top of page

Heverton Cardoso treina 12 dias após capotar a mais de 100km/h na Porsche Cup C6 Bank e está confirmado na etapa do Velocitta

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 4 de abr.
  • 4 min de leitura

Heverton Cardoso treina 12 dias após capotar a mais de 100km/h na Porsche Cup C6 Bank e está confirmado na etapa do Velocitta
Heverton Cardoso (Luca Bassani)

Competidor da classe Challenge retorna ao carro # 36, que teve o monobloco substituído para a prova

 

A temporada do vigésimo aniversário da Porsche Cup C6 Bank começou com mais uma prova de segurança dos carros há duas semanas e prossegue neste fim de semana no Velocitta com mais uma mostra da capacidade técnica do time de mecânicos e engenheiros do evento dos carros de competição mais produzidos no planeta para recuperar um Porsche acidentado e devolvê-lo para pista em condição de correr.


Heverton Cardoso, piloto do carro # 36 da classe Challenge, que decolou a 102,2 km/h na freada do Saca-Rolha durante o quali e capotou quatro vezes há 12 dias, treinou normalmente nesta quinta-feira e confirmou sua participação na segunda etapa do campeonato, na mesma pista de Mogi Guaçu.


No fim de semana de estreia, o piloto saiu ileso do carro mas teve a participação na prova desaconselhada pelo departamento médico, uma vez que a força G exercida sobre seu corpo atingiu 5,9 G. Seu carro teve avarias que foram reparadas pela equipe da Porsche Cup C6 Bank, o maior evento monomarca e monogestão do automobilismo nacional.


O monobloco do Porsche # 36 foi substituído, em operação que levou três dias. Os componentes mecânicos principais como motor e câmbio permanecem os mesmos, mais uma vez comprovando a grande durabilidade dos carros de competição mais produzidos no mundo e a segurança diferenciada que a categoria proporciona nos seus vinte anos de história no Brasil.


A velocidade no início da freada era de 202,19 km/h e o decolou a 102,2 km/h. Foram 6,7 segundos capotando quatro vezes, para percorrer uma distância de 105,21 metros.


Dados impressionantes, bem como foi impressionante a recuperação de carro e piloto para voltarem a acelerar depois de menos de duas semanas.


A etapa 2 da Porsche Cup C6 Bank tem mais treinos opcionais e livres nesta sexta-feira. No sábado acontecem os qualis e as corridas da Carrera Cup e da Challenge. No domingo acontecem três corridas, válidas pela Carrera Cup, Challenge e Trophy.

 

O que ele disse:

"O piloto dentro do carro também se assusta, mas a primeira coisa é agradecer à Porsche por toda a segurança do carro e à equipe por toda a assistência que nos dá. Dá para ver que realmente há um grande cuidado com a segurança por trás de qualquer acontecimento. Nós estávamos na última volta do qualy, freei o carro para entrar na curva, mas a traseira escapou para a grama. Quando entrou na grama, já não conseguia mais segurar o carro. Desloquei um pouco o pulso, mas nada grave no corpo.

Eu estava muito ansioso para essa etapa, mas andamos agora no treino e isso ajudou a tirar aquela impressão ruim que fica depois de um episódio assim. Hoje estou com a sensação de alma lavada e pronto para encarar esse fim de semana para ganhar, se Deus quiser!" Heverton Cardoso


Porsche Cup C6 Bank - Etapa 2 Carrera Cup

# 7. Miguel Paludo

# 10. Thiago Vivacqua

# 26. Christian Hahn

# 70. Lucas Salles

# 72. Antonella Bassani

# 118. Matheus Comparatto

# 544. Marçal Muller

# 1. Alceu Feldmann (S)

# 14. Carlos Campos (S)

# 17. Marcos Regadas (S)

# 21. Miguel Mariotti (S)

# 24. Gustavo Zanon (S)

# 27. Josimar Junior (S)

# 29. Rodrigo Mello (S)

# 30. Cristian Mohr (S)

# 51. Israel Salmen (S)

# 77. Francisco Horta (S)

# 80. Rouman Ziemkiewicz (S)

# 83. Marco Billi (S)

# 87. Nelson Monteiro (S)

# 95. Alceu Feldmann Neto (S)

# 100. Sebá Malucelli (S)

# 199. Nelson Marcondes (S)

# 888. Lineu Pires (S)

# 2. Silvio Morestoni (R)

# 9. Edu Guedes (R)

# 11. Flavio Sampaio (R)

# 12. Marco Pisani (R)

# 15. Leo Sanchez (R)

# 25. Paulo Sousa (R)

# 33. Bruno Campos (R)

# 99. Wagner Pontes (R)

(S) Sport (R) Rookie

Sprint Challenge

# 22. Caio Castro

# 23. Leonardo Herrmann

# 54. Caio Chaves

# 66. Sadak Leite

# 82. Gerson Campos

# 5. George Filho (S)

# 7. Luiz Souza (S)

# 14. Andre Gaidzinski (S)

# 32. Matheus Roque (S)

# 77. Mario Delara (S)

# 98. Cecilia Rabelo (S)

# 177. Lucas Locatelli (S)

# 444. Markenson Marques (S)

# 2. Rafa Brocchi (R)

# 18. Ricardo Zylberman (R)

# 21. Daniel Neumann (R)

# 33. William Araujo (R)

# 36. Heverton Cardoso (R)

# 45. José Moura Neto (R)

# 58. Claudio Simão (R)

# 99. Claudio Reina (R)

# 100. Raphael Bernardes (R)

# 129. Fernando Arruda (R)

(S) Sport (R) Rookie


Sprint Trophy

# 10. Nicholas Garfinkel

# 12. Pedro Villela

# 13. Leticia Bufoni

# 72. Sergio Laurentys

# 111. Neto Carloni

# 121. Denis Ferrer

# 331. Neto Heil

# 1. Gustavo Costa (S)

# 3. Gabriel Guper (S)

# 5. Guilherme Figueiredo (S)

# 7. Adriano Valverde (S)

# 11. Paulo Reales (S)

# 22. Eldo Umbelino (S)

# 45. Luis Eduardo Lopes (S)

# 51. Rodrigo Arruy (S)

# 84. Fabricio Simões (S)

# 777. Lucas Lucco (S)

# 911. Paulo Muzy (S)

(S) Sport


Sobre a Porsche Cup C6 Bank:Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

 



Luis Ferrari



Comments


bottom of page