"Rei de Londrina", Beto Monteiro consolida favoritismo com pole position
- Carlos Rossi | Kabé
- 12 de abr.
- 3 min de leitura

Na pista onde é o maior vencedor e também o piloto com mais poles, pernambucano impôs 1s3 de vantagem para o segundo colocado na definição do Top Qualifying
O fim de semana da Copa Truck Petrobras em Londrina tem sido todo de Beto Monteiro. Bicampeão e um dos pilotos mais experientes do grid da categoria dos ‘brutos’, o pernambucano mostrou novamente uma performance acima da média no traçado de 3.135 metros do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Dono de três vitórias no norte do Paraná, o piloto da R9 Competições confirmou neste sábado (12), a bordo do Volkswagen # 88, a sua quarta pole position naquele que é um dos circuitos mais tradicionais do Brasil e um dos seus preferidos.
Beto Monteiro consolidou seu domínio em Londrina com uma volta voadora no Top Qualifying: 1min40s793. Um dos pilotos do ‘esquadrão paranaense’ atuando em casa neste fim de semana, Leandro Totti colocou o Iveco da Vannucci Racing na segunda posição, garantindo assim um precioso lugar na primeira fila num circuito reconhecido pela dificuldade para ultrapassar.
Também com Iveco, mas da Usual Racing, Danilo Dirani vai largar em terceiro na Corrida 1 deste domingo, seguido pelo líder do campeonato e um dos vencedores da etapa de Campo Grande (MS), em março: Roberval Andrade, com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport. A equipe colocou outros dois pilotos na sequência do grid londrinense: Raphael Abbate e Jaidson Zini, em quinto e sexto, respectivamente.
André Marques, que também venceu em Campo Grande, obteve o sétimo lugar do grid de largada, enquanto o atual campeão, Felipe Giaffone, enfrentou problemas com seu caminhão e foi excluído do Top Qualifying por excesso de emissões, partindo assim da oitava colocação.
Para Beto Monteiro, a conquista da pole traz um significado ainda mais especial: em outubro do ano passado, o piloto foi submetido a uma delicada cirurgia cardíaca em caráter de emergência. Neste fim de semana, novamente, o bicampeão mostra estar no melhor da forma e muito bem recuperado.
“Eu me sinto super bem. E aqui, Londrina, esportivamente é minha segunda casa, acho que é a pista que mais andei na vida. É impressionante o que a equipe fez. Essa pole coroa o trabalho de todos, toda a engenharia da Volkswagen, que não se cansa de trabalhar e fazer melhorias. É muito orgulho fazer parte desse time. Largar na pole é muito importante aqui”, destacou.
Dirani na frente: a primeira parte da classificação reservou muitas emoções e também surpresas. Felipe Giaffone, por exemplo, enfrentou problemas na turbina do seu Volkswagen depois de ter registrado o segundo melhor tempo, com 1min40s645, e ficou lento na pista pouco depois de ter feito sua volta. A bordo do Iveco da Usual Racing, Danilo Dirani foi o mais rápido e desbancou Monteiro, que marcou o terceiro tempo do primeiro segmento da classificação.
André Marques e Roberval Andrade, vencedores em Campo Grande, terminaram a abertura da sessão em quarto e quinto, respectivamente. Um dos pilotos da casa, Leandro Totti passou para o Top Qualifying na sexta posição com o Iveco da Vannucci Racing. Raphael Abbate e Jaidson Zini, os dois com Mercedes-Benz da ASG Motorsport, completaram a lista dos oito que avançaram ao Top Qualifying.
Beto ‘voa’ em Londrina: a volta voadora anotada por Beto Monteiro no início da fase final da classificação garantiu ao pernambucano sua quarta pole em Londrina. Com 1min40s793, o bicampeão não encontrou adversários na sequência do Top Qualifying e conquistou o direito de largar na frente neste domingo.
Giaffone também fez uma boa volta com seu Volkswagen e subiu para segundo na tabela de tempos com 1min41s342, marca 0s549 acima da registrada por Beto Monteiro, mas voltou a enfrentar problemas com um grande volume de fumaça no seu caminhão e teve de encostar pouco depois na chamada ‘reta oposta’. Em seguida, o tricampeão foi excluído da classificação por excesso de emissões e terá de largar em oitavo na Corrida 1 da etapa, neste domingo.
Já com o cronômetro zerado, Leandro Totti superou Danilo Dirani e Roberval Andrade para escalar rumo à primeira fila do grid na corrida de casa para a Vannucci Racing.
Diante de 75% de possibilidade de chuva, o domingo reserva o mais aguardado dia do fim de semana dos brutos na Capital do Café. A Corrida 1 está marcada para largar às 14h40, enquanto a prova que vai fechar a segunda etapa da temporada tem início previsto para 15h13, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e streaming.
A Copa Truck Petrobras tem o patrocínio Petrobras Governo Federal.
Comunicação Copa Truck Petrobras
Contato: Bruno Vicaria
Comments