ROWLAND CORRE PARA A VITÓRIA DA 4ª RODADA ENQUANTO OS BRITÂNICOS CONQUISTAM O PÓDIO EM JEDDAH
- Carlos Rossi | Kabé
- 16 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de fev.

Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) garantiu uma vitória dominante no primeiro E-Prix de Jeddah, capitalizando a gestão inteligente de energia e a estratégia do MODO ATAQUE para ampliar sua liderança no Campeonato Mundial de Pilotos para 68 pontos.
Taylor Barnard, da NEOM McLaren Formula E Team, o mais jovem pole position da Fórmula E, liderou no início, mas teve que se defender agressivamente contra Jake Hughes nas voltas finais, terminando em segundo, enquanto Hughes garantiu seu primeiro pódio pela Maserati MSG Racing.
Jake Dennis, da Andretti Fórmula E, avançou do 19º para o quarto lugar, marcando a primeira vez que pilotos britânicos ocuparam as quatro primeiras posições na história da Fórmula E.
A Nissan lidera o Campeonato Mundial de Equipes por apenas cinco pontos sobre NEOM McLaren, Porsche e DS PENSKE, enquanto também lidera a classificação do Campeonato Mundial de Fabricantes sobre Stellantis, enquanto a série segue para Miami para a 5ª Rodada.
JEDDAH, ARÁBIA SAUDITA. Sáb 15 fev. 2025 - O britânico Oliver Rowland garantiu a vitória no Jeddah E-Prix inaugural, Rodada 4 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, após uma masterclass estratégica com gerenciamento de energia eficiente e ativações do MODO ATAQUE bem cronometradas. A Nissan lidera as classificações do Campeonato Mundial de Equipes e Fabricantes enquanto a série segue para Miami para a Rodada 5 em abril.
Oliver Rowland garantiu uma vitória imponente no Jeddah E-Prix inaugural, se recuperando de um quase erro na Rodada 3 ontem. Seu triunfo foi ainda mais impulsionado pela colisão precoce entre os candidatos ao título António Félix da Costa e Maximilian Guenther, que removeu rivais importantes da equação.
Taylor Barnard, o mais jovem polesitter na história da Fórmula E, liderou no início, mas teve que mudar o foco para se defender contra um Jake Hughes agressivo. Apesar da imensa pressão nas voltas finais, Barnard se manteve firme para garantir o segundo lugar, enquanto Hughes conquistou seu primeiro pódio pela Maserati MSG Racing e o segundo pódio em sua carreira na Fórmula E. Enquanto isso, Jake Dennis fez uma recuperação notável da 19ª posição no grid, assumindo brevemente a liderança antes de se contentar com o quarto lugar em um histórico top-four totalmente britânico.
Nick Cassidy lutou para sair do 17º para terminar em quinto, enquanto o companheiro de equipe de Hughes, Stoffel Vandoorne, contribuiu para a forte exibição da Maserati em sexto. O atual campeão Pascal Wehrlein recuperou o oitavo lugar em um esforço de limitação de danos. Com este resultado, Rowland agora lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 68 pontos, à frente de Barnard com 51. A Nissan também detém uma liderança estreita na classificação do Campeonato Mundial de Equipes, com apenas cinco pontos separando as quatro primeiras equipes.
A próxima etapa da Fórmula E será em Miami, para a 5ª etapa, no sábado, 12 de abril.
Oliver Rowland, nº 22 da equipe Nissan de Fórmula E, disse:
“Foi ótimo - a chave estava no começo, obviamente. Foi praticamente o cenário perfeito. Tive um pequeno contato com Guenther na chicane, ele ficou muito agressivo por dentro e eu fiquei preso nele. Foi nesse ponto que fui para a frente - sendo o terceiro ou quarto, as pessoas começaram a ficar agressivas, então saí do problema e fui para a frente e liderei a partir daí. Estou apenas tentando me concentrar corrida por corrida, tentar fazer o melhor trabalho que pudermos e marcar pontos.”
Jake Hughes, nº 55, Maserati MSG Racing, disse:
“Parecia que estávamos um pouco no limite, mas superfelizes com o dia de hoje. Depois de bagunçar o FP3, entrar nos Duelos para a Semifinal e depois sair com um pódio para a equipe, eu não poderia pedir mais. Nós fomos muito bem com o MODO ATAQUE, usamos a energia quando precisávamos, e a execução foi ótima.”
Taylor Barnard, nº 5, NEOM McLaren Formula E Team, disse:
“Chegando neste fim de semana, eu não esperava um pódio, então sair daqui com pontos enormes para a equipe, eu não poderia estar mais feliz. Acho que lutei um pouco nas primeiras cinco voltas - mas dois pódios, estou muito feliz. Às vezes você tem que ser extremamente agressivo, mas também tivemos que manter o pódio e garantir P2, e fizemos isso.”
ESTRELAS GLOBAIS DESCERAM NO E-PRIX DE JEDDAH DE 2025
O astro do boxe britânico Chris Eubank Jr. teve um gostinho emocionante do Circuito Corniche de Jeddah de 2024, quando o piloto do Safety Car da FIA Bruno Correia o levou em uma volta eletrizante no Safety Car oficial da Fórmula E da FIA. O boxeador também aproveitou um tour exclusivo pela garagem com a DS Penske, onde chegou perto do carro elétrico de ponta GEN3 Evo. Eubank Jr. também teve a prestigiosa honra de acenar a bandeira quadriculada para a segunda e última corrida do fim de semana no Reino da Arábia Saudita.
O rapper, cantor e compositor ganhador do Grammy Lil Baby trouxe o poder das estrelas ao evento, torcendo pelas equipes da área exclusiva de hospitalidade VIP da Fórmula E, o EMOTION CLUB, antes de encabeçar a Rodada 4 do Campeonato Mundial da ABB FIA ao lado do grupo de canto kuwaitiano Miami. O cantor e compositor senegalês-americano Akon , que encabeçou a Rodada 3 na noite anterior, também estava presente.
A atual campeã da F1 Academy, Abbi Pulling , que também competiu no campeonato da W Series e participou do teste inaugural da Fórmula E Feminina da FIA em Madri em novembro, foi à pista para uma demonstração eletrizante em um carro GEN3 Evo Fórmula E pela primeira vez neste circuito.
O ex-jogador do Manchester City e atual jogador do Al-Ahli, Riyad Mahrez , e sua esposa, a empresária e influenciadora Taylor Ward , aproveitaram sua primeira experiência na Fórmula E, ao lado da personalidade da TV Josh Denzel , que retornou para o segundo dia do evento, tendo também participado da corrida de ontem.
Comments