top of page

Marçal Muller permanece na liderança da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 22 de mar.
  • 6 min de leitura
Marçal Muller permanece na liderança da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta
Foto: Rafael Gagliano 

Marçal Muller permanece na liderança da Porsche Cup C6 Bank no Velocitta

Caio Chaves repete desempenho da véspera para liderar na Challenge, e Denis Ferrer é o mais veloz na Trophy

 

Depois de mais de 8 mil quilômetros percorridos na pré-temporada da Porsche Cup C6 Bank na quinta-feira, os carros de corrida mais produzidos no planeta voltaram ao traçado do Velocitta para treinos opcionais e livres. Todos os 72 competidores inscritos no evento aceleraram, com destaque para os mesmos que haviam prevalecido na véspera: o campeão Marçal Muller foi o mais veloz na Carrera Cup, e, Caio Chaves, o mais rápido na Challenge. Pela Trophy, que realizou na sexta suas primeiras atividades, o mais veloz foi Denis Ferrer em ambas.


Depois da manhã dedicada a treinos opcionais, as sessões oficiais começaram depois do almoço em Mogi Guaçu, com a temperatura do asfalto superando os 40ºC.


Em sua melhor volta, Marçal Muller anotou 1:28.038. Ele colocou respeitável margem de 0.418 sobre Chris Hahn, o segundo mais rápido da Carrera Cup. Miguel Paludo, Alceu Feldmann e Lucas Salles completaram o top5, todos dentro do mesmo segundo da volta de Muller, o atual campeão da categoria.


Pelos subcampeonatos, destaque para Feldmann, o mais rápido na concorrida classe Sport (que conta com nada menos que 17 inscritos). Já pela Carrera Rookie, o líder da sexta-feira foi Marco Pisani a bordo do Porsche # 12.


Caio Chaves liderou o treino livre da Challenge com a marca de 1:30.339, estabelecendo vantagem de 0.257 sobre Lucas Locatelli, segundo na sessão e mais veloz entre os competidores da Challenge Sport. Em terceiro, Sadak Leite também ficou a menos de 1s do líder, com Leonardo Herrmann e Mario Delara completando o top5. Em sexto terminou Daniel Neumann, o mais rápido da Challenge Rookie.


A classe Trophy teve duas sessões livres, a primeira com liderança de Denis Ferrer e segundo lugar de Leticia Bufoni. Os carros da geração 991.1 voltaram à pista para a última sessão da sexta-feira, com Ferrer mais uma vez na liderança, desta vez seguido por Gustavo Costa.


Neste sábado acontecem os classificatórios das três categorias e as corridas 1 da Carrera e da Challenge. No domingo há mais três corridas no cronograma, começando pela Trophy.


As provas da Carrera e da Challenge têm transmissão ao vivo pela Band (no sábado apenas), Bandsports, Sportv 3, Sport TV Portugal (no domingo apenas) e canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank e mídias parceiras no Youtube, incluindo no streaming os qualificatórios e corrida da Trophy.


O que eles disseram:

“Sabemos que o treino livre não vale pontos, mas ao mesmo tempo nos deixa confiantes pois sinaliza que temos um carro competitivo e bem acertado. Conseguimos uma volta rápida, passando pneus novos no treino e agora vamos estudar bem os dados para achar mais alguma coisa para melhorar e nos deixar na briga pela primeira pole do ano” Marçal Muller


“Hoje foi um dia para entendermos melhor nossa posição real no grid, analisando a diferença entre mim e os demais pilotos na classificação geral. O primeiro treino livre foi ideal para isso, já que muitos passaram pneus novos, inclusive eu, e todos os carros já estão com o lastro de peso, simulando as condições reais da classificatória.  Consegui terminar na primeira posição, com dois décimos de vantagem sobre o segundo colocado, mesmo tendo uma volta atrapalhada. Para amanhã, o foco é manter o que já estamos fazendo. Vamos analisar os dados e revisar alguns detalhes, mas sem mudanças drásticas. A ideia é repetir o trabalho do início do fim de semana e buscar garantir a pole.” Caio Chaves


“A gente passou os últimos treinos tentando entender o comportamento do pneu zero e acabamos forçando demais, o que levou ao desgaste excessivo dos pneus. Aos poucos, fomos ajustando o carro, acertando melhor as frenagens e evitando forçar tanto nas curvas. Finalmente, neste treino, mesmo com o calor intenso, conseguimos trazer o carro para onde queríamos. Ele começou a entrar melhor nas curvas e, embora ainda haja alguns pontos a melhorar, estou muito contente por termos alcançado o desempenho que buscávamos.” Marco Pisani

 

Porsche Cup C6 Bank - Etapa 1 - Treinos livres: 

Carrera Cup

1. # 544. Marçal Muller 1:28.038

2. # 26. Christian Hahn +0.418

3. # 7. Miguel Paludo +0.663

4. # 1. Alceu Feldmann (S) +0.940

5. # 70. Lucas Salles +0.979

6. # 29. Rodrigo Mello (S) +1.029

7. # 888. Lineu Pires (S) +1.275

8. # 51. Israel Salmen (S) +1.317

9. # 77. Francisco Horta (S) +1.326

10. # 30. Cristian Mohr (S) +1.336

11. # 100. Sebá Malucelli (S) +1.352

12. # 95. Alceu Feldmann Neto (S) +1.390

13. # 21. Miguel Mariotti (S) +1.410

14. # 27. Josimar Junior (S) +1.467

15. # 83. Marco Billi (S) +1.609

16. # 14. Carlos Campos (S) +1.736

17. # 10. Thiago Vivacqua +1.754

18. # 12. Marco Pisani (R) +1.766

19. # 199. Nelson Marcondes (S) +1.800

20. # 72. Antonella Bassani +1.852

21. # 24. Gustavo Zanon (S) +1.960

22. # 17. Marcos Regadas (S) +1.997

23. # 87. Nelson Monteiro (S) +2.089

24. # 25. Paulo Sousa (R) +2.095

25. # 118. Matheus Comparatto +2.168

26. # 9. Edu Guedes (R) +2.197

27. # 2. Silvio Morestoni (R) +2.542

28. # 15. Leo Sanchez (R) +2.631

29. # 33. Bruno Campos (R) +2.683

30. # 80. Rouman Ziemkiewicz (S) +3.014

31. # 99. Wagner Pontes (R) +3.559

32. # 11. Flavio Sampaio (R) +3.787

(S) Sport (R) Rookie


Sprint Challenge

1. # 54. Caio Chaves 1:30.339

2. # 177. Lucas Locatelli (S) +0.257

3. # 66. Sadak Leite +0.605

4. # 23. Leonardo Herrmann +1.050

5. # 77. Mario de Lara (S) +1.218

6. # 21. Daniel Neumann (R) +1.377

7. # 32. Matheus Roque (S) +1.490

8. # 7. Luiz Souza (S) +1.638

9. # 45. José Moura Neto (R) +1.736

10. # 82. Gerson Campos +1.748

11. # 98. Cecilia Rabelo (S) +1.756

12. # 444. Markenson Marques (S) +2.067

13. # 22. Caio Castro +2.257

14. # 99. Claudio Reina (R) +2.273

15. # 14. Andre Gaidzinski (S) +2.778

16. # 2. Rafa Brocchi (R) +2.859

17. # 100. Raphael Bernardes (R) +3.889

18. # 36. Heverton Cardoso (R) +3.956

19. # 129. Fernando Arruda (R) +4.038

20. # 33. William Araujo (R) +4.119

21. # 5. George Filho (S) +4.555

22. # 18. Ricardo Zylberman (R) +6.389

(S) Sport (R) Rookie



Sprint Trophy

1. # 121. Denis Ferrer 1:35.037

2. # 1. Gustavo Costa +0.343

3. # 12. Pedro Villela (S) +0.351

4. # 13. Leticia Bufoni +0.387

5. # 84. Fabricio Simões +1.136

6. # 72. Sergio Laurentys (S) +1.165

7. # 911. Paulo Muzy (S) +1.428

8. # 111. Neto Carloni +1.757

9. # 331. Neto Heil +1.831

10. # 3. Gabriel Guper (S) +2.325

11. # 10. Nicholas Garfinkel (S) +2.797

12. # 11. Paulo Reales (S) +2.972

13. # 51. Rodrigo Arruy (S) +3.211

14. # 7. Adriano Valverde (S) +3.945

15. # 777. Lucas Lucco +4.341

16. # 5. Guilherme Figueiredo (S) +4.542

17. # 45. Luis Eduardo Lopes (S) +5.891

18. # 22. Eldo Umbelino (S) +6.607

(S) Sport


Cronograma - Etapa 1 - Velocitta

Sábado, 22 de março

09:00 - 09:12 - Quali 1 - Carrera Rookie

09:17 - 09:29 - Quali 1 - Carrera Sport

09:34 - 09:46 - Quali 1 - Carrera

09:51 - 10:01 - Top10 - Carrera

10:06 - 10:18 - Quali 1 - Challenge Rookie

10:23 - 10:35 - Quali 1 - Challenge Sport

10:40 - 10:52 - Quali 1 - Challenge

10:57 - 11:07 - Top10 - Challenge

11:15 - 12:00 - Treino livre 2 - Trophy

13:40 - 14:08 - Corrida 1 - Carrera

14:19 - 14:47 - Corrida 1 - Challenge

17:30 - 17:42 - Quali - Trophy Sport

17:47 - 17:59 - Quali Trophy


Domingo, 23 de março

09:51 - 10:14 - Corrida - Trophy

14:33 - 15:01 - Corrida 2 - Carrera

15:12 - 15:40 - Corrida 2 - Challenge


Sobre a Porsche Cup C6 Bank:

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios. 



Luis Ferrari

Comments


bottom of page