top of page

Verstappen conquista a 64ª vitória da carreira em Suzuka com show de pilotagem e domínio absoluto

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 6 de abr.
  • 3 min de leitura

Verstappen conquista a 64ª vitória da carreira em Suzuka com show de pilotagem e domínio absoluto
Max Verstappen , 2025 em Suzuka, Japão (Foto de Clive Mason/Getty Images)

Grande Prêmio do Japão destaca supremacia do holandês da Red Bull, liderança inédita de Kimi Antonelli e bela corrida de Isack Hadjar. Suzuka mantém tradição como palco de grandes histórias.


São Paulo, 06 de abril de 2025 – No tradicional e desafiador circuito de Suzuka, palco consagrado por 12 títulos mundiais ao longo da história da Fórmula 1, Max Verstappen voltou a mostrar excelência na categoria. Com uma largada firme e ritmo avassalador, o holandês venceu o Grande Prêmio do Japão pela quarta vez consecutiva, alcançando sua 64ª vitória na carreira, e entregou à Oracle Red Bull Raceing sua 123ª vitória. Verstappen largou da pole position e rapidamente abriu vantagem sobre os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri – que comemora aniversário hoje.


Isack Hadjar à frente de Lewis Hamilton - Circuito de Suzuka, 2025 (Foto de Rudy Carezzevoli/Getty Images)
Isack Hadjar à frente de Lewis Hamilton - Circuito de Suzuka, 2025 (Foto de Rudy Carezzevoli/Getty Images)

A largada teve movimentações importantes. Isack Hadjar, novato da Visa Cash App RB fez uma ótima largada e ultrapassou Lewis Hamilton. Por outro lado, o brasileiro Gabriel Bortoleto (Stake F1 Kick Sauber) teve dificuldades, caindo para a última posição logo na primeira volta. Yuki Tsunoda, ídolo local e estreante na Red Bull como companheiro de Verstappen, também perdeu posições, despencando de 10º para 13º.


Na volta 6, Hamilton, com pneus duros, abriu a asa móvel e ultrapassou Hadjar, que caiu para P8, mas seguiu competitivo. Stroll foi o primeiro a parar, já na volta 10, seguido por Doohan (volta 16), permitindo a Bortoleto ganhar algumas posições temporariamente.


Ao longo da corrida, Verstappen impôs um ritmo intransponível. Mesmo com tentativas das McLarens de se aproximarem, o piloto da Red Bull manteve o controle absoluto, registrando voltas rápidas em sequência. Norris e Piastri seguiram em segundo e terceiro lugares respectivamente, posições que sustentaram até o final da prova.


Kimi Antonelli no circuito de Suzuka, 2025 (Steve Etherington)
Kimi Antonelli - Suzuka, 2025(Steve Etherington)

A corrida também foi marcada por estreias impactantes. O jovem Kimi Antonelli, da Mercedes, liderou uma prova por um bom tempo antes de sua parada nos boxes, e se tornou o mais jovem piloto (18) a liderar uma corrida de Fórmula 1. Mostrou ritmo forte e maturidade impressionante para alguém em sua temporada de estreia. Depois da troca de pneus, Antonelli retornou em sexto, logo atrás do companheiro de equipe George Russell, sustentado a posição até a bandeira quadriculada.


Outro destaque foi o francês Isack Hadjar, rookie da Visa Cash App RB, que brilhou com uma ousada ultrapassagem por fora sobre Carlos Sainz na volta 30. O novato terminou em oitavo lugar, consolidando um fim de semana positivo com ritmo consistente.


HAAS, GP em Suzuka, 2025 (Haas F1 Team)
HAAS, GP em Suzuka, 2025 (Haas F1 Team)

Também chamou atenção a bela apresentação de Ollie Beraman, novato da HAAS, que lagou e terminou a prova em 10º lugar, trazendo pontos para a equipe


Na parte final da prova, as posições tiveram poucas alterações, especialmente entre os seis primeiros, que cruzaram a linha de chegada exatamente como largaram. O brasileiro Gabriel Bortoleto que largou da 17ª poisção caindo para o último lugar, teve fraca recuperação errando em sua estratégia com pneus duros, e terminou em 19º, à frente apenas de Lance Stroll.


Yuki Tsunoda, que fez sua estreia como segundo piloto da Red Bull, sofreu muto a pressão que acaba recaindo sobre qualquer um que venha a estar ao lado do tetracampeão. Embora ambos tenham ido para a pista com o o RB21, é incomparável o que Verstappen extrai do carro, ofuscando seu companheiro de equipe. Com isso Tsunoda passou a maior parte da prova lutando para se manter no pelotão intermediário, sem chances de brilhar diante da torcida em sua terra natal.


Ao fim das 53 voltas, Verstappen cruzou a linha de chegada consolidando mais uma performance dominante no Japão e somando 61 pontos ficano apenas 01 ponto atrás de Lando Norris.


O espetáculo em Suzuka não apenas reforçou o domínio de Verstappen, mas também mostrou que a nova geração está vindo forte. Antonelli e Hadjar deixaram claro que o futuro da Fórmula 1 está em boas mãos.


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996

Comments


bottom of page