top of page

Pedro Perdoncini e Nicolas Giaffone deixam Campo Grande com vitória na Elite

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 23 de mar.
  • 4 min de leitura
Pedro Perdoncini e Nicolas Giaffone deixam Campo Grande com vitória na Elite
Campo Grande foi o palco da etapa de abertura da temporada 2025 (Duda Bairros)

Protagonistas do fim de semana mantiveram status neste domingo de desfecho da etapa de abertura da temporada 2025 da Copa Truck. Destaque também para Diogo Moscato, com dois segundos lugares e a liderança do campeonato


A julgar pelo desfecho da etapa de abertura da temporada 2025 da Copa Truck, a categoria Super Truck Elite promete ser pautada por duas características que certamente farão toda a diferença para definir seu novo campeão: equilíbrio e regularidade. A rodada de abertura do calendário foi disputada teve seu apogeu neste domingo (23), em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e foi palco das vitórias de Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e do estreante Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições). Entretanto, o líder do campeonato é Diogo Moscato, que corre com um ‘bruto’ Iveco da Scuderia Chiarelli. O piloto terminou as duas corridas na segunda posição.


O placar extraoficial aponta Moscato na liderança da tabela de pontos com 36 tentos, contra 35 de Pedro Perdoncini e 33 de Nicolas Giaffone, pole position na Cidade Morena.


As corridas aconteceram sob temperatura mais amena em relação a sexta-feira e sábado, com os termômetros a marcar 28ºC. Na pista, a Super Truck Elite entregou disputas bastante acirradas diante de grande público nas arquibancadas e camarotes. Além das performances de Perdoncini, Nic Giaffone e Diogo Moscato, Campo Grande viu também como destaque a estreia de Arthur Scherer, com pódio na Corrida 1, e Leo Rufino, terceiro colocado na segunda prova, e Hugo Cibien, com dois P4 no Mato Grosso do Sul.


“É um misto quase inexplicável de emoções. Ano passado brigamos pelo título até o fim e aprendemos muito com a Bia Figueiredo e toda a equipe. A emoção de ganhar, um ano depois da estreia e na mesma pista, tem um sabor especial. Temos muito ainda para aprender e, com a Mercedes-Benz e a ASG Motorsports, vamos trazer muitos canecos e muita alegria. Atingimos nosso objetivo, de pontuar bem nas duas provas, mas também sei que teremos uma sequência ‘pegada’ de temporada. O campeonato é longo, então temos de fazer o máximo possível de pontos”, destacou Pedro Perdoncini depois do triunfo no Mato Grosso do Sul.


Nicolas Giaffone foi um dos nomes do fim de semana, que marcou sua estreia na Copa Truck, com pole e uma vitória que veio após o jovem de 20 anos ter se recuperado após deslize que lhe custou o triunfo na Corrida 1. “Estou feliz pela segunda prova e frustrado com a primeira. Não era para ter errado do jeito que errei. Escorreguei no óleo, fui ultrapassado, e depois ‘queimei’ o radar por 0,5 km/h em uma disputa lado a lado. Larguei em primeiro com a inversão de grid, busquei a redenção e fiquei feliz por ter conseguido conquistar o resultado na segunda prova”.


A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.


Como foram as corridas

Perdoncini abre temporada com vitória

Estreante na Copa Truck, Nicolas Giaffone fez sua primeira largada correndo de caminhão de forma segura e sustentou a primeira colocação, embora seguido bem de perto por Pedro Perdoncini e Diogo Moscato. Arthur Scherer e Hugo Cibien completaram a ordem dos cinco primeiros da Elite.


Nic trilhou um caminho confortável até então e não se intimidou com a maior experiência de Perdoncini: o piloto de 20 anos abriu vantagem ligeira para seu oponente mais próximo e construiu os pilares para triunfar logo no seu debute.


Entretanto, o momento-chave da corrida aconteceu pouco depois, quando Perdoncini deu o bote e passou Giaffone. Em seguida, a prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.


A bandeira verde tremulou com três minutos para o fim com Perdoncini na frente e Giaffone logo atrás, seguidos por Arthur Scherer, também estreante, em uma muito positiva terceira posição, com Diogo Moscato e Hugo Cibien nas posições seguintes. Minutos depois, Nic Giaffone foi punido por exceder o limite de velocidade no radar.


Perdoncini confirmou a vitória, enquanto Diogo Moscato passou Arthur Scherer no fim para terminar em segundo lugar. Hugo Cibien foi o quarto colocado, à frente de Djalma Pivetta, Kleber Eletric, Leo Rufino e Nicolas Giaffone, que com o oitavo lugar obteve o direito de puxar a fila da segunda prova da etapa.


Nic Giaffone aproveita nova chance e triunfa na estreia

Com expectativa de muita emoção e grandes embates na pista, a Corrida 2 da Elite começou com Nic Giaffone na frente, lado a lado com Leo Rufino. Kleber Eletric saiu em terceiro, seguido por Djalma Pivetta, Hugo Cibien, Arthur Scherer, Diogo Moscato e Pedro Perdoncini.

Disposto a não deixar escapar nova oportunidade, Giaffone impôs seu ritmo e de cara abriu vantagem para o restante do pelotão, que tinha Rufino em segundo e Pivetta em terceiro.

Djalma perdeu performance e caiu muitas posições ao longo da prova, o que permitiu a Diogo Moscato assumir novamente um lugar no top-3, atrás de Rufino e de Nicolas Giaffone, com mais de oito segundos de vantagem quando restavam seis minutos para o fim da prova.


Moscato foi um dos nomes da Corrida 2 e consolidou a bela jornada de abertura do campeonato ao passar Rufino por fora antes da entrada da reta dos boxes e assumir de vez a segunda colocação. Diogo só não conseguiu alcançar Nicolas Giaffone, que terminou sua estreia na Copa Truck com vitória na Elite. Moscato foi o segundo colocado, seguido por Leo Rufino, Hugo Cibien e Pedro Perdoncini, formando o grupo dos cinco melhores posicionados.


Bruno Vicaria

Comments


bottom of page