top of page

Gabriel Casagrande é tricampeão da Stock Car Pro Series

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 17 de dez. de 2024
  • 8 min de leitura
Gabriel Casagrande - Tricampeão da Stock Car Pro Series - Foto: Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport
Gabriel Casagrande - Tricampeão da Stock Car Pro Series - Foto: Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport

Aos 29 anos, paranaense é o mais jovem piloto a conquistar três títulos na principal categoria do automobilismo brasileiro. Última corrida do ano teve vitória dominante de Guilherme Salas


É de Gabriel Casagrande o título de campeão da Stock Car Pro Series na temporada 2024. O piloto da A.Mattheis Vogel confirmou a conquista na tarde deste domingo (15/12) de disputa da corrida principal válida pela Super Final BRB, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em São Paulo. O paranaense precisava somente de um sétimo lugar, independente do resultado dos demais finalistas, para consolidar a conquista, foi além e cruzou a linha de chegada na terceira posição, atrás somente de Felipe Massa (TMG Racing) e de Guilherme Salas (KTF), o último piloto a vencer na “era Sedan” de carros da categoria.


Com 29 anos, nove meses e 25 dias, Casagrande é o mais jovem competidor da história a alcançar o feito de ser tricampeão da Stock Car. Paranaense de Francisco Beltrão, criado em Pato Branco e residente em Curitiba, Gabriel pavimentou sua campanha com desempenho, regularidade e uma arrancada de destaque no segundo semestre. Com o Chevrolet Cruze #83 preparado pelo time liderado por Mauro Vogel e Andreas Mattheis, Casagrande conquistou duas vitórias — em Goiânia e Buenos Aires —, seis pódios, uma pole e faturou uma vez o troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador de etapa.


Gabriel Casagrande - Tricampeão da Stock Car Pro Series - Foto: Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport
Gabriel Casagrande - Tricampeão da Stock Car Pro Series - Foto: Carlos Rossi - Kabé / Red Line Motor Sport

Ao longo da sua carreira na Stock Car, iniciada em 2014, Gabriel já conquistou 12 vitórias, 45 pódios, nove poles e 12 voltas mais rápidas em 241 corridas disputadas. O piloto repetiu 2021 e 2023 e levantou novamente o Troféu dos Campeões.


Exausto e exultante, Casagrande pronunciou suas primeiras palavras como tricampeão. “Sou muito feliz e muito novo ainda, antes dos 30 anos e já conquistar o terceiro título. Sou muito feliz onde estou e só tenho de agradecer a todos os fãs, patrocinadores, amigos, família, todos os que participam disso, minha equipe e a Stock Car, que faz esse show acontecer”.


“Temos muito a mostrar. Esse ano foi muito competitivo, todos tiveram problemas, então nos desdobramos para chegar aos resultados. Agora sou o mais jovem tricampeão, empato com o Ângelo Giombelli como o paranaense com mais títulos, mas quero ultrapassá-lo e buscar mais no futuro. Podem esperar que o Gabriel vai ficar aqui por muitos e muitos anos, e sempre brigando lá na frente”, acrescentou.


2024 representou também a melhor campanha de Felipe Massa na Pro Series. Depois de uma forte reta final de temporada no ano passado, o ex-Fórmula 1 deu sequência à boa fase na abertura do campeonato que se encerrou neste domingo, marcou uma vitória — no Velocitta —, sete pódios e fechou sua campanha como vice-campeão.


Massa, aliás, foi um dos pilares da jornada da TMG Racing. O time sediado em Americana, interior de São Paulo, contou ainda com Rafael Suzuki, que inclusive chegou a liderar o campeonato, e colocou seus dois pilotos entre os finalistas de 2024. Thiago Meneghel subiu ao topo do pódio para comemorar o título de campeão por equipes na Stock Car.


A prova final de 2024 também marcou muitas despedidas. Daniel Serra e Ricardo Maurício, por exemplo, encerraram ciclo vitorioso com a Eurofarma RC, enquanto Felipe Fraga finalizou sua passagem pela Blau Motorsport. Gaetano Di Mauro deixa a Cavaleiro, onde faturou três vitórias neste ano que representa o fim de uma era. Os carros sedans que marcaram a história da Stock Car desde seu nascimento, em 1979, saem de cena e vão dar lugar aos novos “SUVs”, na esteira de uma revolução que promete ser um divisor de águas no automobilismo brasileiro a partir de 2025 e terá no grid Chevrolet, Toyota e Mitsubishi com seus modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente.



Como foi a corrida — Gabriel Casagrande largou na primeira fila com a necessidade de um sétimo lugar para conquistar o título. O paranaense abriu a prova logo atrás do pole Guilherme Salas e foi conservador ao evitar disputa com Julio Campos, que fez a ultrapassagem logo nos primeiros metros. Destaque para Rubens Barrichello, que escalou o pelotão com uma grande primeira volta e saiu de 20º para cruzar a linha de chegada em 13º.


O segundo pelotão teve Felipe Massa à frente em uma batalha com outros tantos finalistas: Felipe Baptista, Dudu Barrichello e Ricardo Zonta estavam logo atrás, e Arthur Leist e Rafael Suzuki entre eles, além de Cesar Ramos fechando o top-10.


A abertura da janela de pit-stops culminou com escapada de Julio Campos em razão de um pneu furado, o que praticamente decretou o fim das suas chances de título. Na sequência, Salas e Felipe Baptista foram aos boxes, enquanto Casagrande seguiu com estratégia diferente e ficou na pista por mais algumas voltas.


Casagrande voltou do seu pit-stop atrás de Massa e Felipe Baptista, que assumiu a segunda posição depois do fechamento da janela de paradas obrigatórias. Guilherme Salas retomou a liderança e partiu em definitivo para sua terceira vitória na Stock Car.


O top-5 nas voltas finais tinha Salas na frente, seguido por Felipe Baptista, Massa, Casagrande e Suzuki. Dudu Barrichello aparecia na sexta colocação, enquanto Zonta era o sétimo. Daniel Serra, Arthur Leist e Cesar Ramos permaneciam na relação dos dez primeiros.


Mas a reta final de prova e de campeonato reservou revés a Felipe Baptista, que perdeu performance e muitas posições. Em contrapartida, a prova viu a ascensão de Daniel Serra, com forte ritmo de corrida, assim como Dudu Barrichello e Ricardo Maurício, que entraram no grupo dos melhores colocados.


De ponta a ponta, Gui Salas fechou um grande fim de semana de pole position com vitória na corrida principal, em desfecho de temporada dos mais positivos. Felipe Massa concluiu sua melhor campanha na Stock Car com a segunda colocação. E Casagrande cruzou a linha de chegada em terceiro, resultado mais que suficiente para assegurar seu terceiro título na Stock Car.



Festa em Interlagos — Guilherme Salas venceu pela primeira vez em Interlagos e fechou com ‘chave de ouro’ a temporada ao mesmo tempo em que tem horizontes ainda indefinidos para 2025.


“Primeiramente, quero agradecer a toda a equipe e a todos os mecânicos. Nosso carro estava ‘animal’. Consegui colocar um ritmo absurdo desde a primeira volta. Por enquanto, estou desempregado, mas espero estar aqui no ano que vem. Hoje é só comemorar”, disse o piloto natural de Jundiaí (SP).


Por sua vez, Felipe Massa comemorou a campanha construída ao longo do ano e creditou seu sucesso em 2024 ao trabalho feito pela TMG Racing.


“Muita alegria pelo trabalho que fizemos na pista neste fim de semana e neste ano. Foi impecável, melhoramos muito, fui Man of the Race em três corridas, e Interlagos é sempre especial. Feliz com a torcida de todo mundo que trabalhou aqui e lutou por esse resultado. Foi uma temporada incrível, sensacional, onde o trabalho foi muito bem feito. Quando temos um trabalho bom, conseguimos fazer um trabalho bem feito, independente da categoria”, afirmou o novo vice-campeão.


Em razão do recurso que tramita no Superior Tribunal de Justiça Desportiva relativo à punição com desclassificação aos carros da TMG Racing (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e Crown Racing (Felipe Baptista e Enzo Elias) na etapa do Velopark, a pontuação final do campeonato permanece sub judice.


A “era SUV” que vai marcar a revolução da Stock Car começa com a temporada 2025, com início agendado para os dias 3 e 4 de maio.




Stock Car Pro Series, temporada 2024


Etapa 12, Super Final BRB, Interlagos


Corrida 2, resultado final


1º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 31 voltas em 52min37s591


2º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s074


3º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 4s570


4º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 11s475


5º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s690


6º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s972


7º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 17s166


8º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 18s038


9º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 18s162


10º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 18s280


11º -  Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 20s556


12º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 23s840


13º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 24s069


14º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 27s991


15º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 28s131


16º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 33s091


17º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 36s671


18º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 37s341


19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 37s707


20º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 43s942


21º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 45s297


22º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 51s169


23º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 53s193


24º - Bruna Tomaselli (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 1min11s076


25º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1 volta


26º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas


27º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 8 voltas



Não completaram


Witold Ramasauskas (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 13 voltas


Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21 voltas



Classificação do campeonato*


Campeonato de pilotos


1º - Gabriel Casagrande, 926 pontos


2º - Felipe Massa, 885


3º - Dudu Barrichello, 868


4º - Ricardo Zonta, 864


5º - Julio Campos, 835


6º - Felipe Baptista, 806


7º - Rafael Suzuki, 790


8º - Daniel Serra, 779


9º - Bruno Baptista, 767


10º - Thiago Camilo, 710


11º - Enzo Elias, 692


12º - Ricardo Maurício, 687


13º - Felipe Fraga, 685


14º - Rubens Barrichello, 645


15º - Lucas Foresti, 612


16º- Gaetano Di Mauro, 611


17º - Cesar Ramos, 605


18º - Arthur Leist, 604


19º - Nelson Piquet Jr., 591


20º - Guilherme Salas, 585


21º - Zezinho Muggiati, 472


22º - Átila Abreu, 471


23º - Cacá Bueno, 429


24º - Gianluca Petecof, 415


25º - Vitor Baptista, 391


26º - Allam Khodair, 349


27º - Lucas Kohl, 208


28º - Marcos Gomes, 174


29º - Gabriel Robe, 93


30º - Bruna Tomaselli, 21


31º - Luan Lopes, 16


32º - Raphael Teixeira, 7


33º - Witold Ramasauskas, 3



Campeonato por equipes


1º - TMG Racing, 1641 pontos


2º - RCM Motorsport, 1588


3º - A.Mattheis Vogel, 1530


4º - Mobil Ale Full Time, 1498


5º - Eurofarma RC, 1454


6º - Crown Racing, 1453


7º - Pole Motorsport, 1297


8º - Ipiranga Racing, 1293


9º - Cavaleiro Sports, 1180


10º - Blau Motorsport, 1013


11º - Full Time Sports, 987


12º - KTF Racing, 951


13º - KTF Sports, 710


14º - WOKIN Garra Racing, 304


*pontuação extraoficial



Todos os campeões da Stock Car na “era Sedan”


1979 – Paulo Gomes


1980 – Ingo Hoffmann


1981 – Affonso Giaffone Júnior


1982 – Alencar Junior


1983 – Paulo Gomes


1984 – Paulo Gomes


1985 – Ingo Hoffmann


1986 – Marcos Gracia


1987 – Zeca Giaffone


1988 – Fábio Sotto Mayor


1989 – Ingo Hoffmann


1990 – Ingo Hoffmann


1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli


1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli


1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli


1994 – Ingo Hoffmann


1995 – Paulo Gomes


1996 – Ingo Hoffmann


1997 – Ingo Hoffmann


1998 – Ingo Hoffmann


1999 – Chico Serra


2000 – Chico Serra


2001 – Chico Serra


2002 – Ingo Hoffmann


2003 – David Muffato


2004 – Giuliano Losacco


2005 – Giuliano Losacco


2006 – Cacá Bueno


2007 – Cacá Bueno


2008 – Ricardo Maurício


2009 – Cacá Bueno


2010 – Max Wilson


2011 – Cacá Bueno


2012 – Cacá Bueno


2013 – Ricardo Maurício


2014 – Rubens Barrichello


2015 – Marcos Gomes


2016 – Felipe Fraga


2017 – Daniel Serra


2018 – Daniel Serra


2019 – Daniel Serra


2020 – Ricardo Maurício


2021 – Gabriel Casagrande


2022 – Rubens Barrichello


2023 – Gabriel Casagrande


2024 – Gabriel Casagrande



Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

コメント


bottom of page