Sexta-feira difícil para a Oracle Red Bull Racing nos treinos 1 e 2 em Suzuka
- Carlos Rossi | Kabé
- 4 de abr.
- 2 min de leitura

A terceira sessão de treinos será fundamental para a equipe se ajustar
mirando a qualificação
São Paulo, 04 de abril de 2025. Os treinos livres da equipe Sênior da Red Bull para o Grande Prêmio do Japão foram marcados por desafios e dificuldades, tanto para Max Verstappen como Yuki Tsunoda.
A Oracle Red Bull Racing enfrentou muitas dificuldades para executar os programas planejados devido às constantes interrupções causadas pelas bandeiras vermelhas no Circuito de Suzuka.
O tetracampeão Max Verstappen não conseguiu extrair o máximo desempenho do carro. No primeiro treino livre (FP1), marcou 1m29s065 e ficou na quinta posição, completando 23 voltas. No FP2 o holandês conseguiu dar apenas nove voltas e registrou 1m28s670 como melhor tempo, terminando a sessão em oitavo lugar. Para o piloto holandês, a grande quantidade de bandeiras vermelhas fez com que todos os pilotos tivessem um dia caótico.
"Claro, estava bem caótico para todos com as bandeiras vermelhas, então, como todo mundo, não conseguimos completar o que queríamos fazer. Hoje foi bem difícil para nós, pois estávamos tentando coisas diferentes no carro e muitas coisas não estavam dando certo como gostaríamos. É bem difícil registrar a volta: você precisa de bastante confiança e comprometimento aqui e, no momento, sinto que ainda tenho um pouco de trabalho a fazer. Eu estava com o pneu macio, o que exige muito gerenciamento, e você não pode forçar muito, então só consegui dar umas três voltas no final, o que não permite uma boa leitura. Acho que Yuki começou muito bem hoje, embora o FP1 e o FP2 tenham sido bem caóticos para todos. Amanhã no FP3, esperamos ter uma corrida um pouco mais longa, mas, no geral, não foi um dia fácil", analisou Verstappen.
Yuki Tsunoda, que "estava em casa" e diante de sua torcida, também enfrentou dificuldades. No FP1, fez 1m29s172 e ficou com a sexta posição, completando 25 voltas. No entanto, no FP2, apesar das dificuldades decorrentes de muitas paralisações e não conseguir fazer uma volta representativa, terminou a sessão com uma indesejada 18ª colocação, marcando 1m30s625 na melhor volta. Apesar disso, o piloto japonês se mostrou confiante. Para Tsunoda o carro está um pouco diferente do que sentiu no simulador, mas sentiu confiabilidade.
"Acho que podemos dizer que hoje foi ok, mas poderia ter sido melhor. O FP1 foi melhor que o FP2, aprendi muito mais. Não marcamos um tempo de volta no FP2 devido ao número de paradas na sessão, você poderia talvez chamar a sessão de uma confusão para todos. No geral, está ok e estou feliz por ter confiança no carro. O carro parece um pouco diferente do que senti no simulador, um pouco mais do que eu esperava em termos de sensação do carro, é um pouco mais exagerado no carro real. Ainda temos algum trabalho a fazer e temos muito a explorar nos dados antes de amanhã", disse Tsunoda.
Com a previsão de mais desafios no sábado e a possibilidade de chuva no domingo, Red Bull e RB terão que trabalhar duro para ajustar seus carros e buscar um bom resultado na classificação para a corrida.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996
Comentarios