Verstappen conquista a 64ª vitória da carreira em Suzuka com show de pilotagem e domínio absoluto
- Carlos Rossi | Kabé
- 6 de abr.
- 3 min de leitura

Grande Prêmio do Japão destaca supremacia do holandês da Red Bull, liderança inédita de Kimi Antonelli e bela corrida de Isack Hadjar. Suzuka mantém tradição como palco de grandes histórias.
São Paulo, 06 de abril de 2025 – No tradicional e desafiador circuito de Suzuka, palco consagrado por 12 títulos mundiais ao longo da história da Fórmula 1, Max Verstappen voltou a mostrar excelência na categoria. Com uma largada firme e ritmo avassalador, o holandês venceu o Grande Prêmio do Japão pela quarta vez consecutiva, alcançando sua 64ª vitória na carreira, e entregou à Oracle Red Bull Raceing sua 123ª vitória. Verstappen largou da pole position e rapidamente abriu vantagem sobre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri – que comemora aniversário hoje.

A largada teve movimentações importantes. Isack Hadjar, novato da Visa Cash App RB fez uma ótima largada e ultrapassou Lewis Hamilton. Por outro lado, o brasileiro Gabriel Bortoleto (Stake F1 Kick Sauber) teve dificuldades, caindo para a última posição logo na primeira volta. Yuki Tsunoda, ídolo local e estreante na Red Bull como companheiro de Verstappen, também perdeu posições, despencando de 10º para 13º.
Na volta 6, Hamilton, com pneus duros, abriu a asa móvel e ultrapassou Hadjar, que caiu para P8, mas seguiu competitivo. Stroll foi o primeiro a parar, já na volta 10, seguido por Doohan (volta 16), permitindo a Bortoleto ganhar algumas posições temporariamente.
Ao longo da corrida, Verstappen impôs um ritmo intransponível. Mesmo com tentativas das McLarens de se aproximarem, o piloto da Red Bull manteve o controle absoluto, registrando voltas rápidas em sequência. Norris e Piastri seguiram em segundo e terceiro lugares respectivamente, posições que sustentaram até o final da prova.

A corrida também foi marcada por estreias impactantes. O jovem Kimi Antonelli, da Mercedes, liderou uma prova por um bom tempo antes de sua parada nos boxes, e se tornou o mais jovem piloto (18) a liderar uma corrida de Fórmula 1. Mostrou ritmo forte e maturidade impressionante para alguém em sua temporada de estreia. Depois da troca de pneus, Antonelli retornou em sexto, logo atrás do companheiro de equipe George Russell, sustentado a posição até a bandeira quadriculada.
Outro destaque foi o francês Isack Hadjar, rookie da Visa Cash App RB, que brilhou com uma ousada ultrapassagem por fora sobre Carlos Sainz na volta 30. O novato terminou em oitavo lugar, consolidando um fim de semana positivo com ritmo consistente.

Também chamou atenção a bela apresentação de Ollie Beraman, novato da HAAS, que lagou e terminou a prova em 10º lugar, trazendo pontos para a equipe
Na parte final da prova, as posições tiveram poucas alterações, especialmente entre os seis primeiros, que cruzaram a linha de chegada exatamente como largaram. O brasileiro Gabriel Bortoleto que largou da 17ª poisção caindo para o último lugar, teve fraca recuperação errando em sua estratégia com pneus duros, e terminou em 19º, à frente apenas de Lance Stroll.
Yuki Tsunoda, que fez sua estreia como segundo piloto da Red Bull, sofreu muto a pressão que acaba recaindo sobre qualquer um que venha a estar ao lado do tetracampeão. Embora ambos tenham ido para a pista com o o RB21, é incomparável o que Verstappen extrai do carro, ofuscando seu companheiro de equipe. Com isso Tsunoda passou a maior parte da prova lutando para se manter no pelotão intermediário, sem chances de brilhar diante da torcida em sua terra natal.
Ao fim das 53 voltas, Verstappen cruzou a linha de chegada consolidando mais uma performance dominante no Japão e somando 61 pontos ficano apenas 01 ponto atrás de Lando Norris.
O espetáculo em Suzuka não apenas reforçou o domínio de Verstappen, mas também mostrou que a nova geração está vindo forte. Antonelli e Hadjar deixaram claro que o futuro da Fórmula 1 está em boas mãos.
Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport
Jornalista | Repórter Fotográfico
MTb nº 0097.123/SP
Contato: (11) 98265-9996
Comments