top of page

Fórmula 1: Verstappen conquista pole position no último suspiro do Grande Prêmio do Catar

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 30 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de fev.

Max Verstappen da Holanda e da Oracle Red Bull Racing se prepara para dirigir na garagem antes do Sprint antes do Grande Prêmio de F1 do Qatar no Circuito Internacional de Lusail em 30 de novembro de 2024 em Lusail City, Qatar. (Foto de Mark Thompson/Getty Images)
(Foto de Mark Thompson/Getty Images - AAWRJJ19HQF4IEIWLDU5)

O recém-coroado tetracampeão mundial de Forumla 1 da Oracle Red Bull Racing, Max Verstappen, se recuperou de uma difícil corrida Sprint para garantir a pole position para o Grande Prêmio do Catar nos momentos finais da classificação no Circuito Internacional de Lusail.


Verstappen, que garantiu seu quarto título mundial consecutivo no Grande Prêmio de Las Vegas do último fim de semana, lutou por velocidade na sexta e última corrida Sprint da temporada e não conseguiu terminar melhor que o oitavo lugar. Ele virou isso espetacularmente no Q3, no entanto, quando superou o tempo do piloto da Mercedes, George Russell, por apenas 0,055s para reivindicar sua primeira pole position desde o Grande Prêmio da Áustria em junho.


Sergio Pérez teve um dia difícil no segundo Oracle Red Bull Racing RB20. Mudanças feitas em suas mudanças no carro sob condições de parque fechado significaram que o mexicano começou o Sprint do pit lane e terminou em 20º, enquanto ele se recuperou para se classificar para o Grand Prix de domingo em nono lugar no grid.


Liam Lawson e Yuki Tsunoda, do Visa Cash App RB, tiveram dias difíceis na pista, terminando em 16º e 17º na corrida Sprint. Tsunoda se saiu melhor nas sessões de qualificação, terminando a sessão em 14º, enquanto Lawson vai começar em 17º no grid.



O que disseram:


MAX VERSTAPPEN – Sprint 8º/ Qualificação 1º



"Estou muito feliz com a forma como demos a volta por cima hoje. O Sprint foi bem chocante, tivemos muita sobreviragem e lutamos com o equilíbrio o tempo todo, e não conseguimos lutar de jeito nenhum. Mudamos o carro, mas também nos surpreendemos com a reviravolta e o desempenho na qualificação. Parecia muito melhor e o carro parecia mais consistente. Uma vez que estávamos em uma janela melhor, pude dirigir mais no limite. Estou muito satisfeito, já faz um tempo que não estávamos na pole. Estou muito orgulhoso de todos por fazerem essas mudanças e estarem nesta posição. Amanhã estamos na luta e espero que também nos divirtamos um pouco na pista."



SERGIO PÉREZ – Sprint 20º/ Qualificação 9º



"Olhando para o resto do fim de semana e para entender o que fazer com os dois carros, decidimos tirar meu carro do parque fechado para o Sprint. Isso foi para priorizar tentar algumas configurações diferentes e aprender. Isso comprometeu nosso Sprint, mas no final foi benéfico para a qualificação e, espero, para a corrida. Fizemos algumas boas melhorias, o principal foi o pneu e o primeiro setor ainda estava difícil, mas foi um bom passo de onde estávamos antes. O ritmo foi muito melhor na qualificação e o principal é que encontramos o equilíbrio. A corrida principal é amanhã, espero que tenhamos um bom ritmo, estamos parecendo melhores nas corridas longas e acho que isso está chegando até nós. O objetivo será ir com os líderes e tentar passar pelo campo, acho que podemos ser competitivos. Acho que fizemos um bom progresso hoje e isso é muito positivo."



CHRISTIAN HORNER – CEO e diretor de equipe



"Mudamos muitas coisas no carro e demos a Max um carro com o qual ele conseguiu sair e entregar a pole. Essa é nossa primeira pole oficial desde a Áustria, então isso é fantástico para todos e um grande esforço da equipe. Checo fez mudanças de configuração semelhantes às de Max, as dele eram um pouco menos agressivas e foi bom vê-lo no Q3. Foi uma qualificação importante para a equipe e é ótimo começar na frente para a corrida de amanhã. Espero que as mudanças que fizemos no carro para a qualificação possam se aplicar na corrida também e que tenhamos um domingo de sucesso."



Aplicativo Visa Cash RB



YUKI TSUNODA – Sprint 17º/ Qualificação 14º



"Não foi um dia fácil. Em termos de desempenho, acho que fomos bem parecidos com ontem. No Q1 encontramos tráfego e estávamos no limite com o tempo de volta, mas felizmente conseguimos passar e, depois disso, tivemos um Q2 limpo, onde senti que dei tudo com minha volta. Infelizmente, parece que não tivemos ritmo suficiente e P14 foi praticamente o máximo que conseguimos alcançar hoje. Vamos analisar os dados durante a noite do Sprint e da qualificação para tentar entender onde podemos melhorar para a corrida. Não será fácil amanhã, mas faremos o máximo que pudermos e tentaremos maximizar tudo."



LIAM LAWSON – Sprint 16º/ Qualificação 17º



"Havia um pouco de tráfego quando comecei minha última volta e quando as margens são centésimos de segundo, é frustrante. Meus pneus não estavam prontos, o que comprometeu o início da minha volta. Não consegui melhorar meu tempo da primeira volta, o que nos tirou da posição. Amanhã vai ser difícil e lutamos no Sprint hoje. Vamos trabalhar o máximo que pudermos como uma equipe para amanhã e encontrar oportunidades na pista."



TIM GOSS – Diretor Técnico



"A promissora posição no grid de qualificação Sprint de sexta-feira para Liam foi infelizmente muito comprometida na primeira volta do Sprint. A falta de aderência e pneus sujos por correrem muito longe tornaram a defesa da posição muito difícil. Junto com isso, o assoalho ficou muito danificado, o que significa que havia pouca chance de recuperar posições perdidas. A qualificação foi muito apertada. Não conseguimos repetir nosso desempenho na qualificação Sprint de sexta-feira. A combinação de temperaturas mais baixas e pneus de composto duro significou que a preparação dos pneus provou ser uma característica importante da sessão, com as equipes tentando várias combinações diferentes de voltas de preparação com sucesso variável. Fundamentalmente, o equilíbrio do carro continua bom e estamos confiantes de que ambos os pilotos podem lutar por posições de pontos na corrida."


Conteúdo Red Bull Content - Press Releases


Editor responsável pela seleção:

Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 97.123/SP

Contato: +55 (11) 98265-9996


댓글


bottom of page