Porsche embarca em missão de defesa do título no FIA WEC
- Carlos Rossi | Kabé
- 20 de fev.
- 8 min de leitura

20/02/2025
A Porsche entra na temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA com grandes ambições. Após garantir o título de pilotos no ano passado, a equipe de fábrica agora almeja o campeonato de fabricantes também.
A temporada de 2025 começa em 28 de fevereiro no Circuito Internacional de Lusail, no Catar. A corrida, intitulada "Qatar 1812 km", percorre uma distância de dez horas. Competindo na classe Hypercar superior estão a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport e a equipe cliente Proton Competition, com um total de três Porsche 963. Na categoria LMGT3, as Iron Dames e a Manthey 1st Phorm entram cada uma com um Porsche 911 GT3 R.
No ano passado, a corrida de 10 horas no Catar, perto da capital Doha, fez sua estreia no calendário do FIA WEC. Os pilotos de fábrica da Porsche, Kévin Estre, da França, Laurens Vanthoor, da Bélgica, e André Lotterer, da Alemanha, lançaram as bases para seu eventual título de campeonato mundial de pilotos com uma vitória. Dois Porsche 963 adicionais completaram o pódio em segundo e terceiro lugar. Na categoria LMGT3, o austríaco Klaus Bachler, o britânico Alex Malykhin e o alemão Joel Sturm começaram sua campanha vencedora do campeonato com uma vitória de classe no Porsche 911 GT3 R. As expectativas são correspondentemente altas à medida que a temporada 2025 do FIA WEC começa.

"Após ganhar o título de pilotos no ano passado, nossa meta agora é reivindicar o maior troféu para os fabricantes também", diz Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. "Na série IMSA norte-americana, já sublinhamos nossas ambições com uma segunda vitória consecutiva em Daytona. Agora, pretendemos fazer um ótimo começo no Campeonato Mundial de Endurance e repetir nosso triunfo no Catar. Não vamos desistir. O Porsche 963 foi criado para continuar o legado de protótipos lendários de corrida de resistência como o 917, 935, 956, 962 e 919 Hybrid. Esses ícones de Weissach moldaram as corridas de resistência por anos. Pretendemos alcançar o mesmo com nosso protótipo híbrido atual."

"Com outra vitória nas 24 Horas de Daytona, tivemos um começo perfeito para a nova temporada na América do Norte. Agora, queremos levar esse ímpeto para o cenário mundial", resume Urs Kuratle, Diretor de Motorsport de Fábrica LMDh. "Apesar dos nossos sucessos no ano passado, continuamos a refinar todos os aspectos – das operações da equipe à escalação de pilotos e até mesmo o próprio Porsche 963. Entramos em uma classe Hypercar ainda mais competitiva e bem preparados. O circuito do Catar nos serviu bem no ano passado, e não vejo razão para que isso mude nesta temporada."

A inscrição nº 5 da Porsche Penske Motorsport será compartilhada pelo piloto dinamarquês Michael Christensen, o francês Mathieu Jaminet e o compatriota Julien Andlauer, que foi promovido à escalação de pilotos de fábrica para 2025. No carro nº 6, os atuais campeões mundiais Kévin Estre e Laurens Vanthoor são acompanhados pelo australiano Matt Campbell. Vanthoor fez parte da equipe vitoriosa da Porsche Penske Motorsport nas 24 Horas de Daytona em janeiro. Desde sua estreia na corrida em janeiro de 2023, o Porsche 963 tem sido o carro de maior sucesso na categoria LMDh e visa se afirmar contra os concorrentes LMH na classe principal do FIA WEC este ano.
Jonathan Diuguid, Diretor Executivo da Porsche Penske Motorsport, olha para o teste de Prólogo de dois dias no Circuito Internacional de Lusail: "Durante o prólogo no Catar, nossa equipe fará os preparativos finais para ter um forte começo de temporada. A Porsche Penske Motorsport começou 2025 com outra vitória nas 24 Horas de Daytona e busca repetir nosso desempenho no Catar também. A equipe fez algumas pequenas mudanças em nossa escalação de pilotos para o novo ano, e temos uma boa continuidade dentro do resto da equipe para nos posicionar para construir sobre nossos desempenhos da temporada de 2024."

Os dois protótipos híbridos da Porsche Penske Motorsport, cada um produzindo aproximadamente 500 kW (680 PS), juntamente com o Porsche 963 idêntico da Proton Competition, competirão na classe Hypercar. Um total de 18 carros de oito fabricantes diferentes lutarão por vitórias gerais na categoria principal do FIA WEC em 2025. Equipes, pilotos e fãs terão um primeiro vislumbre da competição acirrada durante o Prólogo do WEC em 21 e 22 de fevereiro, onde todas as equipes participarão de quatro sessões de teste no Circuito Internacional de Lusail. A abertura da temporada ocorrerá no mesmo local em 28 de fevereiro em uma distância de dez horas (1.812 km).
Na classe LMGT3, a Manthey entra na temporada como a atual campeã. A equipe cliente da região de Eifel colocará um Porsche 911 GT3 R sob a bandeira Manthey 1st Phorm. O piloto de fábrica Richard Lietz da Áustria dividirá as tarefas de direção no carro nº 92 com o americano Ryan Hardwick e o italiano Riccardo Pera. Além disso, a Manthey supervisionará o Porsche 911 GT3 R das Iron Dames, produzindo até 416 kW (565 PS). Esta iniciativa bem-sucedida que promove mulheres no automobilismo está fortalecendo sua colaboração com a Porsche Motorsport este ano. O carro nº 85 será pilotado pela ex-piloto do DTM Rahel Frey da Suíça, a francesa Célia Martin e a dinamarquesa Michelle Gatting, uma nova integrante do esquadrão de pilotos ampliado da Porsche Motorsport.

A corrida
O Circuito Internacional de Lusail, inaugurado em 2004, sedia a abertura da temporada do FIA WEC pelo segundo ano consecutivo em 2025. A corrida "Qatar 1812 km" leva o nome do Dia Nacional do Catar em 18 de dezembro. A pista de 5.419 quilômetros com suas 16 curvas está localizada ao norte de Doha e também é usada pela Fórmula 1 e MotoGP.
A reta de largada e chegada com mais de um quilômetro de extensão exige baixo arrasto para máxima velocidade máxima, enquanto o segundo setor sinuoso exige alta força descendente e forte tração. O uso ideal dos pneus de corrida será fundamental. Como a corrida começa às 14:00, horário local (12:00 CET) em 28 de fevereiro, as equipes podem esperar altas temperaturas do ar e da pista, que cairão significativamente na segunda metade da corrida ao cair da noite. A bandeira quadriculada será acenada à meia-noite (22:00 CET).

Declarações dos pilotos antes da primeira corrida da temporada
Julien Andlauer (Porsche 963 #5): "Um novo ano, uma nova temporada, uma nova equipe e novos desafios – nunca estive tão animado para uma abertura de temporada! Finalmente, posso competir no Campeonato Mundial com a equipe de fábrica – um sonho que se tornou realidade! Já estou muito familiarizado com o Porsche 963 devido à minha vasta experiência com equipes de clientes. Durante o inverno, nos preparamos meticulosamente. Passei muito tempo no simulador para me adaptar aos procedimentos da equipe de fábrica. Espero que possamos estar na ponta afiada desde o início da temporada. Uma vitória no Catar seria o começo perfeito para minha mais recente aventura."

Kévin Estre (Porsche 963 #6): "Laurens e eu entramos no Catar como os atuais campeões mundiais. É uma sensação muito especial. Minhas memórias do circuito do Catar não poderiam ser melhores: fomos extremamente fortes lá em 2024 e garantimos uma vitória imediata. Nosso objetivo claro é defender o título, mas será um desafio difícil. Nossos concorrentes não estão hibernando - eles certamente usaram toda a experiência do ano passado para fazer melhorias. O circuito em Doha é bastante único. A pista inteira é muito plana, com quase nenhum solavanco e muita aderência. Colocar os pneus na janela operacional ideal será crucial. Estou realmente ansioso para voltar à pista."

Neel Jani (Porsche 963 #99): "No ano passado, o circuito do Catar foi um ótimo campo de caça para o Porsche 963. Nossa equipe fez um progresso significativo nos últimos meses. Acredito que agora estamos mais bem preparados para desbloquear todo o potencial do carro. No ano passado, lutamos para colocar os pneus na janela de temperatura correta. Espero que tenhamos dado um passo à frente nessa área. Nesta temporada, tenho novos companheiros de equipe. Minha colaboração com Nico Pino na abertura da temporada da IMSA em Daytona já foi bem. Agora, Nico Varrone se junta a nós, trazendo ampla experiência de várias séries e carros. Precisamos desenvolver rapidamente uma forte coesão da equipe. Estou realmente ansioso pela primeira corrida com meus novos companheiros de equipe."

Rahel Frey (Porsche 911 GT3 R #85): "Estou realmente animada com a abertura da temporada do FIA WEC no Catar, especialmente porque estaremos competindo em um Porsche 911 GT3 R com a equipe atual campeã. Nossos preparativos foram muito bons, graças em parte ao campo de treinamento de inverno das Iron Dames. Estamos em forma e altamente motivadas. Nossa primeira corrida do ano em Daytona foi promissora. Já visitamos a sede da Manthey. Agora, a primeira corrida está chegando. Vamos começar!"

Riccardo Pera (Porsche 911 GT3 R #92): "Estou emocionado por retornar ao FIA WEC. Correr pela Manthey é um sonho absoluto que se tornou realidade para mim. Estamos bem preparados em termos de equipe, carro e pilotos – como evidenciado pelo nosso pódio na abertura da temporada da Asian Le Mans Series na Malásia. A colaboração com companheiros de equipe experientes e rápidos como Richard Lietz e Ryan Hardwick me dá confiança. Estou ansioso pelo Catar. A competição será acirrada."

Carros de corrida Porsche e pilotos no Catar
Classe Hypercar (Porsche 963):
Porsche Penske Motorsport #5: Julien Andlauer (FRA), Michael Christensen (DNK), Mathieu Jaminet (FRA)
Porsche Penske Motorsport #6: Matt Campbell (AUS), Kévin Estre (FRA), Laurens Vanthoor (BEL)
Competição Proton #99: Neel Jani (SUI), Nico Pino (CHL), Nico Varrone (ARG)
Classe LMGT3 (Porsche 911 GT3 R):
Iron Dames #85: Rahel Frey (SUI), Michelle Gatting (DNK), Célia Martin (FRA)
Manthey 1st Phorm #92: Ryan Hardwick (EUA), Richard Lietz (AUT), Riccardo Pera (ITA)

O horário (hora local, CET +2 horas)
Sexta-feira, 21 de fevereiro
13:00 – 16:00: Sessão de Prólogo 1
18:00 – 22:00: Sessão de Prólogo 2
Sábado, 22 de fevereiro
12:00 – 15:00: Sessão de Prólogo 3
17:00 – 21:00: Sessão de Prólogo 4
Quarta-feira, 26 de fevereiro
12:00 – 13:30: Treino livre 1
17:30 – 19:00: Treino livre 2
Quinta-feira, 27 de fevereiro
12:00 – 13:00: Treino livre 3
17:00 – 17:12: Qualificação LMGT3
17:20 – 17:30: Hiperpolo LMGT3
17:40 – 17:52: Qualificação Hypercar
18:00 – 18:10: Hyperpole Hipercarro
Sexta-feira, 28 de fevereiro
14:00 – 00:00: Corrida "Qatar 1812 km"
Holger Eckhardt
Porta-voz Motorsports LMDh, GT, Customer Racing
Fonte: Porsche Newsroom - Press Midia
Editor responsável pela seleção:
Carlos Rossi - Kabé | Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 97.123/SP
Contato: +55 (11) 98265-9996
コメント