PEREZ - 11º
"Foi um fim de semana misto e perdemos um pouco de sorte hoje. Nossos pneus estavam muito frios no início, o que nos limitou e então paramos nos boxes pouco antes da bandeira vermelha, estávamos do lado errado das coisas desde o início. Tivemos algumas boas batalhas lá fora, mas foi muito difícil passar. As condições foram mistas o dia todo, com a chuva entrando e saindo durante toda a sessão e também foi estranho fazer a qualificação e a corrida no mesmo dia. Estou feliz por termos conseguido correr hoje e pelos fãs poderem ver a ação da pista, pois é uma multidão muito apaixonada aqui. Um grande parabéns ao Max, ele foi forte durante todo o fim de semana e realmente avançou pelo campo hoje, é um ótimo resultado para a equipe. É o fim de uma sequência tripla e foi provavelmente nosso fim de semana mais competitivo como equipe em um tempo. Espero que as três corridas finais sejam positivas para nossa luta pelo campeonato."
CHRISTIAN HORNER - CEO e diretor da equipe
"Max deu uma aula de mestre hoje, ele foi simplesmente brilhante. Nessas condições, a habilidade do piloto realmente aparece e ele estava em uma liga própria. Como equipe, acertamos todas as decisões estratégicas e o carro teve um ótimo ritmo. Que transformação em relação a esta manhã, quando pensamos que os cinco primeiros teriam sido uma corrida incrível. Sair do 17º lugar no grid e passar por quase todo o grid foi uma performance incrível e uma das melhores de Max. Checo também teve um fim de semana mais forte e teve alguns momentos de azar durante a corrida. A equipe demonstrou hoje que nunca vamos desistir, isso ficou evidente tanto na pista quanto com toda a equipe de volta a Milton Keynes. Que ótimo resultado para a equipe, e vamos levar esse ímpeto conosco para a tripla final da temporada."
Aplicativo Visa Cash RB
YUKI TSUNODA - 7º
"Consegui meu melhor resultado de qualificação esta manhã e fiquei extremamente feliz em começar a corrida em P3. No geral, a equipe fez um trabalho fantástico e tivemos uma boa reviravolta em relação a ontem, onde fizemos muitas mudanças no carro após o Sprint, mesmo que tenha sido difícil fazer uma comparação real, pois as condições eram diferentes. Chegando à corrida desta tarde, tive uma boa largada e primeiro turno, e estou geralmente muito feliz com minha pilotagem, mas infelizmente, algumas coisas aconteceram contra nós. Durante a corrida, a Bandeira Vermelha apareceu na hora errada para nós e os Alpines marcaram muitos pontos, o que é uma pena para nossa posição no Campeonato de Construtores. No geral, as recompensas não mostram realmente nossos resultados no papel, então é definitivamente um dia de sentimentos mistos, mas é bom marcar pontos novamente. Há muitos pontos positivos para tirar deste fim de semana e continuaremos pressionando nos últimos três fins de semana de corrida."
LIAM LAWSON - 9º
"Foi uma corrida muito louca, com condições loucas hoje. Estou muito feliz pela equipe, marcamos alguns pontos muito bons, o que é importante para nós. Sinto que perdemos um pouco, de onde começamos, tivemos um pouco de azar. Nossa corrida se desfez um pouco quando fomos virados na largada pela McLaren, o que nos custou muito tempo; a partir daí foi uma pequena batalha e então lutamos para Extremes, onde também perdemos tempo. Tivemos boa velocidade, especialmente no início do turno, mas lutamos um pouco mais no final. A Alpine aproveitou ao máximo para conseguir um pódio duplo, o que é incrível para eles. Eles estão agora apenas cinco pontos à frente. É totalmente possível para nós, então, obviamente, vamos nos concentrar em marcar alguns pontos na última rodada tripla."
JODY EGGINTON - Diretor Técnico
"O dia começou bem com ambos os pilotos se classificando entre os cinco primeiros, demonstrando fortes desempenhos tanto com pneus de chuva quanto com pneus intermediários. Estávamos preparados para uma corrida forte. A primeira fase da corrida estava indo bem, com Yuki correndo forte em P3, e Liam também entregando uma abertura sólida correndo em P7. Com a chuva aumentando e as condições da pista piorando, ambos os carros mudaram para o pneu de chuva. Os dois Alpines ficaram na pista, assumindo a posição na pista, que mantiveram com a bandeira vermelha. Nosso ritmo na relargada não foi tão forte quanto precisávamos para acompanhar os carros à frente. Yuki chegou em P7, e Liam terminou em P9, passando muitas voltas defendendo de Hamilton e Perez. É bom marcar pontos com ambos os carros, no entanto, vendo o que a Alpine conquistou na corrida, ficamos frustrados, pois havia potencial para mais pontos. Vamos embora e revisar a corrida e o feedback dos pilotos para determinar o que poderíamos ter feito de diferente para estarmos prontos para Las Vegas."
LAURENT MEKIES - Diretor da equipe
"Tivemos uma qualificação incrível esta manhã. Foi um trabalho incrível dos pilotos e da equipe, onde estávamos consistentemente no topo das planilhas de tempo durante a qualificação. O forte desempenho é uma prova do trabalho duro que todos estão fazendo. A corrida foi uma montanha-russa. Sabíamos que seria complicado e dependente das condições climáticas. Estávamos em uma posição muito forte na primeira metade da corrida, com Yuki segurando a P3 com um ritmo incrível ao lado de Liam defendendo incrivelmente. Nossa corrida foi afetada quando a bandeira vermelha foi exibida, no entanto; diminuiu a vantagem de ambos os pilotos, mas isso faz parte da corrida nessas condições. Saímos com oito pontos, o que é um ótimo resultado. Parabéns a Max por uma direção brilhante e parabéns à Alpine, mesmo que os pontos que eles marcaram hoje tornem a luta ainda mais acirrada para nós nas três corridas finais. Ainda está muito perto, e tivemos um carro rápido neste fim de semana. Agora temos 19 dias antes da última rodada tripla da temporada, e estaremos trabalhando duro em casa para construir melhora no desempenho que vimos nas últimas duas corridas e extraímos cada segundo do carro. Vamos lutar muito em Las Vegas."
Red Bull Content - Pressroom CP-S18946
Editor responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
Comments