top of page

Nicolas Giaffone desbanca Pedro Perdoncini e larga na pole da Elite em Londrina

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 12 de abr.
  • 4 min de leitura
Nicolas Giaffone desbanca Pedro Perdoncini e larga na pole da Elite em Londrina
"Não esperava nem um pouco": Giaffone revelou surpresa com pole em Londrina (Duda Bairros)

Estreante na temporada, o piloto da R9 Competições superou o paranaense e conquistou a posição de honra no grid pela segunda vez seguida. Líder do campeonato, Diogo Moscato parte em terceiro na Corrida 1, neste domingo


A definição da pole position da Copa Truck Petrobras na classe Super Truck Elite teve um desfecho surpreendente na tarde deste sábado (12) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), com Nicolas Giaffone fazendo a festa no fim.


Piloto da ASG Motorsport e dono da posição de honra no grid de largada no ano passado por 0s001, Pedro Perdoncini despontou com amplo favoritismo depois de ter liderado os três treinos livres. O paranaense de Campo Mourão também foi o mais rápido na primeira parte da classificação, mas cometeu uma infração durante o período de bandeira vermelha, sinalizada após forte batida sofrida por Hugo Cibien. Na retomada da sessão, Perdoncini chegou a cravar 1min41s215 com seu Mercedes-Benz, mas foi surpreendido por uma volta ainda melhor de Nicolas Giaffone, que aferiu 1min41s182 com o ‘bruto’ Volkswagen da R9 Competições para marcar a pole no traçado de 3.135 metros.


Estreante na Copa Truck Petrobras em 2025, Nicolas Giaffone reforça assim seu começo bastante positivo na categoria depois de conquistar sua segunda pole seguida, repetindo assim o feito alcançado em Campo Grande. O piloto do caminhão # 31 larga na frente em uma pista que, levando em conta as suas características e dificuldade para ultrapassar, a posição de honra no grid é fundamental.


Nic revelou completa surpresa com o desfecho do sábado na Capital do Café. “Não esperava nem um pouco. O Pedro [Perdoncini] foi rápido a semana inteira e merecia a pole, andou muito bem no fim de semana inteiro. Estávamos somente no lugar certo e na hora certa, fizemos nosso trabalho bonitinho. Para amanhã vamos ver como vai ser: é uma pista bem difícil para passar, então será importante me proteger e conseguir um resultado bom”, destacou o pole position.


Por sua vez, Perdoncini mostrou foco no que poderá alcançar nas duas corridas deste domingo. “Houve um erro de comunicação ali com a equipe. Estava com o caminhão muito rápido. Perdemos a primeira volta e tentamos ir até o fim. Mas agora vamos focar no amanhã, temos duas corridas pela frente, e muita coisa pode acontecer. Amanhã é um outro dia. Vamos pra cima buscar a vitória”, declarou.


A luta pela pole: Perdoncini foi um dos primeiros a deixar os boxes para a primeira fase da sessão classificatória. Logo de início, o piloto avançou para o topo da tabela ao registrar 1min40s057, 0s763 mais rápido que seu principal oponente no fim de semana, Nicolas Giaffone. E o líder do campeonato, Diogo Moscato, aparecia na terceira posição no desenrolar da sessão.


O top-3 da temporada garantiu a ida ao Top Qualifying com os tempos aferidos no início da classificação. O grupo dos oito pilotos que avançaram para a definição da pole foi completado por Arthur Scherer, Rodrigo Taborda, Daniel Kelemen, Hugo Cibien e Leo Rufino.


Reviravolta — A fase final da classificação foi marcada por um susto que mudou a história da definição da pole: Hugo Cibien escapou da pista após um vazamento de óleo, sofreu forte batida ao estampar a barreira de pneus no curvão do circuito, o que causou a interrupção da sessão. O capixaba escapou ileso e saiu normalmente do seu Volvo.


Perdoncini havia registrado a melhor volta com 1min40s859. Contudo, a direção de prova determinou a exclusão do tempo por ter considerado que o piloto desrespeitou a sinalização de bandeira vermelha. Desta forma, Giaffone assumiu a liderança na tabela de tempos quando o cronômetro estava travado em 4min45s para o fim da sessão.


O top-8 teve a oportunidade de melhorar seus respectivos tempos nos minutos finais, quando a pista foi liberada com bandeira verde. Perdoncini chegou a registrar 1min41s215, o que parecia garantir a pole. Entretanto, Nicolas deu o troco logo em seguida e desbancou o favorito ao cravar 1min41s182 e conquistou sua segunda pole na temporada 2025 da Copa Truck Petrobras para a Super Truck Elite.


Na ponta do campeonato, Diogo Moscato vai largar em terceiro lugar, abrindo a segunda fila do grid neste domingo, tendo ao seu lado Hugo Cibien, que conservou o quarto lugar obtido antes do acidente no Top Qualifying. Arthur Scherer partirá da quinta posição, lado a lado com Leo Rufino. Daniel Kelemen e Rodrigo Taborda completam a relação dos oito melhores posicionados no grid para a Corrida 1 em Londrina.


Com 75% de possibilidade de chuva, o domingo reserva o mais aguardado dia do fim de semana dos brutos e previsão de muitas emoções na Capital do Café. A Corrida 1 está marcada para largar às 14h40, enquanto a prova que vai fechar a segunda etapa da temporada tem início previsto para 15h13, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e streaming.


 

A Copa Truck Petrobras tem o patrocínio Petrobras Governo Federal.

 

Comunicação Copa Truck Petrobras


Bruno Vicaria

Kommentare


bottom of page