top of page

Velopark é palco de vitória inédita e mudanças no cenário do campeonato Sprint da Turismo Nacional

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 16 de set. de 2024
  • 5 min de leitura
Velopark é palco de vitória inédita e mudanças no cenário do campeonato Sprint da Turismo Nacional. Augusto Sangalli conquista sua primeira vitória geral da sua carreira, enquanto situação do campeonato da categoria A fica totalmente em aberto Foto Carlos Rossi
Augusto Sangalli Foto: Carlos Rossi / Red Line Motor Sport

Augusto Sangalli conquista sua primeira vitória geral da sua carreira, enquanto situação do campeonato da categoria A fica totalmente em aberto


O Velopark (RS) teve um domingo (15) intenso para a Turismo Nacional. A sexta etapa do campeonato finalizou com duas corridas marcadas pelas disputas acirradas que acabaram mudando a configuração da pontuação da categoria A, com dois dos principais candidatos ao título tendo dificuldades. Além disso, o dia teve uma vitória inédita na classificação geral de uma prova: Augusto Sangalli, da categoria B, venceu a Corrida 5.


Competindo na categoria B, Sangalli teve um início promissor em um começo de corrida agitado pelo incidente envolvendo Pedro Bürger e Rodrigo Elger, que saíram da pista sem causar a paralisação da prova. O episódio beneficiou João Cardoso, que avançou para a segunda posição. A luta pela terceira colocação foi acirrada nas voltas iniciais, com Rafa Reis defendendo-se de um pelotão de seis carros liderado por Arthur Scherer.


Após cinco minutos de prova, o carro de João Cardoso, que lutava pela liderança na categoria B, apresentou problemas e parou na pista, acionando o safety car. Na relargada, Sangalli conseguiu manter a liderança, mas viu o pelotão se aproximar. Rafa Reis perdeu a segunda posição devido a um deslize, e a troca de posições se intensificou, com Scherer assumindo a vice-liderança, seguido por Pablo Alves.


Sangalli e Scherer conseguiram abrir distância do grupo principal, enquanto o terceiro colocado Pablo Alves precisou adotar estratégias defensivas em uma disputa acirrada entre nove carros. Lutianne Soares conseguiu ultrapassá-lo, mas logo foi superado por Alves novamente.


Na última volta, Juninho Berlanda abandonou a corrida devido a uma quebra de suspensão. A prova terminou com Scherer e Sangalli cruzando a linha de chegada lado a lado. Scherer chegou primeiro, mas como a ultrapassagem ocorreu sob bandeira amarela, Augusto Sangalli foi declarado o vencedor geral da prova.


Na categoria A, Arthur Scherer foi o vencedor, com Pablo Alves e Lutianne Soares chegando a seguir. Na B, o vencedor Augusto Sangalli chegou à frente de Daniel Nino e Victor Manzini.Sangalli destacou a sensação de estar na frente da prova na classificação geral: “Desde que eu tive minha primeira vitória na B, eu já pensava em ganhar na geral. E aí veio essa oportunidade e graças a Deus deu tudo certo. Eu não imaginava, estava bem nervoso, querendo que a prova acabasse. Eu tentei manter a calma, principalmente na disputa com o Scherer. Eu também não reparei na bandeira amarela, então só fiquei sabendo que venci depois que saí do carro.”


“As duas primeiras voltas foram caóticas, foi super difícil disputar com o Rafa Reis e o Sangalli veio bem, então eu fui segurando a distância. No final, eu fui estudando aos poucos a ultrapassagem, fui um pouco mais agressivo, mas, acabei não percebendo a bandeira amarela. Mesmo assim, deu certo e a vantagem era boa para garantir a vitória na A”, disse Scherer.



Tudo em aberto na categoria A - A Corrida 6, disputada na parte da tarde, teve Victor Manzini na pole position. Na disputa da primeira freada logo após a largada, Manzini perdeu a liderança para Daniel Nino, com Ernani Kuhn e Marcus Índio assumindo a segunda e terceira posições. Mas logo o safety car foi acionado para a retirada dos carros de Juninho Berlanda e Augusto Sangalli, que se envolveram em um incidente.


A corrida foi rapidamente retomada, com Nino mantendo a liderança e Kuhn e Rafa Reis em seu encalço. A disputa foi interrompida novamente, após o carro de Reis perder uma das rodas. Com isso, dois dos principais concorrentes ao título da categoria A, Berlanda e Reis, estavam fora da prova.


Na segunda relargada, Ernani Kuhn e Marcus Índio conseguiram manter o ritmo de Nino. Arthur Scherer também se aproximou. Kuhn acabou conseguindo a ultrapassagem sobre o líder. Nos cinco minutos finais, João Cardoso, vice-líder da categoria B, fez uma ultrapassagem sobre Lutianne Soares para assumir a quinta colocação geral, trazendo junto com ele o pelotão do meio.


A última volta teve Bernardo Cardoso pressionando Ernani Kuhn pela ponta na categoria A, mas o piloto do # 107 conseguiu se manter na frente e receber a bandeirada da vitória. O pódio foi completado por Marcus Índio. Na categoria B, Daniel Nino levou a melhor, com João Cardoso na segunda posição. José Neto foi o terceiro. Já Pedro Bürger foi um dos destaques ao escalar 13 posições no grid. João Cardoso levou o troféu como maior pontuador do encontro.


“O final de semana começou bem com a pole, depois tivemos problemas no sábado e hoje também precisamos fazer uma corrida de recuperação de manhã. Agora de tarde, larguei em quinto e consegui me livrar dos incidentes e manter um bom ritmo, negociando posições. O Bernardo deu um pouco de trabalho no final, mas a vitória veio”, relatou Kuhn, que na manhã largou na 19ª posição e, com o resultado, ganha um respiro na disputa do campeonato.


“O maior desafio do fim de semana foi tentar chegar perto do João Cardoso, que tinha um carro muito rápido. O campeonato está muito acirrado e nós vamos disputar ponto a ponto. E claro, que vença o melhor na pista. O segredo é tentar prever o que o oponente vai fazer, para tentar pontuar toda corrida. E claro, usar bem as estratégias. Hoje nós usamos muito a inversão de grid e deu certo”, comentou Daniel Nino.


A próxima etapa da Turismo Nacional acontece em 19 de outubro em Londrina, no Paraná, e marca o fim do campeonato Endurance.



Turismo Nacional, 6ª etapa, VeloparkCorrida 5, top-10

1º - Augusto Sangalli #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), B, 17 voltas em 21m20s578

2º - Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 4s959

3º - Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 6s172

4º - Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix/Landerson), A, a 6s528

5º - Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 6s607

6º - Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, a 6s950

7º - Rafa Reis #301 (Chevrolet Onix/Car Racing), A, a 7s748

8º - Enzo Gianfratti/Marcus Índio #19 (Chevrolet New Onix/Gracing Motorsport), A, a 9s508

9º - Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 9s885

10º - Victor Manzini #117 (Chevrolet New Onix/Manzini), B, Rookie, a 14s644


Corrida 6, top-10

1º - Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, 17 voltas em 22min12s132

2º - Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 0s228

3º - Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 4s300

4º - Enzo Gianfratti/Marcus Índio #19 (Chevrolet New Onix/G Racing Motorsport), A, a 5s012

5º - João Cardoso #109 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), B, a 6s821

6º - Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 8s790

7º - Pedro Bürger #66 (Fiat Argo/WC6 Motorsport), A, a 9s576

8º - Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 9s699

9º - Roger Sandoval #20 (Volkswagen Polo/Porthack Racing), A, a 18s647

10º - José Neto #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), B, Rookie, a 20s889


Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Ana Oliveira

Comments


bottom of page