Marçal Muller permanece na liderança da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta
- Carlos Rossi | Kabé
- 22 de mar.
- 6 min de leitura

Marçal Muller permanece na liderança da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta
Caio Chaves repete desempenho da véspera para liderar na Challenge, e Denis Ferrer é o mais veloz na Trophy
Depois de mais de 8 mil quilômetros percorridos na pré-temporada da Porsche Cup C6 Bank na quinta-feira, os carros de corrida mais produzidos no planeta voltaram ao traçado do Velocitta para treinos opcionais e livres. Todos os 72 competidores inscritos no evento aceleraram, com destaque para os mesmos que haviam prevalecido na véspera: o campeão Marçal Muller foi o mais veloz na Carrera Cup, e, Caio Chaves, o mais rápido na Challenge. Pela Trophy, que realizou na sexta suas primeiras atividades, o mais veloz foi Denis Ferrer em ambas.
Depois da manhã dedicada a treinos opcionais, as sessões oficiais começaram depois do almoço em Mogi Guaçu, com a temperatura do asfalto superando os 40ºC.
Em sua melhor volta, Marçal Muller anotou 1:28.038. Ele colocou respeitável margem de 0.418 sobre Chris Hahn, o segundo mais rápido da Carrera Cup. Miguel Paludo, Alceu Feldmann e Lucas Salles completaram o top5, todos dentro do mesmo segundo da volta de Muller, o atual campeão da categoria.
Pelos subcampeonatos, destaque para Feldmann, o mais rápido na concorrida classe Sport (que conta com nada menos que 17 inscritos). Já pela Carrera Rookie, o líder da sexta-feira foi Marco Pisani a bordo do Porsche # 12.
Caio Chaves liderou o treino livre da Challenge com a marca de 1:30.339, estabelecendo vantagem de 0.257 sobre Lucas Locatelli, segundo na sessão e mais veloz entre os competidores da Challenge Sport. Em terceiro, Sadak Leite também ficou a menos de 1s do líder, com Leonardo Herrmann e Mario Delara completando o top5. Em sexto terminou Daniel Neumann, o mais rápido da Challenge Rookie.
A classe Trophy teve duas sessões livres, a primeira com liderança de Denis Ferrer e segundo lugar de Leticia Bufoni. Os carros da geração 991.1 voltaram à pista para a última sessão da sexta-feira, com Ferrer mais uma vez na liderança, desta vez seguido por Gustavo Costa.
Neste sábado acontecem os classificatórios das três categorias e as corridas 1 da Carrera e da Challenge. No domingo há mais três corridas no cronograma, começando pela Trophy.
As provas da Carrera e da Challenge têm transmissão ao vivo pela Band (no sábado apenas), Bandsports, Sportv 3, Sport TV Portugal (no domingo apenas) e canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank e mídias parceiras no Youtube, incluindo no streaming os qualificatórios e corrida da Trophy.
O que eles disseram:
“Sabemos que o treino livre não vale pontos, mas ao mesmo tempo nos deixa confiantes pois sinaliza que temos um carro competitivo e bem acertado. Conseguimos uma volta rápida, passando pneus novos no treino e agora vamos estudar bem os dados para achar mais alguma coisa para melhorar e nos deixar na briga pela primeira pole do ano” Marçal Muller
“Hoje foi um dia para entendermos melhor nossa posição real no grid, analisando a diferença entre mim e os demais pilotos na classificação geral. O primeiro treino livre foi ideal para isso, já que muitos passaram pneus novos, inclusive eu, e todos os carros já estão com o lastro de peso, simulando as condições reais da classificatória. Consegui terminar na primeira posição, com dois décimos de vantagem sobre o segundo colocado, mesmo tendo uma volta atrapalhada. Para amanhã, o foco é manter o que já estamos fazendo. Vamos analisar os dados e revisar alguns detalhes, mas sem mudanças drásticas. A ideia é repetir o trabalho do início do fim de semana e buscar garantir a pole.” Caio Chaves
“A gente passou os últimos treinos tentando entender o comportamento do pneu zero e acabamos forçando demais, o que levou ao desgaste excessivo dos pneus. Aos poucos, fomos ajustando o carro, acertando melhor as frenagens e evitando forçar tanto nas curvas. Finalmente, neste treino, mesmo com o calor intenso, conseguimos trazer o carro para onde queríamos. Ele começou a entrar melhor nas curvas e, embora ainda haja alguns pontos a melhorar, estou muito contente por termos alcançado o desempenho que buscávamos.” Marco Pisani
Porsche Cup C6 Bank - Etapa 1 - Treinos livres:
Carrera Cup
1. # 544. Marçal Muller 1:28.038
2. # 26. Christian Hahn +0.418
3. # 7. Miguel Paludo +0.663
4. # 1. Alceu Feldmann (S) +0.940
5. # 70. Lucas Salles +0.979
6. # 29. Rodrigo Mello (S) +1.029
7. # 888. Lineu Pires (S) +1.275
8. # 51. Israel Salmen (S) +1.317
9. # 77. Francisco Horta (S) +1.326
10. # 30. Cristian Mohr (S) +1.336
11. # 100. Sebá Malucelli (S) +1.352
12. # 95. Alceu Feldmann Neto (S) +1.390
13. # 21. Miguel Mariotti (S) +1.410
14. # 27. Josimar Junior (S) +1.467
15. # 83. Marco Billi (S) +1.609
16. # 14. Carlos Campos (S) +1.736
17. # 10. Thiago Vivacqua +1.754
18. # 12. Marco Pisani (R) +1.766
19. # 199. Nelson Marcondes (S) +1.800
20. # 72. Antonella Bassani +1.852
21. # 24. Gustavo Zanon (S) +1.960
22. # 17. Marcos Regadas (S) +1.997
23. # 87. Nelson Monteiro (S) +2.089
24. # 25. Paulo Sousa (R) +2.095
25. # 118. Matheus Comparatto +2.168
26. # 9. Edu Guedes (R) +2.197
27. # 2. Silvio Morestoni (R) +2.542
28. # 15. Leo Sanchez (R) +2.631
29. # 33. Bruno Campos (R) +2.683
30. # 80. Rouman Ziemkiewicz (S) +3.014
31. # 99. Wagner Pontes (R) +3.559
32. # 11. Flavio Sampaio (R) +3.787
(S) Sport (R) Rookie
Sprint Challenge
1. # 54. Caio Chaves 1:30.339
2. # 177. Lucas Locatelli (S) +0.257
3. # 66. Sadak Leite +0.605
4. # 23. Leonardo Herrmann +1.050
5. # 77. Mario de Lara (S) +1.218
6. # 21. Daniel Neumann (R) +1.377
7. # 32. Matheus Roque (S) +1.490
8. # 7. Luiz Souza (S) +1.638
9. # 45. José Moura Neto (R) +1.736
10. # 82. Gerson Campos +1.748
11. # 98. Cecilia Rabelo (S) +1.756
12. # 444. Markenson Marques (S) +2.067
13. # 22. Caio Castro +2.257
14. # 99. Claudio Reina (R) +2.273
15. # 14. Andre Gaidzinski (S) +2.778
16. # 2. Rafa Brocchi (R) +2.859
17. # 100. Raphael Bernardes (R) +3.889
18. # 36. Heverton Cardoso (R) +3.956
19. # 129. Fernando Arruda (R) +4.038
20. # 33. William Araujo (R) +4.119
21. # 5. George Filho (S) +4.555
22. # 18. Ricardo Zylberman (R) +6.389
(S) Sport (R) Rookie
Sprint Trophy
1. # 121. Denis Ferrer 1:35.037
2. # 1. Gustavo Costa +0.343
3. # 12. Pedro Villela (S) +0.351
4. # 13. Leticia Bufoni +0.387
5. # 84. Fabricio Simões +1.136
6. # 72. Sergio Laurentys (S) +1.165
7. # 911. Paulo Muzy (S) +1.428
8. # 111. Neto Carloni +1.757
9. # 331. Neto Heil +1.831
10. # 3. Gabriel Guper (S) +2.325
11. # 10. Nicholas Garfinkel (S) +2.797
12. # 11. Paulo Reales (S) +2.972
13. # 51. Rodrigo Arruy (S) +3.211
14. # 7. Adriano Valverde (S) +3.945
15. # 777. Lucas Lucco +4.341
16. # 5. Guilherme Figueiredo (S) +4.542
17. # 45. Luis Eduardo Lopes (S) +5.891
18. # 22. Eldo Umbelino (S) +6.607
(S) Sport
Cronograma - Etapa 1 - Velocitta
Sábado, 22 de março
09:00 - 09:12 - Quali 1 - Carrera Rookie
09:17 - 09:29 - Quali 1 - Carrera Sport
09:34 - 09:46 - Quali 1 - Carrera
09:51 - 10:01 - Top10 - Carrera
10:06 - 10:18 - Quali 1 - Challenge Rookie
10:23 - 10:35 - Quali 1 - Challenge Sport
10:40 - 10:52 - Quali 1 - Challenge
10:57 - 11:07 - Top10 - Challenge
11:15 - 12:00 - Treino livre 2 - Trophy
13:40 - 14:08 - Corrida 1 - Carrera
14:19 - 14:47 - Corrida 1 - Challenge
17:30 - 17:42 - Quali - Trophy Sport
17:47 - 17:59 - Quali Trophy
Domingo, 23 de março
09:51 - 10:14 - Corrida - Trophy
14:33 - 15:01 - Corrida 2 - Carrera
15:12 - 15:40 - Corrida 2 - Challenge
Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
Luis Ferrari
Comments