top of page

Yuki Tsunoda assume o lugar de Liam Lawson a tempo de fazer a corrida no Japão

  • Foto do escritor: Carlos Rossi | Kabé
    Carlos Rossi | Kabé
  • 27 de mar.
  • 3 min de leitura
Yuki Tsunoda no Red Bull Showrun, Taiwan 2024 (Jasmine Chang / Red Bull Conteúdo Pool).
Yuki Tsunoda no Red Bull Showrun, Taiwan 2024 (Jasmine Chang / Red Bull Conteúdo Pool).

A temporada de 2025 começa difícil para o pilot neozelandês


Apesar da temporada ainda estar no seu começo, a Oracle Red Bull Racing acredita que Liam Lawson não iniciou bem, e já anunciou a sua troca pelo piloto japonêsa partir do GP do Japão. Tendo quatro carros na disputa, dois pela Oracle Red Bull Racing e dois pela Visa Cash App RB, decidiram pela troca de lugares entre Lawson e Tsunoda.


Yuki Tsunoda, de 24 anos, foi construindo sua trajetória a partir do kart. Passou pela Fórmula 3 da FIA, Toyota Racing Series e posteriromente disputou o Campeonato de Fórmula 2 da FIA, onde teve três vitórioas e sete pódios na temporada de 2020, terminado em terceiro. Daí foi para a Fórmula 1 na temporada de 2021. Durante as quatro últimas temporadas, Tsunoda esteve na equipe secundária da Red Bull, e terminou as temporadas em 14º, 17º, 14º e no ano passado em 12º.


O sonho que Lawson tinha de integrar a equipe de pilotos da Oracle Red Bull não durou muito. Ele que tinha declarado ser um sonho de vida passar a fazer parte da Oracle Red Bull Racing, viveu o sonho por muito pouco tempo: "Ser anunciado como um piloto da Oracle Red Bull Racing é um sonho de vida para mim, isso é algo que eu queria e trabalhei para alcançar desde os meus oito anos de idade. Tem sido uma jornada incrível até agora", havia dito Lawson.


Para o piloto neozelandês o ano de 2025 não começou fácil; tendo ingressado na equipe substituindo Sergio Pérez, Lawson não entregou nada de resultados como esperava a RB.


Na Austrália Lawson largou do box após ter ficado pelo caminho na qualificação, e nem conseguiu terminar a prova já que a chuva foi mais forte de que sua habilidade para nela pilotar. Na China, tanto na Corrida Sprint quanto na principal, Lawson largou do fundão e não conseguiu se recuperar, ficando sem marcar nenhum ponto. Ao mesmo tempo, seu parceiro de equipe, Max Verstappen terminou a prova no quarto lugar.


Justificando ser uma decisão "puramente esportiva" Christian Horner, CEO da equipe, disse: "Foi difícil ver Liam lutar com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomamos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entramos na temporada de 2025 com duas ambições: manter o Campeonato Mundial de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores e esta é uma decisão puramente esportiva".


Horner recohece que o carro ainda precisa ser melhorado, mas crê que a experiência do piloto japonês ajudará nessa tarefa; "Reconhecemos que há muito trabalho a ser feito com o RB21 e a experiência de Yuki será altamente benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos as boas-vindas a ele na equipe e estamos ansiosos para vê-lo ao volante do RB21", disse o CEO.


E tentando amenizar o rebaixamento de Lawson, o diretor da equipe Visa Cash App Racing Bulls, Laurent Mekies, disse: "Todos aqui na VCARB estão ansiosos para trabalhar duro com Liam para dar a ele o melhor ambiente possível para que ele brilhe em nosso carro e expresse o talento que todos sabemos que ele tem. Ele se encaixou tão bem no ano passado, e mal podemos esperar para nos desafiar e crescer como uma equipe. Com Isack tendo começado forte conosco, sabemos que temos uma escalação jovem e forte."


Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

MTb nº 0097.123/SP

Contato: (11) 98265-9996


ความคิดเห็น


bottom of page